Leads online: quais as melhores práticas de conversão? Aprenda!

Captar leads online é apenas o primeiro passo de uma estratégia de marketing de qualidade. Para que você consiga gerar o retorno que a sua empresa precisa, eles devem ser convertidos em clientes de fato.

Por meio dos canais digitais, que deram origem a uma série de novas possibilidades para o marketing, as empresas têm múltiplos caminhos para converter seus leads de forma eficaz. É possível escolher os meios que mais geram identificação com o seu público e ativar as ações mais assertivas.

Como você costuma conduzir esse aspecto da sua estratégia? Será que não está na hora de rever a sua abordagem? Afinal, são as decisões tomadas nesse estágio que determinam a qualidade dos seus resultados.

Quer saber como dar continuidade a esse processo e aprimorá-lo? Conheça a seguir as melhores práticas de conversão para os seus leads online!

Contate seus leads no timing adequado

Demorar para realizar o primeiro contato com o seu lead pode ser bastante prejudicial à sua taxa de conversão. É necessário iniciar uma conversa enquanto o lead ainda tem a sua oferta em mente, ou seja, logo após visualizá-la pela primeira vez.

Melhor ainda se você conseguir contatar o seu lead enquanto ele ainda estiver com o seu site aberto. Isso permite alcançá-lo em um estágio de alta consideração em relação ao seu produto ou serviço.

Estudos realizados pela Velocify mostram que leads atendidos nos primeiros minutos têm 400% mais probabilidade de serem convertidos em clientes do que leads atendidos em 24 horas.

Pesquise o perfil dos seus leads online

Atualmente, contamos com uma série de mecanismos que permitem conhecer muito bem o perfil de alguém antes de dar continuidade a um processo de pitch comercial e personalizar a abordagem escolhida. Que tal pesquisar seus leads nas redes sociais, para aprender mais sobre eles?

É possível extrair insights bastante valiosos nessas plataformas; basta escolher as melhores alternativas para cada caso. Por exemplo, uma empresa com ofertas direcionadas ao mercado B2B pode aprender bastante sobre seus leads online com buscas no LinkedIn.

Utilize o canal mais apropriado

A abordagem adotada junto ao seu lead tem muito mais chances de convertê-lo se for feita no canal certo. Como temos muitos deles à disposição atualmente, isso pode tornar esse passo mais desafiador.

Nesse ponto, é importante levar em consideração o que você aprendeu a respeito do seu lead no tópico anterior. Observe que meios ele costuma usar prioritariamente para ter contatos relacionados ao que sua oferta está trazendo e siga por esse caminho.

Organize o contato com um script

Organizar seus processos é o melhor caminho para aprimorá-los. Isso também vale para a hora de converter os leads online da sua estratégia. Crie um roteiro que deva ser seguido em todas as abordagens, incluindo todas as informações necessárias para esse momento.

Essa dica pode parecer contraditória quando tanto se fala sobre a importância de personalizar o contato e adaptá-lo às características do lead. No entanto, não é bem assim. É importante deixar oportunidades de personalização em seu roteiro, mas ainda assim criar um e segui-lo.

Faça follow-up

É possível que o seu lead desista de seguir com a sua oferta até mesmo após o primeiro contato ou tenha novas dúvidas que precisem ser esclarecidas. Essas duas questões podem ser resolvidas facilmente com um follow-up.

Ao entrar em contato novamente com o lead, é possível fortalecer o vínculo dele com a sua empresa ao mesmo tempo que você pode eliminar quaisquer objeções que surgirem.

Com a abordagem adequada, é possível transformar uma boa parte dos seus leads em clientes fiéis e satisfeitos. A implementação de uma boa estratégia é fundamental para que isso aconteça em um bom ritmo em suas campanhas de marketing, além de contar com um time comercial qualificado que conheça as necessidades do seu público-alvo.

Quer ajuda para aprimorar seus processos e melhorar sua taxa de conversão de vendas? Basta entrar em contato com a gente por meio do nosso site.

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