O poder de utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing

O marketing de influência não é um conceito novo. Desde os tempos em que só existiam canais tradicionais e unilaterais de marketing, a figura da celebridade sempre esteve presente. Os microinfluenciadores, diferente das celebridades, não são famosos nem tão conhecidos, porém, também são formadores de opinião e, por isso, pode ser uma estratégia inteligente utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing.

Em quais pontos microinfluenciadores podem trazer resultados mais alinhados com os objetivos de sua estratégia? Confira!

O que são microinfluenciadores?

Microinfluenciadores não são grandes celebridades. Também não são usuários que tenham um alcance comparável a grandes influenciadores digitais. O que os torna perfis interessantes e únicos é o seu nível de especialização. Geralmente, microinfluenciadores compartilham um conteúdo mais específico, alinhado com os interesses do seu público.

Em mídias sociais, como o Instagram, por exemplo, microinfluenciadores são pessoas que tem entre 5 mil e 100 mil seguidores. Por terem uma penetração maior em nichos e audiências com maior poder de engajamento, são perfis alinhados a mercados menores. Em uma campanha de marketing focada em um público hard user de maquiagem, por exemplo, microinfluenciadoras podem trazer uma alternativa mais focada e orgânica do que os influenciadores mais conhecidos.

O poder de utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing

É possível ter uma perspectiva maior do potencial dos microinfluenciadores por meio das informações reveladas por uma pesquisa realizada pela Squid.

infografico micro-influenciadores

Como pode ser visto no infográfico, uma grande parte desses perfis de Instagram está na faixa dos 5 mil a 10 mil seguidores. Cada um desses universos de seguidores podem ser porta de entrada para oportunidades únicas de marketing. Mas por que isso ocorre?

Em uma análise de engajamento no Instagram foi descoberto que, na verdade, quanto mais seguidores, maior a dispersão em relação ao alcance dos microinfluenciadores. Perfis de Instagram abaixo de 1.000 seguidores têm oito vezes mais chance de receberem likes, no mínimo – proporcionalmente ao número de seguidores – do que contas já consagradas com 1 milhão de seguidores.

Isso demonstra que o ponto de saturação no engajamento pode tornar o investimento em grandes influenciadores menos rentável. Assim, utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing pode ser um ótimo caminho em momentos que é necessário que sua marca possa ter uma penetração de forma mais orgânica e orientada a seu público.

As taxas de conversão, quando se trata de microinfluenciadores, podem ser muito maiores também. Ter um representante de uma audiência segmentada gera a oportunidade de atingir um público mais alinhado à mensagem da sua marca.

Outro diferencial importante ao utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing é o fato de sua empresa lidar com consumidores do seu produto. Ou seja, são pessoas que passam credibilidade. Por acaso, você acreditava que a Xuxa usava mesmo Monange?

Outro ponto importante é o valor de investimento, que se comparado ao valor das celebridades ou grandes influenciadores, pode ser muito mais vantajoso.

O Instagram foi o primeiro canal em que estratégias com microinfluenciadores se provaram mais efetivas. Por ser uma rede primariamente visual, a experiência de marca ganhou mais impacto. No entanto, isso não significa que estratégias com microinfluenciadores não possam existir em outras mídias sociais. Saiba sempre onde seu público se encontra!

Considerações finais

É possível alavancar suas vendas pensando pequeno. No caso, quando a estratégia de marketing pede por um engajamento maior e penetração em um público especializado, utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing pode gerar ótimos resultados.

Porém, também é possível pensar em grandes resultados. Uma possibilidade é utilizar vários microinfluenciadores em uma mesma campanha. Com o mesmo valor que se pagaria para uma celebridade, é possível contratar vários microinfluenciadores para a mesma campanha, tendo assim penetração em diferentes públicos, mas com interesses em comum.

Uma nova visão de seu produto pode estar na mão de um microinfluenciador nesse momento. Invista em uma comunicação que possa explorar de forma autêntica a relação entre os membros dessa comunidade ou nicho de mercado. Com um conteúdo relevante e o canal correto, cria-se um engajamento único que campanhas em perfis maiores talvez não consigam atingir.

E então, pronto para começar a utilizar microinfluenciadores em campanhas de marketing? Deixe seu comentário ou, se preferir, entre em contato com a ROOM33!

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