[Guest Post] 4 tendências de marketing B2B às quais você precisa estar atento!

O marketing B2B trabalha com a divulgação de produtos e serviços entre empresas, mercado que cresce cada vez mais atualmente.

De acordo com pesquisa da Forrester Research, o nicho de mercado B2B rendeu mais de US$ 1 trilhão em 2018.

Mas, devido à grande competitividade do mercado, muitas empresas buscam se diferenciar em canais de divulgação na internet para aumentar seus lucros.

A melhor alternativa para isso é o marketing digital, que é a atividade de divulgar produtos e serviços pela internet.

Existem diversas estratégias de marketing digital, e, para as empresas terem sucesso, elas devem seguir as principais tendências do momento.

Veja neste post as principais estratégias de marketing digital praticadas atualmente para alavancar os lucros com divulgação na internet.

1 – Marketing em aplicativos de mensagens

Os aplicativos de mensagens estão sendo cada vez mais utilizados comercialmente pelas empresas.

A razão disso é o enorme número de usuários desses aplicativos, chegando a 1,6 bilhão no WhatsApp e 200 milhões no Telegram por mês.

Esses aplicativos permitem o contato direto da empresa com o cliente e a personalização da mensagem.

Isso é bastante positivo, pois os clientes desejam e preferem se comunicar com as empresas por esses aplicativos.

Como resposta disso, 96% das empresas querem ter uma conta no WhatsApp, segundo pesquisa da Opinion Box.

2 – Aposte em vídeo marketing

O uso dos vídeos para divulgar o seu portal B2B é uma ótima alternativa para aumentar o número de leads (potenciais clientes).

De acordo com pesquisa do Google, 70% dos compradores B2B assistem a vídeos durante a sua pesquisa na jornada de compra.

Esses conteúdos em vídeo permitem diversos formatos, como tutoriais, webinars e conteúdos divertidos que educam, informam e engajam o seu público.

Não restrinja o seu conteúdo apenas ao YouTube. Outros canais de divulgação têm grande relevância no mercado B2B, como Instagram, Facebook e LinkedIn.

E as previsões do crescimento do videomarketing são ainda maiores. Segundo pesquisa da Cisco, até 2021, 82% do tráfego da internet será proveniente de vídeos.

3 – Use os stories das redes sociais

A tecnologia dos stories, pílulas de vídeos que desaparecem após um tempo, pode ser mais uma opção para engajar o público em um marketing de rede.

Criado no Instagram, esse recurso passou a existir também no Facebook e no YouTube, conhecido como reels.

Na estratégia de marketing digital, os stories podem ser usados para divulgar determinado produto, promoção ou apresentação de conteúdos em outras plataformas.

Essa tecnologia ajuda a empresa a ter mais tráfego nas redes sociais e mantém os seus seguidores sempre engajados a ela.

4 – Invista em marketing mobile

O marketing mobile é uma série de ações de divulgação exclusivamente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Seu objetivo é manter a interação e o relacionamento entre empresa e cliente por meio dos aparelhos mobile.

Investir nesse tipo de divulgação pode ser uma oportunidade de compra dos produtos, pois existem 230 milhões de smartphones ativos no Brasil, segundo pesquisa da FGV.

Uma ação muito comum de marketing mobile é a otimização do site, tornando-o mais responsivo e eficiente.

Porém, outras ações podem ser utilizadas, como verificar a localização dos clientes e possibilitar ligações para eles de forma direta e rápida.

Siga as tendências do marketing digital

O marketing digital é uma excelente opção para aumentar suas vendas no e-commerce ou marketplace B2B

Entretanto, em razão da concorrência do mercado, para alcançar resultados, é necessário seguir as principais tendências do marketing.

É possível aumentar a lucratividade de sua empresa com aplicativos móveis. A razão disso é a comunicação direta entre empresa e cliente, permitindo uma mensagem clara e personalizada para atrair o público.

Outra tendência do marketing digital é o marketing em vídeo. Por meio da publicação de conteúdo em diversos formatos, a empresa consegue encontrar leads qualificados com mais facilidade, pois são ambientados com aquilo que a empresa deseja vender.

Já os stories podem ser usados para manter o seu público engajado, bem como para divulgar promoções e conteúdos para os seus seguidores.

E o marketing mobile é outra tendência do marketing digital. Com base no contato direto e na responsividade dos sites, seu objetivo é investir nos usuários de dispositivos móveis, cada vez mais crescentes no Brasil.

Dessa forma, sua empresa seguirá as tendências de marketing que estão funcionando, algo que ajudará na escolha da melhor estratégia para divulgar e vender o seu produto pela internet.

Este artigo foi escrito por Mateus Portela, assessor de imprensa do Marketing para Indústria.

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