Marketing de conteúdo dá resultado de verdade?

Quando se investe pesadamente em marketing de conteúdo e os resultados não correspondem, é comum duvidar de sua efetividade e questionar-se se marketing de conteúdo dá resultado.

Se você investe tempo e recursos para produzir conteúdo de qualidade, estuda as melhores estratégias para implementar em seu negócio e mesmo assim ainda não consegue atingir resultados significativos, vou te dizer uma coisa: você não está sozinho.

De acordo com dados, mais de 60% dos profissionais de marketing B2B considera o marketing de conteúdo apenas moderadamente efetivo. Isso ocorre pois trata-se de um campo competitivo. A cada minuto, mais de 1.000 conteúdos são publicados apenas no WordPress.

No entanto, isso não significa que marketing de conteúdo não dê resultados. O que é necessário é desenvolvê-lo da forma correta. Descubra, a seguir, o que sua estratégia necessita para gerar resultados com marketing de conteúdo!

eficiencia do marketing de conteudo de acordo com profissionais do mercado B2B

Marketing de conteúdo dá resultado, sim!

Acredite, marketing de conteúdo pode ser muito eficiente quando executado da forma correta. Confira algumas estatísticas que comprovam isso:

  • 95% dos participantes da pesquisa The New Buyer’s jorney, realizada pela Market Bridge, afirmaram que preferem comprar de marcas que fornecem conteúdo durante seu processo de compras.
  • Conforme dados dessa mesma pesquisa, investir em estratégias de conteúdo pode custar 62% menos do que outras ações tradicionais e gerar 3 vezes mais leads.
  • De acordo com estudo realizado pela TNS, 74% dos brasileiros buscam informações online antes de comprarem algum produto.
  • Conforme publicação do site Demand Metric, 60% das pessoas sentem-se mais motivadas a saberem mais e a consumirem produtos/ serviços após lerem conteúdos relevantes sobre eles.
  • Segundo esta mesma publicação, quase 70% dos participantes afirmaram utilizar seu tempo online para pesquisar sobre marcas, produtos e serviços de seu interesse.
  • 80% dos compradores de imóveis estão utilizando conteúdo online para orientar seu processo decisório.

quantidade de profissionais do mercado B2B que utilizam estrategia de marketing de conteudo

Eliminando as barreiras que limitam seu marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo, assim como as demais ações de Inbound Marketing e Marketing Digital, não podem existir sem um contexto definido. Por isso, é preciso ter muito claro quem é o seu público alvo, os seus objetivos e se comprometer com esses objetivos sabendo que será necessário investir tempo e recursos.

Se você já trabalha com marketing de conteúdo e não está conseguindo atingir suas metas, então é necessário repensar os passos que foram tomados até aqui e rever determinadas ações que podem ou não ter sido eficientes. Te garanto que se você seguir os passos abaixo, vai comprovar que marketing de conteúdo dá resultado.

1. Definição de estratégia

Qual é o objetivo de seu conteúdo? Não somente em linhas gerais, mas há uma estratégia documentada, prevendo para qual negócio seu conteúdo serve? Documentar cada etapa da estratégia e seus objetivos pode ajudar bastante.

Isso pode parecer óbvio, mas poucos profissionais de marketing fazem isso. Para a estratégia de seu marketing de conteúdo dar resultado de verdade, não basta manter ela na cabeça.

2. Alocação de recursos para marketing de conteúdo

Entre profissionais de marketing, a necessidade de aumentar os investimentos de conteúdo é uma realidade. Inclusive, em estudo realizado pelo Content Marketing Institute, 39% dos entrevistados procuram aumentar os investimentos.

É importante que os produtores de conteúdo possam ter mais recursos à sua disposição para que possam criar conteúdo constante e com maior qualidade. O marketing de conteúdo é uma estratégia que depende de tempo e investimento constante. Não basta investir na produção de blog posts ocasionais e esperar resultados concretos do dia para a noite.

investimento em marketing de conteudo

3. Marketing de conteúdo dá resultado quando há um melhor alinhamento com o que a audiência precisa

Trabalhar com o conteúdo ideal depende totalmente da forma que sua audiência reage ao que é oferecido. Muitas vezes, mesmo com uma estratégia documentada e investimentos altos, é possível que seu público simplesmente não seja impactado.

Você conhece quais são as dores e os desejos de seu público? Como o seu marketing de conteúdo está convertendo visitantes em possíveis consumidores de seu produto ou serviço? É preciso ter certeza de que o seu conteúdo, de fato, é envolvente e relevante.

Marketing de conteúdo só atinge bons resultados quando você tem claro as necessidades da sua audiência e mantém isso em primeiro lugar na hora de criar seus conteúdos.

4. Estratégia de compartilhamento que ofereça tração ao conteúdo

O conteúdo não se basta sozinho. Inclusive, metade dos esforços do marketing de conteúdo devem se concentrar em distribuí-lo de maneira adequada. Ferramentas como e-mail marketing, mídias sociais e demais canais digitais devem auxiliar na promoção de seu conteúdo.

Para aumentar o alcance do seu conteúdo e ter mais chances de transformar seus leads em vendas, você deve dar atenção especial a divulgação desse conteúdo. Os canais de divulgação devem ser pontos importantes para sua estratégia.

divulgação e distribuicao de marketing de conteudo

5. Estratégias de SEO bem definidas

O conteúdo pode ser bem estruturado, planejado e de qualidade. No entanto, isso pouco adianta se as pessoas que interessam não estão chegando nele. Utilizar técnicas de SEO permite otimizar e aumentar o alcance do conteúdo. Com isso, seus clientes conseguem visualizar seu conteúdo quando o buscam no Google, por exemplo.

Marketing de conteúdo dá resultado de verdade quando trabalhado para ser encontrado de maneira orgânica pelas pessoas certas na hora que elas estão buscando por uma solução que sua empresa oferece.

Considerações finais

Marketing de conteúdo dá resultado de verdade, sim. Entretanto, para que isso ocorra é preciso compreender, fundamentalmente, tudo aquilo que faz o conteúdo crescer e adquirir tração.

Ter uma estratégia documentada, saber o quanto investir, saber como divulgar e melhorar seu posicionamento, tudo isso conta em marketing de conteúdo. É importante, além disso, saber definir a prioridade de seus conteúdos em uma estratégia de SEO. Acompanhe mais de perto seu tráfego e estabeleça metas a partir das informações encontradas.

E se você já iniciou sua estratégia de conteúdo, mas os resultados ainda estão aquém do esperado, confira o material que preparamos explicando como melhorar uma estratégia de conteúdo para alcançar excelentes resultados.

E então, ficou claro que marketing de conteúdo dá resultado? Você já investiu em marketing de conteúdo, mas não obteve os resultados esperados? Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário ou entre em contato com a Room33 e converse agora mesmo com um de nossos consultores!

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