Trabalho de home office: como gerenciar sua equipe remotamente?

Uma transição forçada para o modelo de trabalho de home office pegou muita empresa de surpresa, especialmente aquelas que não estão acostumadas com esse formato. Afinal, pode ser desafiador gerenciar a equipe e garantir que as atividades sejam realizadas adequadamente, com a qualidade esperada.

Gerenciar uma equipe em home office envolve mais do que confiar no seu time para continuar com a produtividade mesmo fora do escritório. É necessário, também, proporcionar a estrutura necessária para que isso seja possível.

Isso exige tanto mudanças de comportamento como a adoção de algumas tecnologias que são fundamentais para auxiliar nesse processo. Então, não perca tempo ao adotar essas iniciativas, já que garantir o bom funcionamento da sua empresa é fundamental, agora e sempre. Veja, a seguir, as principais dicas para gerenciar uma equipe em home office!

Controle os horários de trabalho

Não é porque sua equipe está em casa que ela pode trabalhar no horário que quiser. Ter todo mundo em atividade na mesma hora é algo importante para o funcionamento da sua empresa, então, essa é uma das regras que precisam ser reforçadas em home office.

Certifique-se de comunicar esses horários adequadamente à sua equipe e fiscalizar. Além de ser algo fundamental para a produtividade do time, também permitirá que o home office seja mais facilmente incluído à rotina em casa.

Otimize ao máximo a comunicação

Estar distante do seu time não significa perder a comunicação com ele. Pelo contrário, essa é a hora de intensificar esse aspecto do trabalho. Se você e sua equipe deixarem de se comunicar, muitos desencontros de informação poderão ocorrer.

Como as pessoas não estão mais próximas para conversar, a comunicação precisa ser feita digitalmente. Existem diversas ferramentas para isso, como o próprio e-mail, os comunicadores corporativos como o Slack, grupos de WhatsApp, entre outras.

Organize suas demandas em grupo

Ao gerenciar uma equipe em home office, torna-se muito importante que todos saibam do trabalho que cada integrante do time está realizando. Manter tudo isso bem acompanhado e registrado é fundamental para que não aconteçam gargalos de produtividade.

Para ajudar nisso, você pode contar com a ajuda da tecnologia. É possível gerenciar essas tarefas usando ferramentas como o Trello, que é mais simples, e outras ferramentas mais avançadas como o Asana, iClips ou Runrun.it. Neles, você deve registrar as demandas do grupo e seus respectivos envolvidos, prazos, e pode ter relatórios para entender quanto tempo cada membro da equipe está gastando com cada tarefa, fazer o acompanhamento dos custos, entre outras coisas.

Faça reuniões via videoconferência

Se você sente falta de olhar no olho da sua equipe e da integração que vem de uma reunião presencial, o mais próximo que você pode chegar disso em home office é incentivar a realização de videoconferências.

Com o uso de ferramentas como Skype, Zoom, Teams e Google Meet, você pode trazer a sua equipe para uma sala virtual em que todos usem a webcam e o microfone para interagir. Essas plataformas também permitem o envio de textos e arquivos quando houver necessidade.

Gerenciar o trabalho de home office é desafiador, mas totalmente possível. Basta adotar as iniciativas certas que solidifiquem os pilares fundamentais para o funcionamento da sua empresa, ou seja, a comunicação e a capacidade de seu time realizar suas entregas de forma organizada. Siga as dicas deste artigo para que a sua empresa continue operando normalmente mesmo em períodos adversos.

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