Todos já sabem que o Facebook é a plataforma que gera mais receita e resultado. É a rede social com maior alcance e a preferida pelos gerentes de mídias sociais. Os números do Facebook são realmente impressionantes, 35% de todo o investimento em mídia display esse ano nos EUA foi para o Facebook. A receita total de Facebook Ads foi de mais de US $ 6,8 bilhões apenas no terceiro trimestre de 2016. A previsão é que ele ultrapasse os US $ 33 bilhões em 2018.
E se todo mundo está no Facebook então sua empresa não pode ficar de fora, não é? Para tirar o melhor proveito do que essa rede pode oferecer em relação a campanhas publicitárias, escrevo esse post para você tirar todas as dúvidas.
Formato dos Facebook Ads
Anúncios com foto
As especificações técnicas dos anúncios com fotos variam de acordo com os objectivos do anúncio, você deverá verificar os detalhes no Gerenciador de Anúncio do Facebook. Para anúncios com objetivo de cliques no seu site, por exemplo, os anúncios com fotos oferecem um título de 25 caracteres, 90 caracteres de texto e uma descrição de link de até 30 caracteres. Dependendo do objetivo do anúncio, você também poderá adicionar um botão de chamada para ação com ações como Comprar Agora, Saiba mais…
Anúncios com vídeo
Os anúncios com vídeo geralmente têm as mesmas opções de chamada para ação e contagens de caracteres dos anúncios com foto. O formato dos vídeos vai depender do objetivo da campanha, mas os formatos 16:9 ou 1:1 vão funcionar com certeza.
Anúncios carrossel
Um anúncio carrossel permite incluir até 6 imagens e links em um anúncio. Você poderá usar 90 caracteres de texto, um título de 40 caracteres e uma descrição de link de 20 caracteres. As imagens devem ter uma proporção de 1:1.
Anúncios apresentação multimídia
Apresentação Multimídia é um anúncio que cria um vídeo a partir de várias imagens estáticas (até 10 imagens). Todas as imagens devem ter o mesmo tamanho.
Anúncios Canvas
O Canvas é um tipo de anúncio para celular em tela cheia que combina vídeos, fotos e botões de chamada para ação. Ele permite que as pessoas inclinem e ampliem as imagens para interagir com elas.
Audiência e segmentação
O Facebook oferece muitas opções de segmentação para que você possa direcionar os seus anúncios para um público-alvo bem específico. Isso maximizará o valor de seus gastos com publicidade por tornar suas campanhas mais assertivas.
Comece segmentando seu anúncio com base no local, idade, sexo e idioma. Em seguida, você pode mergulhar nas opções de segmentação detalhadas do Facebook:
- Dados demográficos permitem filtrar por várias categorias: relacionamento, acontecimentos (ex.: recém-casados), educação, composição familiar…
- Dados de Interesses segmenta bastante os usuários do Facebook de acordo com a atividade dentro da plataforma: negócios e indústria, entretenimento, família e relacionamentos, fitness e bem-estar, comida e bebida, passatempos e atividades, compras e moda, tecnologia… Cada um desses grupos pode ser divididos em subcategorias, portanto, você pode detalhar bastante sua segmentação.
- Dados de Comportamentos permitem que você filtre usuários com base em seus comportamentos e informações que o Facebook reúne.
Você também pode optar por incluir ou excluir pessoas que já tenham uma conexão com você no Facebook, bem como os amigos dessas pessoas.
O Facebook também permite que você crie um público-alvo personalizado enviando uma lista de endereços de e-mail, números de telefone, IDs de usuários do Facebook ou IDs de usuários de aplicativos. Em seguida, você pode usar audiências parecidas para encontrar outras pessoas no Facebook que são semelhantes a esse público.
Depois de criar seu público-alvo, você pode restringir ainda mais seu foco com base no tipo de dispositivo e até mesmo se o usuário do Facebook está conectado via dados ou Wi-Fi.
Preço
Os preços de anúncios do Facebook variam com base em alguns fatores, incluindo a época do ano, o país que você está segmentando e até mesmo a qualidade do seu anúncio. Quando você ativa uma campanha no Facebook, os relatórios do Gerenciador de Anúncios mostram em tempo real o quanto está gastando por cliques, por impressão, por geração de lead…
Como comprar
Antes de comprar seu primeiro anúncio do Facebook, você precisará configurar uma página de negócios do Facebook. Quando a sua página estiver pronta, você pode dirigir-se ao Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar seu primeiro anúncio.
Passo 1: escolha o objetivo da campanha
O Facebook oferece 15 objetivos de campanha diferentes, divididos em três grandes categorias: Reconhecimento (impulsionar suas publicações, alcançar pessoas próximas à sua empresa…), Consideração (instalações de aplicativos, coleta de leads…) e Conversão (conversões em sites, visitas à sua loja física…).
Escolha o objetivo para cada campanha que melhor se alinha à sua estratégia.
Passo 2: escolha seu público-alvo e posicionamento
Mantenha um olho no medidor no lado direito da página que indica a amplitude de sua seleção de público, juntamente com o gráfico de alcance diário estimado na parte inferior direita. Observe que o Instagram está entre as opções de posicionamento. (Vou falar sobre publicidade no Instagram mais abaixo.)
Passo 3: definir seu orçamento e cronograma
Você pode escolher um orçamento diário ou vitalício, defina as datas de início e de término do anúncio ou configure-o para começar a ser executado imediatamente. Muito cuidado aí. Se você tem um orçamento de R$ 100 para gastar em 3 dias, por exemplo, e por engano você deixar seu anúncio rodando pelos 3 dias com orçamento diário de R$ 100, você vai gastar R$ 300.
As opções de orçamento avançadas permitem que você controle realmente o que gasta escolhendo se deseja otimizar a entrega de anúncios para engajamento, impressões ou alcance diário exclusivo e se você paga por impressão ou engajamento (apenas para anúncios de engajamento).
Passo 4: Crie seu anúncio
Você pode optar por criar um novo anúncio ou usar uma publicação existente. Se criar um novo anúncio, escolha primeiro se pretende utilizar uma única imagem, um único vídeo ou uma apresentação multimídia, e introduza o texto do seu anúncio. No lado direito da página, você pode visualizar o anúncio em vários formatos.
Quando estiver satisfeito com a aparência do anúncio, clique no botão Efetuar Pedido e aguarde para receber um e-mail do Facebook informando que seu anúncio foi aprovado.
Esse post foi útil para você? Se tiver alguma pergunta, é só deixá-la nos comentários que respondo assim que possível.
Esse é um post de uma sequência de 7 onde explico tudo que você precisa saber para fazer campanhas nas seis redes sociais mais populares. Abaixo estão os links para acessar os outros posts:
Aprenda a fazer anúncios nas 6 redes sociais mais populares
Como criar anúncios no Instagram
Como criar anúncios no Twitter
Como criar anúncios no LinkedIn
Como criar anúncios no Pinterest
Como criar anúncios no Snapchat
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