Desde que as mídias sociais começaram a ganhar popularidade, todas as marcas embarcaram na possibilidade de interagir de maneira mais próxima com seus clientes. Criar uma legião de seguidores e gerar engajamento nas redes sociais se tornou a nova moeda da economia do marketing digital e todos brigavam por uma fatia gorda desse bolo.
Agora que a poeira baixou e as mídias sociais não são mais vistas como uma tendência passageira, as marcas estão caminhando para uma fase de amadurecimento. Hoje em dia não dá mais para pensar em construção de marca sem pensar no universo digital, por isso o Social Branding se transformou em uma disciplina tão importante no marketing digital. Seu principal objetivo é conectar marcas com pessoas através de uma comunicação alinhada com os valores e objetivos da empresa. Quando esse trabalho é bem feito, o consumidor entende o propósito da marca e se identifica com ela.
Se você está, como a maioria das marcas, fazendo os ajustes necessários para ter uma boa comunicação online, esse post vai ser muito útil para você.
Seguem abaixo as 7 qualidades que sua marca precisa ter para gerar engajamento nas redes sociais.
1. Transmita confiança
Uma das suas prioridades mais elevadas no ambiente digital é passar credibilidade, sua comunidade de seguidores precisa confiar em você. O consumidor moderno quer ser relacionar com as marcas que eles se identificam e fogem das que são manipuladoras, mentirosas ou que tem uma postura inapropriada de apenas tentar vender o tempo todo.
A fim de construir essa confiança, procure ter uma comunicação direta e transparente com seu público, tentando sempre gerar valor (entraremos em mais detalhes sobre isso mais para frente). Confiança leva tempo para construir, então seja paciente e consistente em seus esforços.
2. Seja pessoal
Muitas empresas cometem o erro de postar mensagens genéricas em suas redes sociais, esquecendo que seu objetivo final é tocar as pessoas com as suas mensagens. Se suas postagens são mecânicas, superficiais ou excessivamente prolixas, dificilmente vai conseguir gerar um bom engajamento nas redes sociais. As marcas que fazem mais sucesso nas mídias sociais, são aquelas que são mais pessoais.
A melhor maneira de trazer personalidade para sua comunicação online é simplesmente esquecer o fato de que você está escrevendo para uma marca. Escreva como se você estivesse conversando com um amigo. Naturalmente, cada marca terá seu próprio tom de voz, umas mais formais, outras menos, porém tente sempre usar uma linguagem próxima e pessoal.
Quando as pessoas leem seus posts, elas devem sentir que tem uma pessoa escrevendo para elas. Isso humaniza sua marca, melhora o grau de confiança, aumenta o engajamento nas redes sociais e as taxas de conversão.
3. Seja original
Há milhares de empresas competindo diretamente com você pelo favoritismo das pessoas nas redes sociais. Se quiser se destacar, vai precisar se esforçar para conquistar parte dessa audiência.
Você precisa encontrar uma maneira de expressar o que torna o seu negócio único ou melhor do que as outras empresas. Precisa achar o seu tom de voz e dar personalidade para sua comunicação, caso contrário, você corre o risco de ser apenas mais uma gota no balde.
4. Seja atencioso
As marcas que fazem mais sucesso nas redes sociais são aquelas que cultivam um ambiente onde seus seguidores se sintam motivados a interagirem. Para isso acontecer, as pessoas precisam perceber que são ouvidas e valorizadas.
A melhor maneira de mostrar que sua marca se preocupa com seus seguidores é escutá-los individualmente. Quando alguém publica uma mensagem longa em alguma de suas redes sociais, responda de maneira pessoal ao invés de dar respostas prontas. Você também pode estimular seus seguidores fazendo perguntas, pedindo opiniões… Faça o que for preciso para provar aos seus leitores que você se preocupa com as opiniões deles.
5. Interaja
Outra qualidade essencial para a criação de um ambiente onde os seus seguidores voluntariamente respondem e se envolvem com as suas publicações, é a capacidade que você tem de responder o máximo possível aos comentários. Quando você entra no mundo social, as pessoas esperam ser correspondidas quando postam em seu perfil. Não importa quão pequeno ou insignificante uma mensagem possa parecer, responda. Se o comentário de um seguidor passar desapercebido, pode apostar que ele não vai mais interagir no futuro. Por outro lado, se um novo seguidor chega à sua página e vê que cada comentário gera uma resposta, isso vai ser um incentivo para que ele participe.
E não se esqueça, todas as suas respostas devem ser únicas. Você não pode depender de um punhado de respostas prontas e automatizadas para responder aos comentários.
6. Transmita autoridade
Além de parecer confiável, sua marca deve ser vista como autoridade no assunto referente ao seu negócio. Caso contrário, as pessoas buscarão informações em outras páginas que ofereçam conteúdo mais recente ou mais preciso.
Construir reputação de autoridade leva tempo e a melhor maneira de fazer isso é se informar o mais rápido possível e, em seguida, publicar artigos com frequência.
7. Crie conteúdo de valor
Finalmente, para ser uma marca de sucesso nas redes sociais, você precisará oferecer conteúdo que gere valor para sua audiência, algo que eles precisem ou queiram muito.
Gerar engajamento nas redes sociais é um processo contínuo. É necessário muita observação, avaliação e aperfeiçoamento. Aprenda com suas interações mais bem-sucedidas e também com as não tão bem-sucedidas e gradualmente vá fazendo os ajustes necessários para obter melhores resultados. Quanto melhor você conhecer o seu público, melhor você será capaz de envolvê-los. Enquanto isso, você pode usar essas qualidades como base para dar um impulso na sua marca no mundo das mídias sociais.
Você já tem usado algumas dessas técnicas para gerar engajamento? Eu gostaria muito de saber o que tem funcionado para você. Deixe seus comentários abaixo e se quiser saber um pouco mais sobre como gerar engajamento nas redes sociais entre em contato com a gente. Será um prazer trocar figurinhas com você.
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