Atualmente, o foco das empresas não está apenas em efetuar as vendas de seus serviços, mas também investir na fidelização dos seus clientes após.
Isso mostra como o mercado mudou, assim como os hábitos de consumo da população. Antes de efetuar uma compra, o indivíduo sempre procura diferentes referências, seja por meio da internet ou pela indicação de conhecidos.
Sendo assim, para a empresa vale muito a pena fidelizar os seus clientes e mantê-los próximos, mesmo após o processo das vendas já tenha finalizado. Isso garante não apenas que esse cliente volte a comprar com a sua empresa, caso necessário, como também auxilia na divulgação da marca.
Isso tudo parece interessante, não é mesmo? Afinal, é uma forma de publicidade gratuita, através das propagandas que o seu cliente faz a respeito da sua empresa.
Quer entender um pouco mais sobre esse processo?
A importância da fidelização
O valor de um cliente vai muito além da compra que ele efetua em sua empresa. Isso porque, cada vez mais, as marcas têm percebido a importância de cada venda não apenas pelo valor gasto, mas também para gerar mais autoridade para a marca.
Isso porque, como foi percebido, cada cliente tem um grande potencial de trazer novas pessoas para a empresa, o que também garante mais vendas.
Entretanto, ainda não são todas as empresas que entenderam a importância da fidelização dos seus clientes no pós venda. Esse é um caminho que está sendo aberto, aos poucos, entre as empresas brasileiras.
Para aquelas que já utilizam isso como estratégia, é possível perceber como fazer com que um cliente compre de novo com a sua marca é um projeto difícil. Ainda assim, esse investimento é menor, quando comparado ao CAC (custo de aquisição de clientes).
Por conta disso, esse investimento deve ser repensado dentro das estratégias da empresa, como uma maneira de garantir um maior retorno e, consequentemente, um melhor fluxo de caixa.
Estratégias de relacionamento
A satisfação do seu cliente é a melhor maneira de medir e descobrir qual é a imagem da sua empresa no mercado.
Uma das principais maneiras de mensurar isso é através da realização de pesquisas com os clientes após a efetuação das vendas. Dessa forma, é possível entender quais foram os pontos positivos e negativos, do ponto de vista do consumidor.
Ter esse feedback é essencial para que a empresa consiga entender em quais pontos é necessário melhorar, garantindo uma melhor experiência ao consumidor.
Além disso, investir em e-mail marketing é uma boa estratégia para aqueles que desejam entender a experiência do consumidor após a venda que foi feita.
Da mesma forma, é uma ótima maneira para criar um relacionamento com o seu cliente, principalmente para o marketing de rede, oferecendo conteúdos que sejam interessantes para eles, assim como enviando promoções relevantes e eventos.
Outra maneira de garantir engajamento do seu público, assim como estabelecer esse bom relacionamento, é através das redes sociais. Garantir a presença nas mídias sociais, além de gerar mais autoridade para a marca, também é um meio mais fácil para que o indivíduo entre em contato, caso seja necessário.
Atualmente, as principais redes sociais são:
- Facebook;
- Twitter;
- Instagram;
- LinkedIn.
Entretanto, é importante lembrar que não é necessário estar presente em todas essas redes, apenas naquelas em que a sua persona se encontra, garantindo um melhor contato dos dois lados.
Encante o seu público!
É essencial estar atento às necessidades dos seus consumidores, para entender quais as melhores maneiras de estar presente e fazer com que o seu conteúdo, assim como a sua empresa, ainda seja relevante mesmo após a finalização da compra.
As estratégias do pós venda podem ser uma alternativa interessante para as empresas que tem como objetivo fidelizar os seus clientes, garantindo, muitas vezes, uma renda extra por conta da propagação que a sua marca vai ter.
Dessa forma, além de fortalecer a autoridade da empresa, também é possível ter uma publicidade gratuita, tornando o indivíduo em um embaixador da sua marca, o que pode gerar indicações e novas vendas.
Isso é tudo o que uma empresa pode pedir, não é mesmo?
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Meu Ideal
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