As inúmeras escolhas feitas pelos gestores são responsáveis diretas pelo desempenho de um empreendimento. Por isso, independentemente da experiência e qualificação da gestão, é preciso adotar técnicas para embasar cada tomada de decisão e garantir sua eficiência.
Isso é especialmente válido quando falamos em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Decidir pela palavra-chave certeira para empregar em seus materiais pode fazer toda a diferença e aumentar o alcance da sua marca, impulsionando seus resultados. Mas, afinal, como tomar essa decisão?
Um dos métodos mais eficazes é a aplicação da análise SWOT para palavra-chave. Que tal se aprofundar no assunto?
Acompanhe!
O que é a análise SWOT?
A análise SWOT é uma ferramenta analítica que confere à gestão uma visão ampla sobre tudo o que influencia a empresa. Para isso, tanto os fatores externos quanto os internos são avaliados com o mesmo grau de importância. O modelo define 4 elementos considerados fundamentais para qualquer decisão estratégica. São eles:
- Strenghts (forças);
- Weaknesses (fraquezas);
- Opportunities (oportunidades);
- Threats (ameaças).
Como você pode notar, as iniciais de cada uma dessas palavras formam o acrônimo SWOT, que dá nome à ferramenta. Naturalmente, a tradução para o português altera essa característica. Por aqui, o modelo analítico pode ser chamado de análise FOFA, que reúne as iniciais de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
A ideia é analisar cada um desses elementos e compreender de que forma eles podem influenciar a decisão. Ao investigar as forças e as fraquezas de uma nova estratégia, por exemplo, é possível avaliar se é válido prosseguir para a sua execução ou se os pontos negativos superam os positivos.
O mesmo acontece com a análise de ameaças e oportunidades. Imagine que você pretende expandir seu negócio, mas não está certo sobre qual mercado deve investir. Medir as ameaças (concorrência, elasticidade do consumidor etc.) e as oportunidades (alta demanda, baixa competição etc.) de cada alternativa vai facilitar a tomada de uma decisão firme.
Para facilitar a visualização do procedimento, é comum o uso de uma matriz 2×2, que divide os 4 elementos analisados entre fatores externos/internos e positivos/negativos. A simplicidade do processo torna a análise SWOT uma ferramenta que pode ser aplicada tanto para as decisões simples quanto para as mais complexas.
Qual é a importância da análise SWOT?
Nesse ponto, já está claro que a análise SWOT é de fundamental importância para a tomada de decisões dentro do seu negócio, não é? Por considerar tanto os fatores externos quanto os internos, essa ferramenta permite um entendimento completo sobre a empresa, a persona, os concorrentes e o mercado de modo geral.
E é aí que o método se torna ainda mais benéfico. Esse ganho de conhecimento possibilita que os gestores compreendam mais profundamente a própria empresa. Assim, é possível receber insights valiosos, mesmo que eles não fizessem parte do objetivo principal da análise.
Em outras palavras, quando se analisa qualquer elemento por meio da análise SWOT, você, indiretamente, passa a entender melhor a totalidade do seu empreendimento. Isso é fundamental para uma melhoria constante e para a colheita de frutos em médio e longo prazos.
Como envolve processos de brainstorming, a ferramenta é, também, excelente para o clima organizacional da empresa. O envolvimento de diversos integrantes no processo de decisão cria um ambiente mais inclusivo e, portanto, mais produtivo.
Como se trata de uma análise que segue um modelo padrão, a SWOT conta com grande flexibilidade e pode ser facilmente aplicada em diversas situações. Isso significa uma padronização nos processos estratégicos de sua empresa, o que facilita o trabalho da gestão e diminui a ocorrência de decisões prejudiciais ao negócio.
O que é a busca de palavras-chave e qual é a sua importância?
Antes de nos dedicarmos à aplicação da análise SWOT para palavra-chave, vamos falar um pouco sobre esse elemento tão crucial para a sua empresa. As palavras-chave podem ser consideradas os pilares para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital, seja para a criação de conteúdos, seja para o lançamento de campanhas.
Esses termos são responsáveis por conectar o usuário com o material da sua empresa. Quando aparece em um post de um blog, por exemplo, ele indica ao algoritmo do Google o assunto do artigo. Assim, quando uma pessoa busca pelo termo, as chances de ela encontrar sua página são maiores.
Acontece que o número de concorrentes que usam essa estratégia tende a ser grande. Por isso, o processo de escolha da palavra-chave para o seu material é mais complexo do que simplesmente considerar o comportamento da audiência. É preciso saber quais termos apresentam maior nível de competição.
Para tal, softwares planejadores de palavras-chave podem ajudar. O Moz Keyword Explorer, por exemplo, indica quais expressões estão sendo mais disputadas no momento. Com esses dados em mão, você pode realizar a análise SWOT e definir o caminho a seguir. Como fazer isso? Contamos no próximo tópico!
Como aplicar a análise SWOT em sua busca de palavras-chave?
Para iniciar o processo de decisão sobre as palavras-chave que devem ser utilizadas, você deve saber exatamente quem você quer impactar. Para tal, é fundamental a criação de personas que reflitam o seu perfil de consumidor ideal. Afinal, as características demográficas e pessoais desse personagem podem alterar o termo mais adequado.
Tendo em mente o objetivo a ser cumprido, reúna a equipe e comece o processo de brainstorming para encontrar as palavras-chave que podem ser empregadas em seu conteúdo. Para isso, não adianta se resumir ao achismo. É fundamental utilizar as ferramentas de planejamento de palavra-chave para conhecer mais detalhes sobre elas.
Para cada um dos termos, elabore uma matriz 2×2 e comece a registrar os pontos fortes e fracos, considerando fatores externos e internos. Para facilitar seu entendimento, vamos falar mais detalhadamente sobre cada um dos elementos que devem ser considerados.
Forças
O primeiro fator que deve ser levado em conta diz respeito aos pontos positivos de cada palavra-chave. Ao utilizar um software de planejamento, você vai preencher algumas informações para otimizar a busca. Será preciso especificar as características da persona, o seu objetivo e o domínio do seu site.
A ferramenta vai gerar uma lista com os termos mais pertinentes para o seu perfil. Naturalmente, você pode considerar as primeiras colocadas como fortes o suficiente para integrar sua estratégia. Contudo, é preciso cuidado. Muitas vezes a popularidade do termo pode ser alta, mas ele pode não ser muito utilizado pelo seu público específico.
Assim, utilize sua matriz para anotar os pontos fortes indiscutíveis. Eis alguns exemplos:
- a concorrência pelo termo é baixa;
- é um termo popular entre seu público-alvo;
- o termo é condizente com a linguagem utilizada em seu blog;
- a palavra está constantemente entre as mais buscadas.
Fraquezas
As fraquezas, como você pode imaginar, estão relacionadas às palavras-chave que menos se encaixam em sua estratégia. Isso acontece por vários motivos. Em alguns casos, o termo pode ser muito popular e até apresentar baixa concorrência, mas pode estar diretamente ligado a um de seus competidores.
De novo, anote em sua matriz cada um dos pontos fracos encontrados. Como em um bom processo de brainstorming, todo insight deve ser registrado, mesmo que lhe pareça irrelevante. Outros pontos que podem ser considerados negativos em uma palavra-chave são:
- alta concorrência;
- alto custo para obter engajamento;
- pouca relação com sua persona.
Oportunidades
Como em qualquer estratégia, a busca por prioridades deve ser considerada primordial em um planejamento de palavras-chave. É possível, por exemplo, encontrar termos altamente buscados, mas pouco explorados pelos seus concorrentes.
Além disso, você pode tentar prever tendências futuras nas buscas realizadas pelos usuários. Datas como a Black Friday, por exemplo, costumam alterar o volume de buscas para termos específicos, como “oferta” e “desconto”. O mesmo ocorre em feriados comemorativos, como o Dia das Mães e o Natal.
Durante a realização de sua análise SWOT, mantenha um olho aberto para identificar essas oportunidades e sair na frente dos concorrentes.
Ameaças
Quando falamos de ameaças na busca de palavras-chave, nos referimos aos termos que, se utilizados, podem se mostrar ineficientes para a estratégia. Muitas vezes, esses riscos podem passar despercebidos, por isso é necessário enxergar além do óbvio.
Um termo muito popular, em um primeiro momento, pode parecer uma ótima oportunidade para alcançar sua persona. Contudo, essa é uma ideia que pode ser rasa. É necessário verificar o grau de concorrência e a eficiência de seus competidores em explorar a palavra.
Se já existirem muitos conteúdos focados no termo, poderá ser uma missão impossível rankear sua página entre os primeiros resultados nas SERP. Quando isso acontece, é preciso buscar por expressões similares, que possam servir como alternativas menos concorridas.
Aplicar a análise SWOT para palavra-chave é uma forma eficiente de otimizar sua produção de conteúdo e aumentar o alcance da sua marca na internet. Com o uso do modelo analítico, você tem a possibilidade de tomar decisões mais embasadas, o que eleva o grau de eficiência dos seus esforços de Marketing.
Agora que você sabe como usar a matriz SWOT para a busca de palavras-chave, que tal continuar o aprendizado? Neste artigo, explicamos como a análise SWOT pode otimizar a estratégia do seu e-commerce. Confira!
Conteúdo produzido pela Rock Content.
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