O Clubhouse oferece algo difícil de encontrar, uma audiência disposta a ouvir.

A última semana foi bem aquecida no mundo das novidades digitais. Uma nova rede social, bem diferente das convencionais, chegou ao país fazendo bastante barulho, e com isso, atraindo nomes de peso para participar das interações.

Clubhouse é uma rede social com foco na comunicação por voz, permitindo a criação de salas de conversa para interação entre os participantes. A rede não tem álbum de fotos, não traz anúncios e os únicos dados do usuário que a rede apresenta são a foto de perfil e uma breve descrição.

Além disso, um usuário fica diretamente ligado à quem o convidou para a rede. Se um usuário infringir algum dos termos de uso e for expulso da rede, quem fez a indicação do infrator também será penalizado. A estratégia faz parte de uma política de tolerância zero aos comportamentos nocivos, cada vez mais comuns nas outras redes sociais.

Mesmo com essas limitações, muita gente fez questão de se inscrever no Clubhouse para tentar cravar sua bandeira e começar um novo trabalho. Historicamente, quem chega antes em redes sociais mais novas tende a conseguir mais seguidores e se posicionar como influenciador.

A percepção sobre redes sociais mudou bastante nos últimos cinco anos. O que antes era visto apenas como um local para diversão e entretenimento, hoje é rapidamente compreendido como uma oportunidade de gerar novos negócios.

Mas o potencial do Clubhouse para quem quer fazer negócios não acaba aí, a rede traz uma oportunidade enorme para quem está interessado em alimentar uma nova base de clientes e estimular suas vendas.

A maior vantagem do Clubhouse, a voz

A maior parte das redes sociais está recheada de ruídos. São vídeos, imagens, mensagens e interações diferenciadas competindo entre si num mesmo espaço. É fácil para alguém ignorar um conteúdo em busca da próxima foto, próximo vídeo interessante ou mensagem que o agrade.

No Clubhouse as interações são constantes, uma pessoa que está numa sala de conversa não possui uma distração extra, é um bate papo constante e focado.

A pessoa presente na discussão está, quase sempre, com o foco voltado para o que está sendo dito. É muito difícil, no mundo moderno, um ambiente onde a atenção para o que está acontecendo seja tão acentuada, e isso permite que cada sinalização seja recebida com mais intensidade.

O que você diz importa muito

Como a voz é tudo o que existe disponível para transmitir uma mensagem, o conteúdo do que está sendo dito conta bastante.

Diferente de vídeos ou podcasts que podem ser editados, ou dos webinars que trazem roteiros muito bem definidos, a comunicação de voz ao vivo traz algumas armadilhas que precisam ser consideradas.

Assim como a mensagem bem construída pode ser contundente, a mensagem errada pode trazer o exato resultado oposto, prejudicando a credibilidade e afetando negociações com clientes.

Mesmo sendo interessante participar de diversas salas diferentes para estabelecer uma presença inicial e entregar sua mensagem, é importante dar preferência para discussões onde seu conhecimento é mais aprofundado e sua mensagem será recebida como a visão de um especialista.

É preciso resistir ao desejo da autopromoção

Por mais que seja tentador, e muitas pessoas estejam no aplicativo com a intenção da autopromoção, é preciso resistir ao impulso. É claro que buscar boas salas sobre assuntos que tem conhecimento também é uma aplicação para promover seu trabalho.

No entanto, é comum cair em exageros de comunicação e transformar em autopromoção gratuita, sem adicionar conteúdo ou valor real para as conversas.

O Clubhouse é uma relevante oportunidade de alcançar novos horizontes e tocar um público que está disposto a ouvir o que você tem a dizer.

É preciso tomar alguns cuidados, mas com uma boa estratégia definida é possível colher bons resultados.

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