Como fazer email marketing de maneira eficiente

Apesar de muita gente dizer que o email marketing é coisa antiga e que está com os dias contados, os resultados e a prática tem demonstrado outra coisa. O problema não é a ferramenta em si, mas como ela tem sido usada. Esse post vai te mostrar como fazer email marketing que gera resultados.

Em primeiro lugar acho importante mostrar alguns dados que demonstram a eficiência dessa ferramenta quando bem utilizada.

Os dados comprovam a eficiência do email marketing

Um estudo divulgado pela McKinsey&Company mostrou que o email marketing é uma ferramenta até 40 vezes mais eficaz que redes sociais como Facebook e Twitter juntos! No processo de adquirir novos consumidores, ele segue imbatível. A pesquisa também mostrou que além de conquistar clientes, ele acelera a velocidade de compra, com resultados até 3 vezes mais rápidos que nas redes sociais.

É verdade que existe um certo preconceito em relação ao email marketing. Isso acontece porque muitas empresas não sabem como fazer email marketing da maneira correta e utilizam esta ferramenta sem respeitar as boas práticas. A mais importante delas é: não faça spam, que é enviar e-mails indesejados para pessoas que não deram permissão para isso, geralmente através de listas compradas.

Dicas que aprendi com a Hubspost sobre como fazer email marketing que funciona

1. Dê uma atenção especial ao assunto

O assunto do email é muito importante porque, geralmente, esse é o elemento que vai ajudar o receptor a decidir se determinado email vai ser aberto ou não.

  • Assuntos personalizados aumentam em 20% as chances do email ser aberto;
  • “Segredo” é a palavra que mais influencia positivamente na abertura de emails;
  • Emails com assunto que contém uma ou duas palavras tem mais chances de serem abertos do que os emails com assunto que contém três ou mais palavras;
  • As pessoas demoram até 4 segundos para decidir se vão ou não abrir um email;

2. Produza conteúdo relevante

Prepare com carinho o conteúdo que vai enviar para seus leitores se quiser que ele abra seu próximo email.

  • 63% dos profissionais de marketing investem mais de 2 horas para criar uma campanha de email;
  • Quando o assunto é conquistar novos clientes, as campanhas de email são 40 vezes mais eficientes que ações no Facebook e Twitter;

3. Caprichar no design faz muita diferença

  • 75% das pessoas admitem criar uma opinião sobre as marcas de acordo com o design;
  • Campanhas com imagens geram 42% mais conversões do que as que não tem;

4. Utilize HTML básico

Dê preferência pelo simples, cada leitor de emails lê códigos de um jeito.

  • Não use Java-Script e use apenas CSS in-line;
  • Emails em HTML tem uma taxa de conversão 2 vezes maior que emails com texto simples;
  • 88% das pessoas preferem receber emails de empresas em HTML;
  • Limite a largura do seu email a 600 pixels para não haver scroll lateral;

5. Seu design tem que ser responsivo

Preocupe-se com a experiência das pessoas que vão abrir seu email nos celulares, eles são a maioria.

  • A taxa de cliques no primeiro link em emails com design responsivo é 30% maior;
  • A taxa de cliques únicos em emails com design responsivo é 15% maior;

6. Utilize botões

Botões aumentam a taxa de cliques.

  • Botões com texto “Clique aqui” são os mais efetivos;
  • Emails que se conectam com redes sociais e facilitam o compartilhamento, tem uma taxa de conversão de 158% maior nas ações;

 

Existem diversas razões para investir na estratégia de email marketing e a mais importante, é que essa é a melhor ferramenta de nutrição de leads, mas isso vou contar no próximo post.

Se quiser saber um pouco mais sobre email marketing, deixe sua dúvida ou comentário aí embaixo ou entre em contato conosco.

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