Onde fazer anúncios imobiliários? Google, Facebook ou portais imobiliários?

Quer aproveitar melhor as mídias digitais para promover os seus anúncios imobiliários? Talvez esteja na hora de conhecer os diferenciais mais valiosos entre as opções mais utilizadas.

Anunciar online é importante para o mercado imobiliário porque oferece inúmeras oportunidades não existentes no meio offline. Com cada vez mais concorrência pela atenção dos seus clientes em potencial, você precisa usar os melhores recursos à sua disposição para atraí-los.

Isso se deve à existência de ferramentas bastante poderosas que estão disponíveis no meio digital. Além de portais imobiliários, é possível anunciar online por meio da plataforma Google Ads e Facebook Ads – esta última inclui anúncios no Instagram. Mas você sabe quais podem trazer mais benefícios para a sua empresa?

Neste artigo, você aprenderá mais a respeito desses canais de mídia e as vantagens que eles podem trazer para os seus anúncios imobiliários. Confira!

Quais são as opções mais populares para você criar anúncios imobiliários online?

Existem inúmeras opções de plataformas para a criação de anúncios imobiliários. No entanto, três delas se destacam por serem as mais utilizadas e oferecerem recursos para alavancar os seus resultados.

Conheça, a seguir, as principais formas de anunciar online no mercado imobiliário e as suas particularidades:

Portais imobiliários

Quem está em busca de um imóvel pode começar essa pesquisa por um site especializado no assunto. Os portais imobiliários tradicionalmente reúnem anúncios com informações sobre imóveis à venda e proporcionam uma boa experiência para quem busca ou quer vender um imóvel.

Os portais imobiliários funcionam de maneira muito parecida aos sites de compra e venda, como OLX ou Mercado Livre, intermediando a negociação entre compradores e vendedores.

Existem vários atrativos ao trabalhar com portais imobiliários:

  • custo acessível de veiculação;
  • poder de alcance para um público focado na compra do imóvel;
  • relevância nas pesquisas orgânicas do Google;
  • possibilidade de inserir muitas informações sobre os imóveis anunciados;
  • possibilidade de utilizar várias fotos dos imóveis para ajudar a convencer o seu público a favor da compra.

Outro diferencial é a possibilidade de integração desses portais imobiliários com o seu próprio sistema de gestão. Dessa forma, é possível atualizar os dados dos imóveis no seu banco de dados e automaticamente ver essas informações serem refletidas nos portais em que você anuncia.

Google Ads

A plataforma Google Ads (antigamente chamada de Google AdWords) possibilita usar o poder do maior buscador da internet a favor da visibilidade da sua publicidade. O Google, por ser o principal mecanismo de buscas, pode se tornar o principal direcionador de negócios para a sua empresa.

O Google Ads trabalha em função de metas estabelecidas como tráfego no site, geração de leads e vendas. Para vender imóveis, esses tipos de objetivos são mais interessantes do que alcance ou consideração da marca, pois o que se espera de campanhas para vender imóveis é que as pessoas se cadastrem em formulários, deixando nome, e-mail e telefone para que depois os corretores ou pré-vendedores possam entrar em contato.

É possível também criar campanhas pay per click, modalidade na qual você só paga quando seu anúncio é clicado.

Seguem as principais modalidades de anúncios disponíveis no Google Ads:

Links patrocinados

Patrocinar termos relacionados à venda do seu imóvel é uma das principais estratégias utilizadas para captar possíveis compradores que já estão decididos a comprar.

Por exemplo, se você está anunciando um imóvel no Guarujá de frente para o mar, você pode patrocinar a palavra-chave “apartamento na praia” ou “comprar apartamento na praia”.

Quando as pessoas fizerem buscas pelas palavras-chave que você escolheu, o Google realiza um tipo de leilão para mostrar os anúncios das empresas que estão dispostas a pagar um pouco mais para aparecer nas melhores posições.

O Google também dá muita importância ao índice de qualidade das campanhas. Para que seus anúncios imobiliários fiquem bem posicionados, eles precisarão ser bem descritivos, e os textos deverão estar diretamente relacionados às palavras-chave definidas na campanha.

Campanhas de Pesquisa

As campanhas de Rede de Pesquisa são as mais utilizadas no Google Ads. São anúncios no formato de texto que aparecem quando as pessoas fazem uma busca pelas palavras-chave definidas na sua campanha.

Esse tipo de anúncio é interessante porque garante que seus anúncios imobiliários sejam exibidos para as pessoas que estão buscando pelo produto que você está oferecendo.

Rede de Display

As campanhas de Rede de Display utilizam peças gráficas (banners) para impactar os consumidores em sites parceiros do Google. 

Mais de 2 milhões de sites da internet fazem parte da Rede de Display do Google, o que possibilita exibir os seus anúncios imobiliários em todo tipo de página da web.

Como o que determina a exibição é o perfil do público-alvo que você quer alcançar, nem é preciso se preocupar em negociar diretamente com cada site. A inteligência do Google vai direcionar os seus anúncios para sites que tenham afinidade com o seu público.

Remarketing

Outra estratégia bastante utilizada é a do remarketing. Também chamada de retargeting, tem como objetivo impactar pessoas que visitaram o seu site, mostrando os seus anúncios em outros sites.

Por exemplo, você já percebeu que, após ter feito uma pesquisa por determinado produto, você começou a ser impactado por anúncios desse mesmo produto em outros sites e redes sociais, tentando convencê-lo a efetuar uma compra?

O objetivo estratégico do remarketing é direcionar os seus anúncios para pessoas que demonstraram interesse pelo seu produto, mas que provavelmente ainda não realizaram a compra, aumentando a possibilidade de fechar negócio.

Facebook Ads

O Facebook é a maior rede social da atualidade, mas se consolidou também como um grande veículo de mídia da internet. Por meio do Facebook Ads, é possível criar vários tipos de anúncios em diferentes formatos dentro e fora da plataforma ao aproveitar a sua extensa base de usuários e as informações ricas ali existentes.

Assim como no Google Ads, ao desenvolver uma estratégia de anúncios no Facebook Ads é fundamental que a sua campanha seja criada em função dos seus objetivos. Por exemplo, é menos interessante buscar curtidas e comentários e mais vantajoso estabelecer as conversões e a geração de cadastros como metas.

Como o Facebook é dono do Instagram, você também pode usar o Facebook Ads para veicular anúncios nessa outra rede social. Dependendo do público que você quer atingir com os seus anúncios imobiliários, pode ser mais interessante optar pelo Instagram.

Veja, a seguir, os principais diferenciais do Facebook Ads para anúncios imobiliários:

Segmentação de público no Facebook

O Facebook sabe muito a respeito das pessoas a partir dos hábitos delas na rede social e do conteúdo que consomem. É a partir disso que ele se tornou uma plataforma robusta de mídia, que permite levar os seus anúncios para a faixa de audiência que trará melhores resultados.

Se você quer que seus anúncios imobiliários atinjam o público certo, vai precisar trabalhar com as opções de segmentação do Facebook da maneira correta. Pode parecer óbvio, mas fazer uma boa configuração de segmentação não é tão simples assim.

Como esse assunto é de extrema importância, criei um artigo específico sobre esse assunto, no qual explico como trabalhar bem as segmentações em campanhas de Facebook Ads para atingir resultados acima da média, além de reduzir os custos com publicidade.

Diferentes formatos de anúncio no Facebook

Ao publicar seus anúncios imobiliários no Facebook ou no Instagram, você pode escolher entre uma grande variedade de formatos de publicidade – tanto posts patrocinados quanto banners em sites externos.

Você também pode usar diferentes tipos de conteúdo para promover o seu imóvel. Fotos, vídeos, galerias de imagens e animações são algumas das opções possíveis para chamar a atenção da sua audiência.

Remarketing para campanhas de Facebook

Assim como no Google Ads, é possível utilizar a estratégia de remarketing no Facebook. Porém, sugiro a criação de anúncios específicos para impactar as pessoas que já tiveram contato com a sua marca ou o seu produto.

Para atingir essa audiência de maneira assertiva, sua comunicação não pode ser redundante. Crie anúncios focados em conversão. Assim, você aumenta a efetividade da campanha.

Como analisar seus resultados ao anunciar online no mercado imobiliário?

Para ter certeza de que as suas decisões estratégicas realmente trouxeram resultados efetivos, é necessário levar em conta os seus objetivos e os retornos gerados pelas campanhas. Como cada mídia gera métricas individualmente, é preciso realizar um levantamento integrado.

Geralmente as equipes de marketing colocam muito peso em poucos indicadores. Costumam olhar apenas para o CPL (Custo por Lead) e para a quantidade de vendas realizadas, sem se preocupar exatamente de qual campanha aquela venda foi originada.

Sugiro que, além do CPL, seja dada atenção a outras métricas importantes, para que seja possível mensurar a qualidade das suas campanhas individualmente: 

  • CPO (Custo por Oportunidade);
  • CPVi (Custo por Visita);
  • CPP (Custo por Proposta);
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Se quiser entender melhor como medir a performance dos seus anúncios imobiliários, escrevi um artigo que vai ajudar.

Analise também seus resultados por períodos. Entenda quais anúncios foram capazes de gerar mais vendas em uma questão de semanas e meses. O processo de compra de um imóvel é complexo e pode ser longo. Seu anúncio imobiliário pode gerar rapidamente uma visita, mas pode demorar para converter essa visita em uma venda.

Como falei acima, para entender a qualidade dos seus anúncios imobiliários, é essencial considerar as origens dos seus leads qualificados, das visitas, das propostas e das vendas para perceber a força dos seus canais de mídia em levar compradores interessados até os seus imóveis.

Por fim, lembre-se da importância de aprender com os seus resultados. Ao conseguir mensurar quais canais de mídia estão performando melhor, tome decisões para melhorar suas campanhas ou investir mais nas plataformas que trazem mais retorno.

Quer ajuda para conduzir essa estratégia? Entre em contato conosco! Temos uma equipe de especialistas que pode orientar você a realizar campanhas de alta performance.

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.