Leads qualificados: aprenda a identificá-los para converter mais

Manter as equipes de marketing e vendas focadas em identificar seus leads, nutri-los e concentrar os esforços nas melhores oportunidades é uma tarefa árdua e que demanda atenção e organização. Por isso, é importante que você saiba identificar quais são os leads qualificados na sua base de contatos, para segmentá-los, inseri-los em fluxos de nutrição adequados e trabalhar com mais foco em quem tem mais propensão a fechar negócio.

Infelizmente, não há garantia que seu lead se tornará um cliente, entretanto, se você entender o comportamento da sua persona e do seu mercado para criar campanhas focadas na atração de leads de qualidade e se relacionar com eles, a probabilidade de você atrair pessoas que já estão realmente considerando comprar seu produto ou serviço será muito maior.

Mas como identificar leads qualificados e nutri-los?

Em primeiro lugar, é importante alinhar os objetivos com suas equipes de marketing e vendas e deixar muito claro o que é um lead qualificado para cada uma das áreas. Leads qualificados para marketing, muitas vezes não é qualificado para vendas.

Deixe claro quais são os critérios para identificar quem são seus possíveis clientes e entenda o momento de compra que eles se encontram. Esse estudo pode ser feito através de respostas dadas em formulários e de lead scoring, por exemplo. Todos os envolvidos precisam concordar com a definição do que é um MQL (Marketing Qualified Lead) e exatamente quando ele se torna um SQL (Sales Qualified Lead).

Analise sempre os resultados, aprenda com a experiência e otimize sempre seus processos. Identifique rapidamente o que não está funcionando para poder corrigir. O que funciona para um negócio pode não funcionar para outro. O que funcionou ontem, pode não funcionar hoje.

Chegou a hora de agir

Depois de realizar as implementações acima, é hora de investir diretamente em seu prospect. Agora que sua estratégia interna já está bem definida, você precisa colocá-la em prática, de forma coerente, coesa e, principalmente, natural. Ainda não sabe como fazer isso? Algumas opções são:

  • Redes sociais: Lembre-se da força das redes sociais! Elas são um dos primeiros lugares que seu lead vai procurar saber de você, por isso, é importante que invista em conteúdo, interação e mensuração de resultados e não esqueça de colocar um bom Call to Action, hein? Agradar seu público nas redes sociais é gerar relacionamento e interesse pelo seu negócio.
  • CRM: Integre os dados sobre seus leads a um sistema de CRM e obtenha valiosos retornos que podem ajudá-lo no processo de atração, qualificação, venda e fidelização.
  • E-mails: Ofereça conteúdos de qualidade para cada etapa do processo de compra e prove que você tem expertise no assunto. Além disso, é importante que segmente bem sua base e tenha frequência, de acordo com os hábitos dos seus leads. Quanto mais informações seu lead tiver, mais rápido ele vai percorrer seu funil de vendas.
  • Lead score: Defina os critérios de lead scoring para seu negócio e entenda o melhor momento para mostrar seus serviços e realizar ofertas, podendo assim, personalizar suas ações de acordo com o timing ideal de cada lead.
  • Personalização e autoridade: Se além dessas opções você identificou que outras estratégias também são eficientes para o seu negócio, automatize-as e coloque em prática. Quanto mais assertivo for em suas ações, maior a probabilidade de conquistar leads qualificados.

Mantenha na sua base apenas os leads com perfil para seu negócio

Mas lembre-se: é fundamental que seu prospect tenha interesse em receber seus conteúdos. Uma grande base de contatos sem fit para seu negócio, só vai atrapalhar sua estratégia e puxar os números de suas análises para baixo.

Sabendo que o seu público está realmente interessado em seu negócio, essas estratégias o ajudarão a segmentar, personalizar e qualificar seu lead, além de direcionar melhor seu time de vendas e, principalmente, poupar tempo da sua equipe. Afinal, esse deve ser um processo indolor e eficaz.

É importante que você tenha em mente, que cada lead se qualificará de acordo com suas ações e que você deve priorizar o processo que melhor atende seu negócio, isso garantirá que sua empresa esteja sempre se aperfeiçoando para encontrar mais dos melhores leads de forma mais ágil, além de aumentar sua receita, otimizar o tempo da equipe e, principalmente, poupar um tempo precioso para ser aplicado no que realmente importa, o sucesso.

Curtiu? Precisa de ajuda gerar mais leads qualificados? Entre em contato com a gente e vamos bater um papo. 😉

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