Ter um mailing com o contato de pessoas que têm, de fato, interesse em seu produto ou serviço é algo muito valioso. É por meio dessa lista de contatos que você irá construir um relacionamento duradouro com seu público, conhecendo-o cada vez melhor. Com isso, poderá oferecer as melhores oportunidades de negócios para as pessoas certas, no momento adequado, aumentando muito suas chances de realizar vendas.
Porém, para alcançar resultados positivos, você precisa construir, tijolo por tijolo, seu próprio mailing, que deve ser composto apenas por pessoas que, de alguma forma, concordaram em receber e-mails e outros tipos de comunicação da sua empresa. Isso exige certo esforço e tempo.
Algumas empresas ainda acreditam que comprar listas de e-mails possa ser uma forma de acelerar seu crescimento. Mas isso não é verdade. Ao enviar um e-mail para milhares de pessoas que não têm interesse na sua mensagem, você pode prejudicar a imagem de sua empresa e fazer com que seu domínio seja reconhecido como um disseminador de spam, o que dificultará muito a entrega de qualquer e-mail seu no futuro.
Para evitar esse tipo de problema, daremos três dicas sobre como utilizar as melhores práticas para conquistar um mailing qualificado para seu negócio.
1. Tenha em seu site ou blog formulários de cadastros em várias páginas
Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas ainda deixam o formulário de cadastro apenas na home ou na área de contato do site. Porém, nem sempre um visitante chega a uma dessas páginas quando acessa seu conteúdo. Por isso, é muito importante oferecer a ele uma forma fácil de demonstrar interesse em receber suas newsletter, novidades e promoções em qualquer página do seu site.
Tenha em mente que quanto mais simples for esse processo, mais leads você irá gerar. Quanto mais informações você pedir, maior as chances de assustar o visitante e fazer ele desistir do cadastro.
Comece com um formulário básico. Com o tempo, você pode testar pedir mais ou menos informações e a melhor disposição dele em suas páginas – no topo, no rodapé, lado esquerdo ou direito – e ver qual opção traz melhores resultados.
2. Ofereça materiais valiosos para seu público
Para que seus visitantes forneçam informações tão valiosas como seus dados pessoais e tópicos de interesses, você precisa ofertar algo à altura em troca. E para isso, nada é mais eficaz do que oferecer conteúdos ricos, que despertem tanto a curiosidade ou desejo de seu público em consumir aquele material, que ele não se importe em informar seu nome, e-mail, telefone, cargo, empresa que trabalha, etc.
Os exemplos mais comuns de materiais ricos são:
- eBooks: Oferta mais clássica para geração de leads. Permite aprofundar um assunto de forma muito além do que seria feito em um blog post.
- Check-lists: Pode ser utilizado para apresentar assuntos complexos em um formato de passo a passo fácil de seguir.
- Infográficos: São representações gráficas do seu conteúdo. É um formato muito atrativo, pois mistura texto e imagens, o que facilita a compreensão do tema abordado.
- Lista de ferramentas: Material para apresentar dicas de ferramentas que podem ajudar seu público a solucionar problemas ou facilitar seu dia a dia.
- Templates: Formatos prontos que sua audiência pode replicar de forma a facilitar seu trabalho. Podem ser planilhas, apresentações e outros materiais gráficos.
- Tutoriais: Guias que explicam passo a passo o funcionamento de algo ou como realizar determinada ação.
- Webinars: Vídeos, geralmente mais simples, nos quais determinado assunto é abordado. Podem ser exibidos ao vivo ou gravados. A vantagem da transmissão ao vivo é a criação do sentimento de urgência em sua audiência e a proximidade que se cria com o público.
- Curso por e-mail: Sequência de e-mails oferecida automaticamente aos inscritos no curso com exclusividade.
- Conteúdos exclusivos para assinantes: Oferta de conteúdos ou promoções exclusivas para aqueles que são assinantes de sua newsletter, por exemplo.
- Kits de materiais: Pacote com diversos materiais que é fornecido por meio do preenchimento de um único formulário.
Lembre-se de criar conteúdos nesses formatos que atendam às diferentes etapas do seu funil de vendas. Quanto mais interessante e rico for o material produzido, mais informações você poderá pedir para o usuário.
3. Divulgue sua oferta de conteúdo ou promoções de diferentes formas
De nada adianta criar um conteúdo incrível ou uma promoção fantástica se ninguém ficar sabendo que eles existem. Portanto, divulgue suas ofertas de diversas formas e em diferentes formatos.
Em seu site, você pode criar um pop-up para alertar seus visitantes sobre seu novo eBook, por exemplo, e divulgar esse material em banners e em call to action inseridas em texto que abordem assuntos similares.
Landing pages exclusivas são ótimas para atrair mais a atenção dos seus visitantes e explicar melhor o que eles encontrarão no material que pretendem baixar. Elas também passam a sensação de mais autoridade para o conteúdo e deixam claro para seu público que os dados deles não serão mal utilizados.
Você também pode promover esse material por e-mail para os leads que você já conquistou para seu mailing e que você sabe que têm interesse em sua oferta.
Além disso, anuncie seu conteúdo ou promoção em suas redes sociais e até mesmo em grupos que tenham relação com tema da proposta e com seu perfil de público ideal.
Atrair os contatos certos para se relacionar com sua marca pode fazer toda a diferença no crescimento e reconhecimento de sua empresa. E então, que estratégias você tem usado para conquistar um mailing qualificado para seu negócio? Conte para a gente.
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o tema? Entre em contato com a ROOM33. Iremos adorar ajudar você a solucionar esse problema.
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