Enfim, a ‘pergunta de US$ 1 milhão’ quando se trata da rede social mais querida do país foi respondida.
O segredo do alcance no Instagram foi revelado pelo próprio chefe da rede social, Adam Mosseri, ou seja, fonte segura e que merece atenção especial 😉
Todo produtor de conteúdo e marqueteiros em geral têm como grande desafio entender o algoritmo do Instagram.
Um segredo que até então parecia impossível de desvendar mas, surpreendentemente, foi revelado e deu fim ao achismo e especulações sobre o assunto.
Comportamentos que acabavam gerando ações equivocadas na rede e, com isso, resultados ruins pra quem buscava uma entrega orgânica maior dos seus conteúdos..
Resultado: muito conteúdo flopado e frustração dos seus usuários.
Antes de mais nada, vale ressaltar aqui que a experiência do seu seguidor deve ser a prioridade quando se trata de conteúdo.
Antes de pensar em atender as diretrizes do algoritmo do Instagram, você precisa atender as necessidades e anseios dos seus seguidores, oferecendo conteúdos que o interessam e que são relevantes de verdade para eles. Pense nisso!
Mas, você deve estar se questionando:
Por que alguns conteúdos têm muitas visualizações e outros flopam se ambos foram pensados, criados e postados especialmente para os meus usuários?
Como o Instagram decide o que vai entregar mais e a quem vai entregar o meu conteúdo?
Comportamento. Essa é a palavra de ordem sobre alcance no Instagram.
A rede social tem um verdadeiro ranking de prioridades para eleger qual conteúdo e de quem irá entregar primeiro e a quem irá entregar. E tudo isso é pautado pelo comportamento do usuário.
Parafraseando um dito popular, seria algo como “me diga quem segues, curte e compartilha, que sabereis quem tu és e o que te entregar no Instagram”.
De acordo com Adam Mosseri, quando o algoritmo priorizava a ordem cronológica de postagem, os usuários perdiam muito conteúdo e não viam 70% do seu feed.
Isso significa que mais da metade do que o seu feed ficava perdido :-/
Um insight para então surgir a entrega de acordo com o comportamento do usuário, ou seja, o que mais lhe interessa de acordo com as suas interações no aplicativo: likes, compartilhamentos, comentários, salvos etc.
Está captando o tamanho da importância do conteúdo focado no seu público?
Além de atender a proposta da arroba, esta é a melhor e mais segura forma de reter o seu usuário.
O que fazer para conseguir ainda mais alcance
Mesmo com o comportamento do usuário no Instagram definido como principal filtro para o alcance no Instagram, cada ação dentre dele tem um peso, olha só:
No feed e nos stories: pelos conteúdos dos amigos e da família, teórica e virtualmente pelo menos, de pessoas mais próximas ao usuário.
Dia e Hora: isso também interfere e muito no alcance no Instagram. Dependendo do seu público, os posts de madrugada, por exemplo, tendem a flopar. Assim como:
- Periodicidade de postagem;
- Localização;
- Duração dos conteúdos em vídeos;
- Acessibilidade – se tem legenda ou não.
Reciprocidade: Sim, isso também conta muito no Insta. Seu volume de interações em outras arrobas têm peso na entregabilidade do seu conteúdo também.
Números: quanto mais curtidas um conteúdo receber, maior é a chance de ele aparecer para mais gente, nessa ordem de importância para o algoritmo:
- 1. Comentar
- 2. Curtir
- 3. Salvar
- 4. E tocar na foto do perfil do criador do conteúdo.
No Explorar: Como a ferramenta é para você conhecer outros perfis, os conteúdos mostrados são de arrobas que o usuário não segue e muitas vezes nem conhece.
E o Instagram apresenta novos perfis com base nos que ele já segue e interage mais com comentários, salvando, curtindo e encaminhando.
Nos reels: Recurso importante no Instagram, ele prioriza bastante os conteúdo por lá, em vídeos dinâmicos e mostra os que ele identifica que sejam interessantes ao usuário. Tudo de acordo com o comportamento dele na rede social.
Percebeu que agora quem determina o alcance do Instagram é o comportamento do usuário?
Em resumo é:
1 – Conteúdo pensado e desenvolvido com foco absoluto na sua persona. Bom e relevante pra ela!
2 – O algoritmo dita o ritmo do seu perfil, mas é o seu comportamento que toca a música.
O conteúdo nunca foi tão decisivo em uma estratégia de marketing digital para empresas e produtores de conteúdo em geral.
Agora que você já sabe disso, faça como o Instagram e priorize a experiência do usuário.
Crie conteúdos alinhados com a sua persona. Esse é o grande segredo do alcance no Instagram.
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