PODEMOS DIVIDIR NOSSA ESTRATÉGIA EM 5 ETAPAS:
ATRAÇÃO, CONVERSÃO, RELACIONAMENTO, VENDA E ANÁLISE

Nosso objetivo é conseguir atingir a pessoa certa, na hora certa. Ao invés de investir em ações de massa, como faz o marketing tradicional há anos, focamos no seu público para atraí-lo, nos relacionamos com ele para ganhar a sua confiança e assim, influenciamos a sua decisão de compra.

ENTENDA CADA ETAPA DA NOSSA ESTRATÉGIA

Pense nos primeiros passos que você dá quando precisa comprar algum produto ou serviço. É bem possível que partes desse processo passem pela internet: procuramos para que serve, como usar, valores, o que as outras pessoas estão falando sobre, etc.

Com o Inbound Marketing seus potenciais consumidores encontram a sua marca exatamente onde procuram e no momento em que precisam dela.

Como investimos nossa energia na criação de conteúdos dignos de legítima atenção, atraímos muitas pessoas que, por espontânea vontade, se interessaram pelo assunto. Com isso criamos uma audiência muito mais engajada e com mais propensão a consumir o produto ou serviço.

Existem muitas formas de fazer essa mágica acontecer e você precisa saber um pouco de cada uma:

Ferramentas que utilizamos na fase de atração:

BLOGSEOMIDIAS SOCIAIS

LINKS PATROCINADOSGOOGLE DISPLAY

ANÚNCIOS GEOLOCALIZADOS

Quando falamos em conversão, estamos nos referindo à ação de um visitante se tornar um lead. Isso acontece quando um usuário passa suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de conteúdo do seu interesse. Esse é o primeiro objetivo de uma estratégia de marketing digital, a partir daí podemos começar a nos relacionar com o público de interesse.

Convencer uma pessoa a trocar suas informações por um conteúdo que você produziu é uma ótima maneira de ganhar a sua confiança e fazer com que ela fique curiosa em relação ao que sua marca tem a oferecer. Quanto mais visitantes você converter em leads, maiores serão as suas chances de aumentar também a sua taxa de conversão de vendas.

Geralmente esses conteúdos são baixados através de uma landing page que contém um formulário e que o usuário terá que preencher com as informações que necessitamos. Utilizamos formulários inteligentes que identificam dados que já foram recebidos, ou seja, quando um mesmo usuário acessa outra landing page, ela vai mostrar um formulário com perguntas que ainda não foram feitas. Dessa maneira, quanto mais o usuário interage conosco, mais o conhecemos e mais podemos personalizar a nossa comunicação.

Ferramentas que utilizamos na fase de atração:

LANDING PAGESCRO

A primeira coisa que temos que entender para desenvolver uma estratégia de relacionamento, é o conceito da Jornada de Compra. Todo consumidor percorre um caminho até a compra. Primeiro ele passa por uma fase de aprendizado e descoberta, depois vem o período de reconhecimento do problema onde ele começa a buscar possíveis soluções, depois ele passa pela fase de consideração onde avalia as alternativas para só depois então chegar à decisão de compra. Quanto mais complexa a compra e maior o valor do produto ou serviço, mais longa é essa jornada.

Quando olhamos para a Jornada de Compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem.

É muito importante identificar o perfil de cada Lead em que fase da Jornada de Compra ele está para poder fazer a segmentação dos Leads. Essa segmentação é fundamental para poder oferecer conteúdo que faça sentido e manter o “papo” sempre relevante.

Com uma segmentação bem feita pode iniciar o processo de automação de marketing e assim ganhar escala.

Para cada lista de segmentação terá uma programação diferente de conteúdo e de acordo como os leads vão interagindo conosco (abrindo e clicando em emails, baixando materiais, visitando páginas do nosso site…) os Leads vão automaticamente sendo transferidos para fluxos de nutrição que mais se encaixem com seu perfil e momento de compra.

Dessa maneira vamos qualificando os Leads e preparando-os para o próximo estágio, que é a venda.

É aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: identificamos os estágios de compra em que se encontram os Leads e fazemos eles avançarem na jornada,  ou seja, aceleramos o processo de compra.

Ferramentas que utilizamos na fase de relacionamento:

SEGMENTAÇÃO DE LEADSEMAIL MKT

AUTOMAÇÃO DE MKTLEAD NURTURING

Quando, durante a fase de relacionamento, percebemos que um Lead já está “quente”, ele é enviado para o CRM da equipe de vendas que é avisada dessa nova oportunidade.

As etapas anteriores de atração e nutrição de Leads tem como objetivo gerar demanda e qualificar os Leads para que eles cheguem muito mais preparados para a compra. Ao fazer a gestão do ciclo completo de vida dos leads, sua equipe vai conseguir melhorar a performance em vendas, já que reduz a perda de clientes e poderá colocar sua energia nos leads que estão mais próximos do momento de compra.

Todo esse processo de Inbound Marketing ajuda a conhecer melhor seus Leads, ou seja, você pode medir o que as pessoas mais querem, do que precisam, quais são seus medos, desconfianças, etc. Também é possível monitorar a jornada de compra e identificar pontos-chave que fazem um lead converter ou não. Todas essas informações são de grande valor para a equipe de vendas, que vai adorar receber um dossiê com tantos dados relevantes para ajudar na negociação.

Porém é muito importante que a equipe de vendas esteja bem treinada para receber esses Leads que chegam com tanta informação. De maneira geral, quanto mais complexo o produto (maior o seu ticket), mais o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads de concretizar a venda. Essa mudança de paradigmas, em que o Lead agora percorre parte da jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão transformando o mundo das vendas. Uma delas é a rápida evolução das práticas de Inbound Sales nos últimos tempos.

Ferramentas que utilizamos na fase de venda:

LEAD SCORINGCRM

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é poder mensurar com precisão seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos baseados em dados.

É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, clicaram, baixaram um material ou compraram em cada campanha através de ferramentas de webanalytics. Ou seja, quando temos em mãos todas essas informações, é possível otimizar as campanhas e garantir um melhor ROI (retorno sobre investimento).

Ferramentas que utilizamos na fase de análise:

WEB ANALYTICSRD STATION

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