Como encontrar oportunidades em tempos de crise? Venha descobrir!

Os momentos de crise, como o que vivemos atualmente, impactam as empresas e o setor econômico dos países de diversas formas. Porém, vale lembrar que nessas horas também aparecem as maiores oportunidades, e as organizações que conseguem se adaptar rapidamente são as que saem mais fortes após o período de turbulência. Mas, afinal, como encontrar oportunidades em tempos de crise?

Neste artigo, falamos brevemente sobre a crise de 2008, suas consequências e o que o mundo aprendeu com ela. Além disso, mostramos como achar as melhores oportunidades em tempos de crise, ou seja, como entender as transformações que o COVID-19 está provocando na sociedade para se adaptar e reagir rápido. Continue a leitura e confira!

Quais foram as consequências e oportunidades da crise de 2008?

Os danos causados pela crise de 2008 foram os piores possíveis, devido ao colapso financeiro que se iniciou nos Estados Unidos com a falência do banco norte-americano Lehman Brothers.

Na ocasião, as pessoas não tiveram condições de pagar suas hipotecas e, por isso, muitos precisaram sair de suas casas; grandes marcas da indústria fecharam suas portas; os preços dos alimentos dispararam e houve desemprego em massa.

Por outro lado, a demanda que apareceu em função da falta de recursos no mundo impulsionou o surgimento da chamada shared economy, ou seja, a economia de compartilhamento. Empresas como a Uber e o AirBnB, que hoje são referências mundiais, nasceram da oportunidade encontrada em meio aos problemas.

A Uber, por exemplo, surgiu porque muitas pessoas estavam desempregadas e seus carros estavam parados em casa. O Airbnb já é a maior rede de hospedagem do mundo e não possui um quarto sequer em seu patrimônio.

A tecnologia foi o que possibilitou implementar um sistema completamente novo de colaboração promovendo acesso e possibilidade de consumo represada em mercados que estavam morrendo.

No entanto, essas mesmas marcas que foram disruptivas na década passada também vão precisar se reinventar. Até elas estão sentindo fortemente os efeitos da pandemia do coronavírus, já que a tendência é que as pessoas fiquem mais em casa.

Como sair mais forte dessa situação?

De fato, o momento é de insegurança, incerteza e muita ansiedade. Contudo, é preciso parar para pensar em como sair mais forte dessa situação. Uma das formas de fazer isso é analisar como será o mundo pós pandemia.

O COVID-19 não atacou somente a saúde das pessoas, ele atacou também a base estrutural da sociedade, causando problemas sociais e econômicos. Portanto, é importante ter uma visão holística de todas as suas consequências para criar um planejamento, priorizar esforços e recursos para a melhor tomada de decisão.

Em primeiro lugar é importante perceber os principais fatores que já resultaram em mudanças de comportamento:

  • Insegurança em relação a investimentos, principalmente os de maior risco;
  • Possível aversão à aglomerações e locais cheios de gente;
  • Maior exigência por eficiência e rapidez por parte do atendimento das empresas.

E quais serão os outros principais impactos da pandemia no comportamento das pessoas na fase pós crise?

  • Maior necessidade de utilização de plataformas digitais: aumento das compras on-line e uso de serviços de delivery, por exemplo;
  • Aceleração da transformação digital no ambiente de trabalho e educação;
  • Aumento da dependência da internet;
  • Crescimento de plataformas digitais de conteúdo/ streaming. Aumento do uso dessas plataformas para realização de “lives“, para receber notícias e manter a conexão com amigos e familiares;
  • Diminuição do poder aquisitivo da população, sendo que 50% será gravemente afetada. A demanda reprimida que haverá no pós crise vai equilibrar a sede de consumo com a utilização racional dos recursos;
  • Por conta da tendência de isolamento social, possivelmente as pessoas vão ganhar peso e ter mais problemas emocionais e de saúde. É possível que haja maior busca por produtos e serviços de beleza e um aumento na demanda por academias;
  • É possível que haja um número maior de divórcios, como aconteceu na China;
  • É possível que a consciência do coletivo aumente e que haja uma maior distribuição de renda;
  • Urgência na retomada de decisões importantes que foram postergadas e na compra de bens duráveis, como imóveis.

Entender a mudança no comportamento dos consumidores é muito importante para poder adaptar rapidamente o seu negócio a uma nova realidade. Estamos passando por mudanças tão aceleradas que, provavelmente, acontecerão mais transformações nos próximos três meses do que aconteceram nos últimos três anos.

Como enxergar a oportunidade em tempos de crise?

Mesmo sabendo de todos os desafios que o período traz, é fundamental manter a cabeça no lugar e refletir racionalmente sobre os fatos. A verdade é que, depois que tudo isso passar, as pessoas ficarão mais em casa, farão mais compras on-line, e exigirão que todos os serviços resolvam seus problemas por meio de uma plataforma digital.

Mas o mais importante é perceber que uma crise da magnitude do COVID-19 causa mudanças profundas na sociedade, afetando negócios e criando as condições necessárias para a disrupção.

Teoria das forças futuras

Existem 11 forças macro de mudanças e que geralmente estão fora do controle das organizações. Essas forças estão se transformando de maneira acelerada nesse exato momento por conta da pandemia. A disrupção, geralmente, é a consequência da mudança de algumas dessas forças:

1. Distribuição de renda 

Crises econômicas geralmente alteram a distribuição da renda e criam novas necessidades. Essas mudanças atraem o aparecimento de novos modelos de negócio.

2. Educação

Escolas e universidades migraram temporariamente seus métodos de ensino para o digital e a oferta de cursos on-line se multiplicou.

3. Infraestrutura 

Toda a infraestrutura está sendo adequada às novas necessidades da população, seja no trabalho em home office, seja na digitalização das relações e do entretenimento, seja em relação à mobilidade, etc.

4. Governo 

Mudanças regulatórias estão sendo discutidas para acomodar melhor a vida de seus cidadãos e acelerar inovações tecnológicas capazes de trazer mais segurança e conforto.

5. Geopolítica

O COVID transformou as relações entre os países, desde o fechamento de fronteiras, até acordos comerciais.

6. Economia

A diminuição da renda e a alta taxa de desemprego vai gerar um forte impacto no consumo.

7. Saúde pública

Como implementar melhorias nos sistemas de saúde públicos para combater a pandemia será o centro das discussões por um bom tempo. 

8. Demografia 

Infelizmente, a taxa de novos casos de pessoas infectadas e a taxa de mortalidade entre diferentes faixas da população poderão gerar impactos na demografia dos países.

9. Meio Ambiente 

Com uma menor circulação de pessoas nas ruas já se nota uma grande diminuição nos níveis de poluição das cidades.

10. Mídia e Telecomunicações

Profundas transformações estão acontecendo na maneira como nós trocamos e consumimos informações e na forma como nos conectamos com as pessoas.

11. Tecnologia 

Tecnologia é a espinha dorsal que liga negócios e sociedade e, por isso, ela permeia todas as outras 10 forças. É fundamental perceber a demanda pelo aparecimento de novas tecnologias, bem como sinais de novas necessidades dentro de outras fontes de mudança.

Com toda essa informação e dentro da sua realidade, é preciso refletir sobre como você e a sua empresa podem oferecer serviços com excelência para esse novo perfil de consumidor.

Por fim, pensar em como encontrar oportunidades em tempos de crise e se manter vivo em meio a tantas incertezas, envolve não se prender ao conhecido e sair da zona de conforto. Redirecione sua atenção para o novo e tente identificar as tendências.

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