Quais as projeções de uso do vídeo no IGTV para os próximos anos?

Se você acredita que o Instagram é uma rede social de fotos e Stories de 15 segundos, nós temos uma novidade para você. Em 2019 foi lançada a ferramenta que permite publicar vídeos mais longos e interagir por mais tempo com seu público: o IGTV. Isso porque, acompanhando o comportamento dos seus usuários, a rede social decidiu apostar no consumo de vídeo no IGTV para se destacar cada vez mais no mercado.

Ainda não investe nessa estratégia? Então acompanhe este post e veja como essa ferramenta pode engajar ainda mais o seu público!

O IGTV chegou para engajar

O uso de IGTV teve um crescente aumento ao longo do ano passado. Por conta dessa tendência, a ferramenta está mudando a maneira como os usuários do interagem no Instagram.

Para contextualizar, o IGTV é um área dentro do próprio aplicativo do Instagram que se destina ao compartilhamento de vídeo. Assim como no YouTube, o vídeo no IGTV permite que os usuários interajam com o conteúdo por meio de curtidas e comentários.

Principais dicas para criar bons vídeos no IGTV

Se você deseja garantir que os usuários assistam aos seus vídeos até o fim e interajam com o conteúdo publicado, aqui estão algumas dicas importantes.

Grave na vertical

O vídeo no IGTV é publicado em tela cheia, por isso ele deve idealmente ser gravado na vertical. Apesar de aparentar uma limitação, a ferramenta foi pensada para isso: o usuário não terá que virar a tela do celular para consumir o seu conteúdo.

Mantenha o foco do vídeo no centro da tela

Uma vez que os vídeos são gravados na vertical, você terá menos espaço na tela para usar todo o limite da sua criatividade. Por isso, é importante manter o foco do objeto principal no centro da tela — exceto, claro, se seu objetivo for chamar atenção a algum objeto nos cantos do cenário.

Use o IGTV para atrair o seu público

Diferentemente das publicações regulares no feed do Instagram, a hashtag no IGTV não tem a mesma função. Porém, isso não é um impeditivo para que você atraia seu público.

Nas descrições dos vídeos, inclua hashtags relacionadas ao seu perfil do instagram. Dessa forma, quando um espectador clicar nela será direcionado ao feed de busca, e encontrará os conteúdos relacionados. Por isso, uma boa dica é utilizar as # padrões do seu perfil, e porque não incluir uma com o nome do seu usuário. Assim, as pessoas encontrarão seu perfil com mais facilidade e tenham a possibilidade de encontrá-lo e seguí-lo. Esta pode ser uma excelente forma de aumentar o número de seguidores do seu perfil e, consequentemente, o engajamento com seu conteúdo.

Atenção à duração do vídeo no IGTV

O IGTV não funciona da mesma forma que o Stories do Instagram. Ou seja, você pode produzir conteúdos com duração de 15 segundos a até 60 minutos — mas atenção, os vídeos mais longos estão restritos às contas verificadas. Contas pessoais podem chegar ao limite máximo de 10 minutos.

Por isso, antes de publicar seu vídeo no IGTV tenha um roteiro preparado, faça uma boa edição, assegure que o conteúdo que está sendo produzido é de interesse do seu público e acrescente uma boa descrição.

Por isso, com o crescimento das possibilidades de uso do Instagram você tem mais chances de estabelecer um relacionamento mais próximo com seu público, entregando conteúdos de qualidade. O vídeo no IGTV, que tem seu uso crescente desde 2019 é uma destas ferramentas que eleva os 15 segundos dos stories a 10 minutos de conteúdo — ou 60 minutos caso você tenha uma conta verificada. Use esta ferramenta para manter-se próximo da sua audiência.

Gostou do conteúdo e ficou interessado em aprender mais sobre marketing digital, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades do mundo digital.

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.