Manter o site de sua empresa otimizado para ferramentas de SEO e saber como escolher as melhores palavras-chave é fundamental para que esse site seja encontrado pelos mecanismos de busca quando alguém estiver procurando pelo serviço ou produto que sua empresa oferece.
Em uma estratégia de SEO é importante, antes de tudo, escolher quais são as palavras-chave relevantes ao seu negócio que você vai querer investir para ranquear. A competição por todos os termos possíveis é inalcançável mesmo para sites já estabelecidos há mais tempo. Por isso, é importante ter uma lista de palavras-chave relevantes para que possam ser filtradas e selecionadas para sua estratégia de otimização.
Veja, no artigo de hoje, dicas de como escolher as melhores palavras-chave para que seu conteúdo e sua empresa sejam bem ranqueados e encontrados em sites de busca como o Google. Acompanhe!
Dicas de como escolher as melhores palavras-chave para seu negócio
Ao definir uma lista com as palavras-chave, é importante que haja uma grande variedade e os termos sejam relacionados ao seu negócio.
Há ferramentas gratuitas como o Keyword Planner, do Google, e o KeywordSpy, que podem te auxiliar a descobrir novas palavras-chave aderentes à sua estratégia de marketing. A ferramenta fornece uma lista de sugestões a partir da inserção de uma ou mais palavras-chave, de uma frase ou de um site.
Para a alimentação de ferramentas, a empresa pode fornecer os seguintes dados:
- Palavras descrevendo o mercado, produtos e serviços de sua empresa.
- O endereço do site de sua empresa.
- Sites da concorrência e sites referência para o mercado.
- Termos que já geram tráfego orgânico, caso sua empresa utilize ferramentas de mensuração como o Google Analytics.
Os resultados mais pertinentes podem ser organizados em uma planilha. A partir dessa lista, podemos utilizar três pontos principais de base para como escolher as melhores palavras-chave pelas quais a sua empresa competirá. Conheça-os a seguir!
Pontos principais de base para a escolha das melhores palavras-chave
Volume
É importante que haja um grande volume de pessoas buscando pela palavra-chave que você deseja competir. As próprias ferramentas, como o Keyword Planner, fornecem essa informação.
Na organização da planilha, uma coluna com esse dado pode ser colocada ao lado de cada palavra-chave. É importante lembrar de segmentar o volume de acordo com as regiões que você deseja atingir, considerando apenas o volume de pessoas brasileiras, por exemplo.
Relevância
O que você oferece em seu site, seja conteúdo ou a aquisição de produtos e serviços da empresa, deve ser relevante e aderente à palavra-chave que você deseja utilizar para competir.
A palavra-chave “marketing”, por exemplo, tem uma relação com o nosso blog, mas ela não é um termo forte. Alguém que busque pela palavra “marketing” pode estar interessado em um curso acadêmico, livros sobre o tema, definição do termo ou qualquer outra coisa relacionada.
Por isso, a relevância do termo torna-se baixa pelo escopo muito amplo e vago de resultados. Já buscas sobre “blog de marketing digital” é um termo de relevância maior, que permite filtrar qualquer outra informação relacionada à marketing que não sejam blogs de marketing digital.
Uma métrica numérica para determinar a relevância pode ser útil para a organização de cada uma das palavras-chave na planilha. De 1 a 5, qual é a chance de o usuário fazer uma busca com esse termo?
Dificuldade da palavra
A dificuldade da palavra se dá por já haver palavras exploradas por sites com grande relevância. Por isso, é necessário avaliar a dificuldade ao definir determinadas palavras-chave ao posicionar seu site.
Uma alta dificuldade pode indicar que sites com maior influência e autoridade têm um domínio na competição por aquele termo. Isso deve ser considerado em relação à busca orgânica.
Como escolher as melhores palavras-chave após a organização da lista de termos
Com a planilha organizada, sua empresa estará pronta para iniciar o processo de escolha das melhores palavras-chave. Os termos principais podem ser elencados, termos que não fazem sentido para o seu negócio devem ser retirados, e a avaliação de dificuldade, volume e relevância de cada termo podem direcionar melhor sua estratégia de posicionamento.
Comparar o ranqueamento atual do seu site em relação a cada um desses termos também é uma etapa importante para o processo e auxiliará sua estratégia de marketing digital e a geração de tráfego orgânico.
Conclusão
Para que sua estratégia de marketing digital gere resultados, é fundamental que você saiba como escolher as melhores palavras-chave para ranquear seus conteúdos. Elas desempenharão um papel essencial para a atração de leads e para aumentar o tráfego orgânico de seu site.
No entanto, após escolher as melhores palavras-chave, saiba que é preciso utilizá-las de modo coerente e estratégico em seu conteúdo, não basta apenas repeti-las de modo aleatório em seu site – essa prática é conhecida como SEO black hat e é antiética, podendo prejudicar o seu site afetando o seu ranqueamento e poderá colocar em risco sua estratégia de marketing digital.
Por isso, escolha bem as palavras e utilize-as de modo relevante nos conteúdos de seu site! Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, converse com a equipe da ROOM33.
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