O que é SEO
SEO é a soma de técnicas e práticas para que seu site seja bem-visto pelo Google, ou seja, para que você consiga boas posições no rankeamento orgânico. Uma estratégia de SEO visa a otimização do seu site, potencializando e melhorando seu posicionamento. É importante frisar que essas práticas são diferentes dos links patrocinados (pagos), já que não depende de investimento direto e sim de esforços ao longo do tempo. Além disso, quando você para de investir em mídia paga, os resultados também cessam. Já no caso SEO, os resultados são progressivos e perenes. Não se compra um melhor posicionamento orgânico, conquista-se.
Por que uma estratégia de SEO funciona
Certamente, você já procurou na internet para que serve um produto, como usar, valores e até o que as outras pessoas estão falando sobre. E não é só você: seus clientes também buscam informações online.
As pessoas, mais do que nunca, estão usando a internet para encontrar soluções para os seus problemas ou para procurar algum produto ou serviço. Por isso, um SEO bem feito é fundamental. Ao buscarem informações na internet as pessoas poderão ver suas ofertas mais facilmente, o que aumenta o volume de oportunidades de fechar novos negócios.
Aposte em uma estratégia de SEO e seus potenciais consumidores irão encontrar a sua marca exatamente onde procuram e no momento em que precisam dela.
Como começar um projeto de otimização de buscas (SEO)
Primeiramente, você precisa se perguntar se consegue tocar uma estratégia consistente de marketing digital internamente. Isso porque não adianta começar um projeto esquecendo que deverá ser contínuo e que demanda esforços diários. Depois disso, é preciso entender ao menos o básico de uma estratégia de SEO. Abaixo, você confere, de maneira simples, como funciona um projeto de SEO e suas etapas:
1. Conhecimento do público
O primeiro passo é entender quem compra e como compra. Você certamente sabe bastante sobre seu público, mas isso não exclui a necessidade de uma pesquisa de mercado. Assim, você valida as informações e percepções e consegue detectar novas oportunidades de negócio.
2. Detecção de problemas
O website deve ser estudado, já que nessa etapa você precisa descobrir quais problemas estão prejudicando a visibilidade da marca nos buscadores. Assim que você compreende a razão de um site não estar bem posicionado nos resultados orgânicos, fica mais fácil pensar em soluções para virar o jogo.
3. Ajustes técnicos
A partir daí, a equipe responsável pelo site começa a fazer melhorias técnicas. Tudo deve ser feito com o objetivo de melhorar o desempenho do website como um todo. Neste momento, são realizadas pesquisas de palavras-chave, análise de urls, linkagem interna, usabilidade, etc. Mesmo que você não saiba o que são essas melhorias, agora sabe que são fundamentais para sua estratégia de marketing digital.
4. Criação de conteúdo
Já ouviu falar em marketing de conteúdo? Este novo modelo de marketing aposta na educação do cliente para aumentar o número de conversões, ou seja, você ajuda o usuário com informações relevantes, ele confia na sua marca e, se for fechar negócio, provavelmente vai escolher sua empresa. O conteúdo é criado com base em pesquisas e análises do público-alvo e ajuda bastante na estratégia de SEO.
5. Relatórios estratégicos
O que não é medido não pode ser melhorado, correto? Por isso, relatórios estratégicos devem ser criados para acompanhamento de indicadores de sucesso de qualquer projeto. Não seria diferente para o caso do SEO.
6. Análise e comparativo de visitas orgânicas
Como o Google está constantemente escaneando a Internet, sua página pode estar na terceira colocação hoje, mas semana que vem cair algumas posições. O segredo é estar sempre atento e fazer de tudo para não cair posições, e sim subir no rankeamento orgânico. Para não se perder em meio a tantos números, recomendamos fazer periodicamente o estudo e gestão de palavras-chave, além da análise das conversões e metas atingidas.
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