Alcance no Instagram: o segredo foi revelado!

Enfim, a ‘pergunta de US$ 1 milhão’ quando se trata da rede social mais querida do país foi respondida.

O segredo do alcance no Instagram foi revelado pelo próprio chefe da rede social, Adam Mosseri, ou seja, fonte segura e que merece atenção especial 😉

Todo produtor de conteúdo e marqueteiros em geral têm como grande desafio entender o algoritmo do Instagram.

Um segredo que até então parecia impossível de desvendar mas, surpreendentemente, foi revelado e deu fim ao achismo e especulações sobre o assunto.

Comportamentos que acabavam gerando ações equivocadas na rede e, com isso, resultados ruins pra quem buscava uma entrega orgânica maior dos seus conteúdos..

Resultado: muito conteúdo flopado e frustração dos seus usuários.

Antes de mais nada, vale ressaltar aqui que a experiência do seu seguidor deve ser a prioridade quando se trata de conteúdo.

Antes de pensar em atender as diretrizes do algoritmo do Instagram, você precisa atender as necessidades e anseios dos seus seguidores, oferecendo conteúdos que o interessam e que são relevantes de verdade para eles. Pense nisso!

Mas, você deve estar se questionando:

Por que alguns conteúdos têm muitas visualizações e outros flopam se ambos foram pensados, criados e postados especialmente para os meus usuários?

Como o Instagram decide o que vai entregar mais e a quem vai entregar o meu conteúdo?

Comportamento. Essa é a palavra de ordem sobre alcance no Instagram.

A rede social tem um verdadeiro ranking de prioridades para eleger qual conteúdo e de quem irá entregar primeiro e a quem irá entregar. E tudo isso é pautado pelo comportamento do usuário.

Parafraseando um dito popular, seria algo como “me diga quem segues, curte e compartilha, que sabereis quem tu és e o que te entregar no Instagram”.

De acordo com Adam Mosseri, quando o algoritmo priorizava a ordem cronológica de postagem, os usuários perdiam muito conteúdo e não viam 70% do seu feed.

Isso significa que mais da metade do que o seu feed ficava perdido :-/

Um insight para então surgir a entrega de acordo com o comportamento do usuário, ou seja, o que mais lhe interessa de acordo com as suas interações no aplicativo: likes, compartilhamentos, comentários, salvos etc.

Está captando o tamanho da importância do conteúdo focado no seu público?

Além de atender a proposta da arroba, esta é a melhor e mais segura forma de reter o seu usuário.

O que fazer para conseguir ainda mais alcance

Mesmo com o comportamento do usuário no Instagram definido como principal filtro para o alcance no Instagram, cada ação dentre dele tem um peso, olha só:

No feed e nos stories: pelos conteúdos dos amigos e da família, teórica e virtualmente pelo menos, de pessoas mais próximas ao usuário.

Dia e Hora: isso também interfere e muito no alcance no Instagram. Dependendo do seu público, os posts de madrugada, por exemplo, tendem a flopar. Assim como:

  • Periodicidade de postagem;
  • Localização;
  • Duração dos conteúdos em vídeos;
  • Acessibilidade –  se tem legenda ou não.

Reciprocidade: Sim, isso também conta muito no Insta. Seu volume de interações em outras arrobas têm peso na entregabilidade do seu conteúdo também.

Números: quanto mais curtidas um conteúdo receber, maior é a chance de ele aparecer para mais gente, nessa ordem de importância para o algoritmo:

  1. 1. Comentar
  2. 2. Curtir
  3. 3. Salvar
  4. 4. E tocar na foto do perfil do criador do conteúdo.

No Explorar:  Como a ferramenta é para você conhecer outros perfis, os conteúdos mostrados são de arrobas que o usuário não segue e muitas vezes nem conhece.

E o Instagram apresenta novos perfis com base nos que ele já segue e interage mais com comentários, salvando, curtindo e encaminhando.   

Nos reels:  Recurso importante no Instagram, ele prioriza bastante os conteúdo por lá, em vídeos dinâmicos e mostra os que ele identifica que sejam interessantes ao usuário. Tudo de acordo com o comportamento dele na rede social.

Percebeu que agora quem determina o alcance do Instagram é o comportamento do usuário?

Em resumo é:

1 – Conteúdo pensado e desenvolvido com foco absoluto na sua persona. Bom e relevante pra ela!

2 – O algoritmo dita o ritmo do seu perfil, mas é o seu comportamento que toca a música.

O conteúdo nunca foi tão decisivo em uma estratégia de marketing digital para empresas e produtores de conteúdo em geral.

Agora que você já sabe disso, faça como o Instagram e priorize a experiência do usuário.

Crie conteúdos alinhados com a sua persona. Esse é o grande segredo do alcance no Instagram.

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