O Google realizou uma pesquisa em parceria com o Instituto Provokers, chamada Vídeo Viewers 2017, onde analisa em profundidade o comportamento do brasileiro em relação ao consumo de vídeos.
Na quarta edição da pesquisa, que é realizada anualmente, fica claro a transformação na maneira como o público está consumindo conteúdo.
Veja, abaixo, os principais insights tirados da Pesquisa Video Viewers 2017:
A pesquisa Vídeo Viewers 2017 mostra que muita, muita gente assiste vídeos online
86% de todas as pessoas entrevistadas assistem vídeos na internet.
99% dos entrevistados que disseram assistir a vídeos na web usa o YouTube
A cada ano, o número de horas dedicadas ao consumo de vídeo na internet aumenta, enquanto o tempo que as pessoas permanecem em frente à TV permanece estável.
Desde a primeira vez que essa pesquisa foi feita, essa foi a primeira em que a maioria dos entrevistados (56%), disseram passar mais tempo vendo vídeos na internet do que assistindo programas na TV.
O brasileiro assiste, em média, a 38 horas de conteúdo audiovisual por semana
Tem coisas que é só na web
Hoje, as pessoas são curadoras de conteúdo e selecionam o que querem assistir, na hora que acham mais conveniente. Tudo está se tornando on demand.
Quais são as razões que levam as pessoas a buscarem vídeos na internet
O smartphone é o nosso melhor amigo
Através do celular podemos consumir qualquer tipo de conteúdo a qualquer hora, em qualquer lugar. No Brasil, já são mais de 150M de pessoas conectadas – 72% da população do país – e a penetração dos smartphones chega a 68%.
7 em cada 10 brasileiros têm um smartphone
Apesar do número de horas de TV ligada continuar estável, é preciso perceber que TV ligada é diferente de atenção. As pessoas têm o hábito de deixar a TV ligada e fazer outras coisas, diferente do celular.
Brasileiros que acessam a internet enquanto a TV está ligada
Aplicativos para SmartTV estão ficando cada vez mais populares
A utilização cada vez maior das SmartTVs está crescendo em ritmo acelerado. Segundo a Comscore, mais de 80% dos brasileiros preferem TVs de tela grande. Por isso, nada mais natural que eles também queiram assistir aos seus conteúdos online preferidos na telona.
O YouTube é o favorito dos brasileiros
O YouTube é o buscador favorito das pessoas que estão em busca de conteúdos em vídeo.
YouTube lidera a preferência dos entrevistados entre as opções para assistir conteúdos em vídeo do seu interesse
Para os brasileiros, a essência da plataforma é: conteúdo relevante + educação + tudo que é “cool”
Mas o que está por trás de todo esse amor?
O gigantesco sucesso do YouTube se apoia sobre três pilares: relevância, aprendizado e tendências. Por décadas, a TV foi a referência do que era pop, em um fluxo de comunicação de mão única. Hoje, a internet nos permite ter um fluxo de informação e influência muito diferente: a lógica de rede.
Dessa maneira, a comunicação ganha um novo fluxo onde a cultura de massa está se transformando para uma cultura de pessoas. Na internet as pessoas ganham voz, são ouvidas e têm plena liberdade para se expressar e se conectar. Um espaço acessível, plural e democrático.
Deixe um comentário