Tem dúvidas de como começar no marketing digital? Tenha um blog

Muitos empresários ainda receiam a palavra blog por acreditarem que não terão tempo, nem pessoas e nem dinheiro para continuar o projeto. Ainda há aqueles que não enxergam valor de negócio na ferramenta. É verdade que manter um blog é um desafio, mas um bom planejamento voltado sempre para a entrega de valor ao público alvo facilita tudo. Aliás, criar processos é um dos segredos das empresas que conseguem manter uma estratégia digital consistente. Quando um blog é bem administrado, com metas e objetivos claros, torna-se um ativo valioso para a empresa. Neste artigo, você vai entender o porquê.

Blog gera retorno sobre o investimento

Você provavelmente já ouviu por aí de algum empresário que blog não dá retorno. Para ele, pode até ser. Isso porque, provavelmente, a equipe envolvida no projeto não acreditou no potencial da plataforma ou não soube utilizá-la.

A grande vantagem de um blog é pegar pessoas em todas as etapas do ciclo de compra. Isso significa que, se o conteúdo for de qualidade e bem direcionado, você vai conseguir alcançar tanto consumidores no primeiro estágio quanto no último. E isso significa atrair e chamar atenção de leitores que podem, futuramente, virar clientes.

Mas para que isso ocorra, é preciso planejar o conteúdo pensando no público alvo da empresa. Quais assuntos pertinentes ao seu produto/serviço são interessantes para seus prospects? Que tipo de informação eles buscam e o que você pode oferecer para agregar valor ao seu negócio? Depois que você consegue respostas como essas, fica fácil fazer um planejamento de pautas relevantes para os futuros leitores do seu blog.

Se você escreve o que ninguém quer ler, aí, realmente, está apenas desperdiçando dinheiro e um espaço valioso de geração de negócios.

Preocupe-se com a estrutura do blog

Modelos de blogs de sucesso não faltam. A estrutura de um blog pode ser utilizada para potencializar conversões, inclusive. É imprescindível mostrar um formulário de cadastro com destaque. Dessa maneira, além de oferecer conteúdos de forma passiva, você pode criar uma base de contatos interessados no conteúdo que sua empresa oferece e alimentá-los com ofertas de valor.

Você também pode utilizar o blog para mídia dos próprios produtos ou serviços. Ao criar banners de ofertas ou mesmo de novos produtos, você consegue atrair atenção dos usuários e direcioná-los para uma loja virtual ou landing page (para captação de cadastros).

As cores também importam. Não é à toa que existem campos de estudo sobre a influência delas nas nossas percepções e atitudes. Por isso, não deixe a responsabilidade de criação do blog com o “sobrinho do vizinho”. Existem profissionais especialistas nisso por um motivo. Web designers sabem que, além da estrutura aparente, o que está por trás importa bastante para o bom desempenho de um site. Se você quer seu blog aparecendo nas primeiras páginas do Google, é bom começar por aí. Isso porque o Google lê os sites de forma diferente da gente: ele enxerga a linguagem de programação, a estrutura, as palavras-chave, etc.

Vá além do blog: seja social

Você pesquisou seu público-alvo, planejou as pautas, criou os conteúdos e postou no blog. E agora? Por que depender apenas de anúncios pagos se sua empresa tem uma página no Facebook ou LinkedIn? Mais do que nunca, as mídias sociais se tornaram plataformas de divulgação e compartilhamento de conteúdo.  Além de tornar os perfis e páginas mais interessantes, ganhando audiência e engajamento, você maximiza as visitas ao seu blog e, consequentemente, as possibilidades de conversão.

Entretanto, não adianta sair criando perfis em todas as redes sociais. Você precisa saber em quais delas seu público está e, claro, criar conteúdos específicos para cada uma delas. Vale Twitter, Facebook, LinkedIn, Pinterest, Instagram, etc. Compartilhar conteúdo relevante próprio nesses canais vai ajudar a tornar seus perfis mais dinâmicos e atrativos. Afinal, as redes sociais existem por dois motivos principais: comunicação e compartilhamento de informações.

Manter uma estratégia de conteúdo online é mais do que tendência, é realidade para as empresas que buscam crescimento sustentável dos seus negócios. Um blog, se utilizado de forma inteligente, pode sim transformar usuários visitantes do seu blog em clientes fiéis.

Quer começar um blog? Converse com a equipe da ROOM 33.

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