Como a estratégia de branded content pode ajudar sua empresa

Que a produção de conteúdo deve ser uma estratégia para o fortalecimento da marca, você já sabe, certo? Por atingir esse objetivo, existem diversas alternativas que podem ser utilizadas a favor do seu negócio: product placement, advertainment, sites, ações em redes sociais, ufa! A lista não para de crescer! O branded content pode ser considerado tudo isso e muito mais, porém existe um denominador comum: aproximar e encantar o público e divulgar a marca de um jeito surpreendente e que não passe despercebido.

A expressão é utilizada no Brasil para designar “conteúdo de marca” ou, ainda, entretenimento de marca, já que tem como principal função despertar o interesse e impactar positivamente o consumidor. E isso tem grande relevância em um momento em que o público está cada vez mais aberto a consumir conteúdos e interagir em diferentes canais, não é mesmo?

Dessa forma, o branded content ajuda a chamar a atenção tanto dos leads, quanto da mídia para que todos multipliquem o conteúdo, atingindo o maior número de pessoas possível.

No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre o conceito de branded content, não se preocupe: você não está sozinho! Neste artigo, tire suas dúvidas e confira como conhecer esse conceito e suas aplicações pode ajudar o seu negócio. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que é branded content?

A tradução literal de branded content acaba causando confusão entre diferentes conceitos, como marketing de conteúdo e propaganda.

Aqui é importante saber que a estratégia do conteúdo de marca é engajar o consumidor por meio de diferentes canais, criando (ou reforçando) o seu posicionamento, através da divulgação e do aumento da credibilidade do negócio.

Atualmente, os anúncios tradicionais são frequentemente ignorados ou recebidos com desconfiança, tanto pelo público mais jovem quanto por aqueles que já estão saturados de falsas promessas e de empresas que simplesmente “empurram” seus produtos.

Nesse contexto, o branded content muda a dinâmica da divulgação da marca para que ela seja recebida de braços abertos por estar associada com entretenimento e informação realmente relevante.

Ações bem planejadas e assertivas fazem com que ocorra uma relação melhor entre a audiência e o conteúdo, possibilitando que ela absorva muito mais do que uma propaganda: identidade, valores e atributos da marca ficam mais claros e resultam em uma conexão emocional.

Dada a grandeza do impacto que essa técnica possui, o Festival de Publicidade de Cannes criou, em 2012, uma categoria de prêmios específica para branded content.

Diferenças entre propaganda tradicional, marketing de conteúdo e branded content

Muitos profissionais ainda confundem ou desconhecem os limites entre propaganda tradicional, marketing de conteúdo e branded content. Essas diferentes estratégias são complementares e ajudam aqueles que melhor as utilizam a se sobressaírem e alcançar os resultados desejados.

A propaganda tradicional é uma técnica de persuasão que tem como objetivo promover um produto ou serviço em um determinado meio de comunicação.

Já o marketing de conteúdo é o resultado de todas as ações realizadas com base na disseminação de conteúdos informativos, interativos e educacionais, tendo como principal objetivo atrair e educar leads, criar relacionamento e autoridade para a marca. Ele influencia diretamente no aumento das vendas porque conduz o consumidor desde a descoberta da empresa até a decisão de compra.

Por sua vez, o branded content age de maneira diferente das demais: ao invés de utilizar um veículo de comunicação para fazer um anúncio, várias plataformas podem ser utilizadas para oferecer algum conteúdo. Ao contrário de outras estratégias, o branded content não foca a venda direta de um produto, mas sim em promover o relacionamento com a marca através de conteúdo de interesse do consumidor.

Branded content nas redes sociais

Como falei anteriormente, os canais e formatos são os mais diversos. Peças gráficas, vídeos, promoções… Tudo é válido! Mas o principal meio de divulgação são sempre as redes sociais, pois seu alcance é exponencial, na medida em que é compartilhado.

Você sabia que o conteúdo das redes sociais e blogs são responsáveis por mais de 90% dos cliques na web? Pois é, além de serem canais de grande penetração, são também uma forma de baixo custo para aquisição e fidelização de clientes.

Para ver na prática: alguns cases de branded content

São inúmeros os exemplos de ações que geram conteúdo e impacto na mídia e resultam na divulgação espontânea por meio de compartilhamento e menções da marca.

Elencamos aqui algumas inspirações para você conferir:

1. As receitas do açúcar União

O livro de receitas do açúcar União talvez seja o exemplo mais famoso (e antigo!) de branded content do país!

Ele consiste na produção de um conteúdo relevante para os clientes, reforçando a identidade e os valores da marca, bem como sua expertise em culinária.

2. Dove e a “real beleza”

A campanha “Real Beleza”, da Dove, promove o empoderamento feminino e celebra as diferenças entre as mulheres por meio de um vídeo no qual um desenhista realiza um retrato falado de uma mulher sob duas óticas distintas: a própria mulher e um desconhecido.

A campanha evidencia o rigor dos padrões de beleza e de que forma isso impacta na autoimagem.

Campanha Dove Retratos da Real Beleza

3. Volvo e a questão da segurança

Naturalmente, a segurança é um ponto muito importante para a empresa, que investe frequentemente em campanhas que evidenciam esse atributo. Assim, na ação Segurança acima de tudo, o ator Jean-Claude Van Damme faz um espacate entre dois caminhões da marca em movimento.

Essa demonstração objetivava demonstrar (por meio de puro entretenimento!) que a direção dos veículos da Volvo é tão segura e suave a ponto de até fazer esse movimento ser possível.

Volvo Campanha Segurança acima de tudo

4. Always e a igualdade dos sexos

Na campanha Like a girl, da Always, a empresa aborda – de maneira delicada e precisa – um assunto atual e importante: a equidade entre os sexos.

Campanha Always Like a Girl

Então, por que apostar nessa estratégia?

Neste momento, é bem possível que você esteja se perguntado: “será que devo investir em branded content”? Entenda logo a seguir.

Como vimos, essa estratégia reforça o posicionamento da marca e promove o aumento do seu valor. Um dos seus principais objetivos é fazer com que o público – mesmo que de maneira involuntária – lembre-se da sua empresa.

Uma ação bem planejada e cativante faz com que seu target compartilhe e comente o conteúdo, resultando na conquista de embaixadores da marca, no aumento das vendas e na fidelização do público.

Para ficar mais claro, alguns dos objetivos do branded content são:

  • Melhora no valor da marca.
  • Reforço do posicionamento da empresa no mercado.
  • Recordação espontânea da ação e da marca.
  • Disseminação do conteúdo “boca a boca”.

Como usar o branded content a favor do seu negócio

A premissa do branded content é a mesma do storytelling: gerar uma história que mexa com as emoções e que faça com que o público se identifique e lembre da mensagem e do conteúdo da marca por muito tempo.

Mas de nada adianta “soltar” um material rico e inovador e não ser capaz de manter o conteúdo “vivo”! Portanto, é preciso aplicar outras estratégias de modo integrado para manter o nível de interesse e engajamento durante o maior tempo possível.

É importante ressaltar que branded content, publicidade tradicional e marketing de conteúdo não são estratégias concorrentes. As empresas que forem capazes de produzir conteúdos integrados e assertivos, aderentes a seu público e adequados a cada tipo de canal serão aquelas que terão melhores resultados.

O branded content não possui uma fórmula única para ter sucesso. Entretanto, alguns elementos ajudam a obter bons resultados, como despertar a curiosidade, gerar interesse, ser relevante e criar conexão. Assim, é possível reforçar o posicionamento da marca, criando empatia e fazendo com que o público se identifique com sua empresa.

Gostou de saber mais sobre branded content? Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais para que mais pessoas compreendam as diferenças entre essa estratégia, marketing de conteúdo e publicidade tradicional? E se você ficou com alguma dúvida sobre o tema ou tem um exemplo interessante que deseja compartilhar, deixe seu comentário.

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