O que são Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos em formato de texto que aparecem acima dos resultados de buscas orgânicas nas páginas de buscadores como Google, Bing e Yahoo. Eles são exibidos quando alguém pesquisa um termo relacionado ao seu negócio. Ao clicar nos anúncios, as pessoas são direcionadas para o seu site se ele oferecer o serviço ou produto buscado.

O objetivo desse tipo de anúncio é fazer as pessoas encontrem no seu site a solução para o que elas estão buscando e por isso a primeira coisa a ser feita é comprar as palavras-chave corretas que se referem ao que você quer anunciar.

A ferramenta mais utilizada para criar campanhas de Links Patrocinados é o Google Adwords.

Algumas das maiores vantagens dos links patrocinados são:

  • Você só será cobrado pelo anúncio se ele for clicado, ou seja, por mais que ele tenha muitas impressões você só vai pagar se as pessoas se interessarem pelo seu anúncio, e se isso não acontecer você poderá fazer as melhorias necessárias. Em outras palavras, você só gasta se a sua campanha der resultados;
  • Você é que escolhe o quanto pode ou quer gastar diariamente. Seus anúncios serão exibidos até alcançar o valor determinado por você.
  • O custo por clique (CPC) varia de acordo com a concorrência da palavra-chave escolhida, ou seja, quanto mais concorrida for a palavra-chave mais cara ela será. Você pode escolher também palavras-chave mais genéricas ou mais específicas e isso também vai impactar no valor. Uma boa dica é: quanto mais específicas forem as palavras-chave, menor o valor e maior as chances que as pessoas certas cliquem no seu anúncio.
  • Os anúncios podem ser segmentados por perfil e geolocalização se tornando ainda mais assertivos.

Outras informações importantes:

CPC, ou custo por clique, é o valor máximo que você está disposto a gastar cada vez que seu anúncio for clicado. O Google usa o método de leilão para escolher qual anúncio vai ficar na parte de cima da página, ou seja, quem dá o lance maior aparece primeiro. Você pode alterar os valores para testar o desempenho das suas palavras-chave, mas não se preocupe, pois o Google Adwords vai ajudá-lo sugerindo o valor do lance.

A qualidade dos seus anúncios e palavras-chave também vão influenciar no posicionamento. O Índice de qualidade é a nota que o Google dá para o seu anúncio. Quanto maior for esse índice de qualidade, mais bem posicionado seu anúncio aparecerá. O Google faz isso para garantir que seus anúncios, palavras-chave e página de destino sejam relevantes para as buscam que serão feitas.

Uma maneira de analisar se sua campanha está tendo um bom desempenho, é ficar de olho no CTR (Click-Through-Rate) que é a relação entre a taxa de cliques e a quantidade de vezes que seu anúncio foi impresso. Quanto maior a taxa, melhor a performance. Por exemplo, se o seu anúncio apareceu 1.000 vezes e foi clicado 100 vezes, o seu CTR é de 10%, um número muito bom.

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