Featured Snippets: saiba como alcançar a posição zero do Google

O objetivo das empresas que utilizam o Google como fonte de tráfego é atingir as primeiras posições. Mas você sabia que existe também um novo espaço chamado de posição zero do Google?

Esse local se baseia no tráfego orgânico, e é de extrema importância para sair da velha batalha pelo “sobe e desce” no topo da página de resultados. Para quem busca mais do que ter acessos, e anseia também por atrair pessoas com grande potencial de se tornarem clientes, é importante investir nesse novo posicionamento.

Para entender melhor sobre eles e também os chamados Featured Snippets (caixas de respostas do Google), continue a leitura e acompanhe a nossa explicação sobre esse importante assunto!

Featured Snippets

Conforme visto, os Featured Snippets são as caixas de respostas do Google. Eles têm o intuito de guiar o leitor de maneira mais otimizada, deixando de lado, por exemplo, a necessidade de o usuário ter que acessar a página do buscador para fazer a pesquisa.

A localização deles é fácil de ser percebida, pois aparecem antes do primeiro resultado de tráfego orgânico (mídia não paga). Essa localização demonstra bem a diferença entre a posição zero do Google e a posição número um.

Mas você deve estar se perguntando como o seu site pode aparecer ali, certo? As respostas para isso são: ranqueamento, autoridade, credibilidade e estar de acordo com os requisitos do buscador.

Estratégia para o Featured Snnipets

Quando falamos em requisitos do buscador para priorizar os sites, que vão aparecer no Featured Snippets, precisamos ter em mente alguns conceitos, como credibilidade e auxílio ao usuário.

Quando se faz uma busca, as pessoas querem rapidamente encontrar as respostas procuradas e apresentadas por quem tem autoridade no assunto. Para quem atua com estratégia de conteúdo isso é excelente, já que a consequência de ocupar a posição zero do Google é aumentar o número de visitas e fazer do tráfego orgânico um grande gerador de acessos.

Mas para que a estratégia funcione bem, é recomendável otimizar o seu site para o snippet, listando respostas às perguntas mais comuns dos usuários. Dessa maneira, é possível ultrapassar as páginas que estão à sua frente.

Vale citar, ainda, que o conceito de objetividade é bastante valorizado aqui, portanto, textos muito técnicos e/ou jornalísticos acabam fugindo um pouco desse “bate-bola” de perguntas e respostas.

Dicas complementares

Além das necessidades mencionadas como gerar conteúdo relevante, responder às perguntas dos usuários e otimizar o site para o snippet, é preciso trabalhar bastante outros conceitos que são muito valorizados pelo Google.

“E quais são eles?” Aqueles necessários para melhorar o ranqueamento e chegar às primeiras posições, como otimização para SEO e Backlinks. E é fácil entender: se eles são essenciais para se chegar à posição um, por que não seriam para chegar à posição zero do Google?

Portanto, esse trabalho é importante para cumprir com êxito todas as etapas necessárias até ocupar os Featured Snippets. Com uma estratégia bem-feita e com a devida manutenção, é possível ocupá-lo por um bom período de tempo, o que ajuda na criação de autoridade.

Já que falamos bastante em primeira página do Google, que tal saber um pouco mais sobre como chegar lá? Confira este artigo especial que preparamos sobre o tema e descubra!

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.