Social branding: o que é e como usar na construção da sua marca?

Muitas empresas estão nas redes sociais apenas por obrigatoriedade. Afinal, assim como ter site, telefone e e-mail, é inconcebível nos dias de hoje, para qualquer negócio, não ter uma página no Facebook.

Nesse contexto, há marcas criando conteúdo que não reforça os seus valores — é apenas uma divulgação de produtos ou serviços. O conceito de social branding prega o oposto disso: é preciso falar a mesma língua também nas redes sociais, para consolidar uma ideia positiva da marca perante os consumidores.

O que cada rede pode agregar de valor à marca? Essa é a pergunta que deve ser feita. Não sabe o que é social branding e como colocá-lo em prática? Não se preocupe! No post de hoje, vamos esclarecer para você do que se trata essa estratégia e como utilizá-la. Boa leitura!

O que é social branding?

Quem atua na área de marketing digital conhece bem os conceitos de branding e de social media. Da união dos dois, surgiu o social branding. De maneira simplificada, trata-se utilizar as redes sociais para ampliar a percepção positiva das pessoas sobre a sua marca.

Mais do que vender um produto ou serviço, o branding visa consolidar para os clientes — atuais ou em potencial — as características e as vantagens da sua marca. Nesse sentido, é essencial que a atuação nas redes sociais siga as diretrizes do seu negócio, reforçando os seus valores.

Muitas pessoas se conectam a marcas nas redes sociais sem ter um único produto que ela oferece, apenas por concordar com seus posicionamentos — como ser politicamente correto, apoiar causas nobres e ações sociais. Mas atenção: não vale forçar a barra para agradar. É preciso que isso seja natural e esteja relacionado, de fato, às diretrizes da marca.

Quais são as vantagens do social branding?

Além de fortalecer a sua marca, o social branding traz também vantagens mais concretas, como aumento de vendas. Os consumidores costumam comprar de quem conhecem e confiam, portanto, construir um bom relacionamento on-line é essencial.

Conhecendo sua marca e os diferenciais do produto ou serviço que você vende, o consumidor tende a procurá-la quando precisar.

Como usá-lo?

Há várias maneiras de utilizar o social branding na sua estratégia de marketing digital. Veja algumas a seguir!

Valorize a alma da marca

Antes de recorrer a modelos frequentemente utilizados de calendário de publicações, tipos de conteúdo mais indicados e melhores horários, é importante levar em consideração a alma da marca.

A estratégia de digital deve fortalecer o conjunto de missão, visão e princípios da marca e não apenas produzir conteúdo que gere engajamento. Para além de curtidas e compartilhamentos, o objetivo de reforçar a percepção positiva da sua empresa não deve ser perdido de vista.

Aproveite os “white spaces”

Descubra quais são os gaps de comunicação dos seus concorrentes. Quais assuntos ou nichos que ainda não foi trabalhado e que podem ser oportunidades para se relacionar com as suas buyer personas.

Ofereça conteúdo, não produtos

As marcas que atuam melhor nas redes sociais são as que entendem que os usuários estão ali para se entreter, não para comprar. Cabe às empresas descobrir que tipo de conteúdo funciona bem para o seu público-alvo. Uma marca tem que ser hoje um canal de conteúdo para conversar com sua audiência e inserir naturalmente seus produtos ou serviços de maneira estratégica.

Monitore a rede

Saber o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca é essencial para guiar a estratégia de social branding. Será que o público tem a percepção adequada sobre o seu negócio? Nesse sentido, o monitoramento é de suma importância.

Atualmente, há ferramentas acessíveis que auxiliam nesse trabalho de obtenção de dados para análise. Se a imagem que as pessoas têm da sua marca não é a pretendida, é possível alterar a estratégia. Esse feedback é essencial para qualquer ação, sobretudo quando é relacionada à percepção dos clientes.

Como você pôde ver, social branding é uma ferramenta que traz benefícios para o fortalecimento da marca e, consequentemente, para o sucesso da empresa. No entanto, colocar isso em prática não é tão simples, pois envolve pesquisa, planejamento e estratégia adequada.

Uma boa agência de marketing digital pode ter um papel fundamental para otimizar esse processo. Precisa de ajuda para aplicar ou fortalecer o social branding da sua empresa? Entre em contato com a gente!

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