[Guest Post] Era digital: Como as imobiliárias estão se reinventando?

Atualmente é preciso estar presente na internet para ser conhecido e conquistar clientes interessados em comprar ou alugar.

Com a chegada da Era Digital, as pessoas mudaram a forma como procuram por produtos ou serviços. Essa situação atinge também as imobiliárias em São Paulo ou de outras regiões brasileiras. Antes de visitar o local físico, seus futuros clientes conhecem mais sobre a imobiliária e o que ela tem a oferecer, além do próprio imóvel que lhes chama a atenção.

Isso significa dizer que as empresas estão se reinventado para serem a primeira opção de uma pessoa que deseja alugar, comprar ou vender uma casa ou apartamento. Ficar parado esperando que um cliente venha até sua imobiliária não é mais uma alternativa.

Descubra o que as imobiliárias têm feito na Era Digital, para conquistar cada vez mais clientes:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é indispensável para quem trabalha com a venda de imóveis. Mais do que falar daquilo que está disponível para alugar, é preciso trazer outras informações que atraiam as pessoas.

Você pode falar um pouco sobre os principais bairros de algumas cidades, dicas de decoração e até como escolher um apartamento ou casa. A ideia é conquistar clientes que já estão decididos a alugar/comprar e aqueles que ainda estão pensando sobre o assunto.

Além do site da imobiliária você pode ter também um blog, que vai ser muito útil na produção de conteúdo e vai trabalhar com variados perfis de clientes em potencial.

Presença ativa nas redes sociais

Estar nas redes sociais é algo que nem deve ser discutido. O primeiro lugar em que se busca por qualquer tema – inclusive informações positivas ou negativas – é neste espaço.

As imobiliárias precisam ter páginas ativas no Facebook, Instagram e até investir no WhatsApp Business, assim o contato com o público se torna mais rápido e fácil. Importante cuidar com o que é divulgado nestes espaços.

Existe sim a possibilidade de falar sobre os imóveis para alugar ou vender, mas o melhor é trazer outros conteúdos ligados a área, de forma a fazer com que as pessoas queiram seguir sua página nas redes sociais.

As redes sociais são também uma estratégia de marketing de conteúdo. Além de replicar o que for postado em seu blog, pode trazer alguns posts exclusivos que ajudem os clientes – e potenciais clientes – de alguma forma.

Investimento em ADS

ADS ou anúncios pagos são importantes para quem está no ramo imobiliário. Inclusive, envolvem uma forma muito prática de colocar seu site nos primeiros resultados de busca.

Assim, quando alguém pesquisa algo relacionado a comprar ou alugar, sua página aparece como resultado, deixando claro que se trata de um anúncio. É um investimento que dá maior credibilidade, pois para ser aceito e publicado, passou por toda uma análise do Google e outros buscadores.

Além dos buscadores, é possível anunciar também nas redes sociais, como Facebook e Instagram e promover algumas de suas postagens. É uma dica muito útil quando há uma novidade em imóveis e pode ajudar a atrair ainda mais interessados.

Mudança nos anúncios do site

Quando os anúncios de imóveis à venda eram feitos nos jornais, as informações continham apenas texto. Era algo breve, afinal, se tratava de um pequeno espaço, na parte de imóveis de uma publicação impressa.

Falavam da quantidade de quartos, a metragem do apartamento ou casa e a região em que estavam localizados, abaixo traziam o telefone e o nome da imobiliária, para que as pessoas entrassem em contato para terem mais informações.

Hoje isso mudou um pouco e quando os imóveis são anunciados em seu site você precisa trazer mais detalhes para conquistar as pessoas. Ninguém deseja ter que pegar o telefone e ligar, para ao final descobrir que aquele anúncio nada tinha a ver com o que está buscando.

Fotos de alta qualidade, que permitam conhecer melhor o interior do imóvel anunciado – inclusive versões 360 graus – vídeos e um texto mais chamativo, fazem parte do anúncio de imóveis nos sites das imobiliárias.

Em alguns casos, é feita uma integração entre os textos publicados no blog, com um link que leva para determinado grupo de casas ou apartamentos que podem ser do interesse de quem lê.

QR Code

Os anúncios de imóveis feitos em panfletos e outros espaços físicos não foram deixados de lado. Porém, a ideia agora é trazer uma integração digital, o anúncio começa no espaço físico e termina na internet.

Por exemplo, você pode mostrar apenas uma foto e falar da região em que o apartamento ou casa se encontra, sem grandes detalhes. Logo abaixo insere um QR Code, com um “Saiba mais aqui” ou “Descubra os segredos deste imóvel”.

Com seus smartphones, as pessoas interessadas em saber mais sobre aquele imóvel, escaneiam o QR code e são levadas a um espaço exclusivo em seu site, que detalha ainda mais aquele anúncio.

É nesta parte que vão estar mais fotos, informações sobre a região e tudo o mais que possa incentivar quem lê a escolher aquela casa ou apartamento para ser dela.

Chatbot no site

Se antigamente as pessoas pegavam o telefone e ligavam para uma imobiliária, quando estavam interessadas em comprar, vender ou alugar, hoje isso funciona de forma diferente. Sua empresa será procurada através do site, WhatsApp ou redes sociais.

O detalhe é que nem sempre você estará disponível. Há quem envie mensagens à noite, ou logo cedo pela manhã. No entanto, isso não quer dizer que essa pessoa vá ficar sem resposta, e o truque é apostar no Chatbot em seu site.

Assim, o primeiro contato é feito com um robô, que vai orientar algumas informações básicas. Pode repassar, por exemplo, que o contato com os corretores ocorre a partir das 8h da manhã e vai até às 19h, de segunda a sexta-feira.

O Chatbot cria então a primeira interação e evita que o interessado acabe escolhendo outra empresa, pelo simples fato de não receber uma resposta imediata. E na Era Digital, é muito importante que o primeiro contato ocorra rapidamente.

Conseguiu perceber o quanto é importante que as imobiliárias estejam integradas com a Era Digital. Apesar dos anúncios em papel e outdoor ainda funcionarem, a presença na internet conquista clientes muito mais facilmente, além de aumentar a credibilidade da empresa.

Artigo produzido pelo blog do site Chaves na Mão, especializado em conteúdo de auxílio à jornada de compra imobiliária.

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