Uma vez que o número de usuários da rede social já ultrapassou a marca de um bilhão (isso mesmo, bilhão com um “b”) no mundo e 100 milhões só no Brasil, fica óbvio imaginar que utilizar o Facebook para empresas turbinarem os seus negócios já é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing.
As redes sociais são um grande sucesso no Brasil, 90% da população que usa a internet no país faz parte da rede e 1/3 do tempo gasto em internet é dedicado ao Facebook.
Utilizar o Facebook para empresas é diferente de usá-lo de maneira pessoal
Se você pretende começar a sua estratégia de Marketing Digital na rede social, é importante entender que utilizar o Facebook para empresas é diferente de usá-lo de maneira pessoal. A maneira como sua empresa vai se expressar deve ser cuidadosamente planejada e a comunicação deverá estar sempre alinhada com os valores da sua marca.
Por outro lado, apesar do Facebook ser uma poderosa ferramenta de mídia, antes de mais nada é uma rede social, o seja, seu marketing deve, em primeiro lugar, incluir esforços para construir relacionamentos duradouros e envolvimento contínuo através de conteúdo que gere valor. O que eu quero dizer é: Não seja um vendedor chato em uma rede social.
A boa notícia é que não precisa de enormes quantias de dinheiro para colocar de pé sua estratégia de marketing no Facebook e, nesse post, vou te mostrar como fazer isso.
Vou abordar os principais tópicos sobre Facebook para empresas e as melhores práticas que você deverá utilizar com cada uma dessas estratégias.
Nesse post vou falar sobre:
- Otimizar sua página do Facebook para SEO e curtidas
- Usar grupos do Facebook para gerar engajamento com seu público
- Incentivar o compartilhamento através do uso de botões e plugins
- Aumentar a visibilidade das suas mensagens
- Quando e com que frequência publicar
- Utilizar anúncios para aumentar curtidas e alcance
- Melhores práticas para anúncios do Facebook
Otimizar sua página do Facebook para SEO e curtidas
Sua página do Facebook é o ponto de partida para todos os seus esforços de marketing no Facebook. Em primeiro lugar você deve se preocupar em conseguir uma boa colocação, tanto na busca orgânica do Google, como na do Facebook, para que seus clientes e prospects possam te encontrar facilmente.
Em segundo lugar, quando encontrarem a sua página, ela deve ser atraente o suficiente para que as pessoas tenham vontade de curti-la. As melhores práticas recomendadas a seguir ajudarão você a otimizar sua página para esses dois objetivos:
Escolha um nome de usuário que seja descritivo e de fácil lembrança
Por padrão, sua página receberá um endereço (URL) aleatório composto de números e deve ser substituído. Seu nome de usuário deve transmitir com precisão o tema da sua página ou seu nome comercial para que os motores de busca e os seus clientes possam encontrá-lo com facilidade.
Na seção Sobre use palavras-chave que descrevam bem o seu negócio
A seção Sobre da página da sua empresa deve conter um texto que sintetize exatamente a proposta do que a sua empresa faz. Certifique-se de descrever com precisão o seu negócio, quais produtos ou serviços ele oferece, usando as palavras-chave que os seus clientes podem usar em suas buscas. Certifique-se de incluir o URL do seu site na sua descrição para incentivar os cliques no site.
Certifique-se de usar a categoria apropriada para sua empresa
É comum ver páginas de empresas em categorias erradas. Isso pode ser um problema, especialmente se você quiser aparecer nos relatórios do Facebook. Se você é uma empresa local, é fundamental que você selecione assim o seu negócio, porque dessa maneira você permitirá que as pessoas façam “check-in” quando entrarem lá. Se a sua empresa não é o tipo de negócio onde o público vai até ele e não receberá check-ins, então escolher “Empresas e Organizações” pode ser mais apropriado.
Otimizar as imagens da sua página
Suas fotos de capa e perfil são as primeiras a serem vistas quando alguém visitar a sua página. Suas imagens devem ter qualidade profissional e refletir com precisão o “look and feel” da sua marca. Assegure-se de que atendem aos requisitos ideais de tamanho para que elas não fiquem distorcidas: a foto da capa deve ter 851×315 pixels e a foto do perfil 180×180 pixels.
Escolha muito bem um post para fixar no topo da página
Pesquisas indicam que a maioria das pessoas visitará o mural da sua página apenas uma vez. Se elas gostarem da sua página provavelmente vão continuar interagindo com suas postagens, mas dificilmente vão voltar a visitar o seu mural. Por esta razão, a função principal da sua página é fazer com que as pessoas cliquem no botão “Curtir”. O Facebook permite que você deixe um post fixado no topo da sua página. Certifique-se de que o tema desse post seja interessante, original e contenha uma imagem atraente.
Usar grupos do Facebook para gerar engajamento com seu público
Participar de grupos é uma ótima estratégia para Facebook para empresas. É uma maneira de se comunicar com pessoas que tem interesses a temas referentes ao seu negócio. Quando usados corretamente, os grupos podem ser uma excelente fonte de tráfego para o seu site.
Ao participar de grupos relacionados aos temas da sua indústria, você constrói sua reputação de autoridade perante a esse grupo. Oferecer conselhos úteis e dicas podem ajudá-lo a se tornar um membro valioso do grupo. Conforme as pessoas começam a perceber você como autoridade em algum assunto, elas vão querer saber mais sobre você e sua empresa.
Você também pode criar os seus próprios grupos de interesse. Os grupos vão te dar a oportunidade de se envolver no dia-a-dia do seu público-alvo de uma forma muito mais pessoal. Crie um grupo que convide as pessoas a discutir e trocar ideias sobre qualquer coisa relacionada a sua indústria. Por exemplo, se você é um corretor de imóveis, você pode começar um grupo onde as pessoas possam tirar dúvidas sobre financiamento e a documentação necessária para a compra de um imóvel, entre outras coisas.
Incentivar o compartilhamento através do uso de botões e plugins
Seu site, blog e página do Facebook devem trabalhar juntos, um ajudando a gerar tráfego para o outro. Portanto, você também deve incentivar que os visitantes do seu site curtam e compartilhem o seu conteúdo no Facebook e interajam com a sua página.
Para facilitar que isso aconteça, certifique-se de que todo conteúdo em seu site tenha um botão para curtir e compartilhar. Você pode adicioná-los manualmente ou usar um serviço de terceiros como o Add This ou um plugin do WordPress para personalizar seus botões e tornar o processo de adição de botões mais fácil.
Para dar aos visitantes do seu site a oportunidade de curtir e interagir com a sua página, instale o plugin de página na barra lateral do seu site. Ao configurar o plug-in, você receberá opções sobre como deseja que ele seja exibido. Eu recomendo selecionar ‘Exibir postagens da página’ para que os visitantes do seu site tenham uma prévia do tipo de conteúdo que você normalmente compartilha na sua página.
Aumentar a visibilidade das suas mensagens
Uma queixa comum entre os proprietários de páginas de Facebook para empresas, é que muitos de seus fãs não veem suas postagens. O Facebook já se pronunciou sobre isso, afirmando que a queda do alcance é o resultado de dois fatores principais: primeiro, por causa da enorme quantidade de conteúdo que é compartilhado todo dia, simplesmente não há espaço suficiente nos murais dos usuários para mostrar tudo. Essa política do Facebook resulta em uma diminuição drástica da exposição para posts orgânicos, o que gera uma competição feroz pelo espaço nos murais dos usuários da rede social.
A segunda razão que faz com que seus posts não tenham um grande alcance orgânico, é que o algoritmo do Facebook foi projetado para mostrar o conteúdo mais relevante para os usuários. A relevância é determinada por – entre milhares de outros fatores – se a pessoa já interagiu com os posts de uma página no passado (curtidas, comentários, compartilhamentos), o tipo de posts que compartilhou (imagem, vídeo, link, etc.) e a popularidade dos posts anteriores de uma página entre todos os usuários. Em outras palavras, quanto mais populares forem suas postagens, mais frequentemente elas serão exibidas nos murais dos seus seguidores.
Para que seus posts tenham uma probabilidade maior de aparecer no mural dos seus fãs de maneira orgânica, use as seguintes estratégias:
- Utilize vídeos como parte de sua estratégia de lançamento. De acordo com pesquisas, vídeos ajudam a aumentar o seu alcance orgânico.
- Consulte regularmente a sua Página de Informações para ver que tipos de conteúdo estão fazendo mais sucesso com o seu público-alvo. A Página de Informações contém dados importantes sobre quais tipos de conteúdo estão engajando com seu público-alvo. Veja quais formatos de posts estão fazendo mais sucesso (fotos, vídeos, links, posts somente de texto), bem como quais temas seu público se identifica mais. Observe também quais dias e horários, bem como a frequência de postagem, parecem funcionar melhor com seus fãs.
- Ao publicar conteúdo promocional, certifique-se de incluir um texto interessante e atraente pois o Facebook costuma restringir o alcance de postagens que eles consideram “muito promocionais”: posts que empurram as pessoas a comprarem um produto, participarem de um concurso ou reutilizam conteúdo de anúncios.
- Para ter mais chances dos seus posts promocionais serem vistos, certifique-se de produzir conteúdo envolvente – não apenas um apelo para comprar o seu produto ou visitar o seu site. Pergunte a si mesmo: “Será que meus fãs acham este post interessante o suficiente para lê-lo e interagir com ele, mesmo que eles não queiram comprar meu produto?”
Para mais estratégias para aumentar seu alcance orgânico, veja meu artigo Como melhorar o alcance orgânico no Facebook
Quando e com que frequência publicar
Eu conheço algumas pessoas que são obcecadas por descobrir a hora perfeita e os melhores dias para postar em cada rede social, mas a verdade é que não há uma resposta exata para isso. Já li várias pesquisas sobre timing e frequência ideais para gerar mais engajamento, mas acredito que esse tipo de informação deva ser utilizado apenas como ponto de partida para sua própria pesquisa.
Seguem algumas dessas pesquisas para você começar a testar com a sua audiência:
- Sprinklr: Feita em 2015 no Brasil, diz que os dias de maior audiência no Facebook são de terça-feira à quinta-feira, de 11h às 17h. Os acessos começam a aumentar a partir das 9h da manhã e, aos domingos, existe um pequeno aumento a partir das 20h, até 23h.
- QuickSprout: segundo a pesquisa realizada pelo gigante gringo do marketing de conteúdo, os dias que geram maior engajamento no Facebook são quinta e sexta-feira. O melhor horário para conseguir mais compartilhamentos é 13h, e, para conseguir cliques, 15h. Uma sugestão mais ampla de horários seria entre 9h e 19h.
- Optimizely: os resultados da pesquisa feita pelo blog apontam o horário das 17h, de segunda à quinta-feira, como o horário nobre do Facebook.
É possível observar um certo padrão entre as informações — como evitar horários muito cedo ou muito tarde da noite —, mas alguns dos dados apresentados são bem divergentes.
Essas pesquisas dão um panorama geral, mas não retratam os hábitos e padrões de comportamento específicos do seu público. Então essas pesquisas devem servir apenas como uma direção para começar a testar o que funciona para o seu público. O mais importante é consultar a sua Página de Informações do Facebook para entender como o seu público se comporta e ir fazendo os ajustes necessários na sua estratégia.
Em termos de frequência, eu gosto da seguinte frase: “Encontre equilíbrio entre ser informativo e irritante”. É verdade que algumas empresas têm sucesso postando diversas vezes por dia. Para outras empresas, uma vez por dia ou 3 vezes por semana pode ser mais apropriado.
A Social Bakers diz que algo entre 5 e 10 posts por semana é ideal: “Normalmente, se você fizer menos de 2 posts por semana, você não vai envolver o seu público o suficiente para que eles mantenham uma conexão com sua marca e vai perder engajamento. Se você postar mais de 2 vezes por dia (como uma marca) você provavelmente também vai perder engajamento.” Mas claro que isso também vai depender do seu tipo de negócio. Se você possui um canal de notícias, por exemplo, vai ter que postar com frequência muito maior.
Utilizar anúncios para aumentar curtidas e alcance
Embora seja possível que você consiga melhorar seu alcance orgânico utilizando as técnicas acima, a verdade é que o Facebook vem restringindo cada vez mais o alcance orgânico do Facebook para empresas, o que faz com que seja praticamente obrigatório utilizar opções pagas para complementar a estratégia de marketing. Atualmente, o Facebook para empresas oferece duas maneiras principais de ampliar o alcance de seus posts.
Impulsionamento dos posts: Impulsionar um post aumentará sua visibilidade nos murais dos usuários. Você pode optar por exibir seus posts para os fãs da sua página, para os amigos dos seus fãs ou para outras pessoas que você selecione através de segmentação de público. As opções de segmentação para suas postagens incluem interesses, idade, sexo e local. Para impulsionar um post, basta clicar em ‘impulsionar publicação’ ao criar um novo post. Você também pode impulsionar um post antigo que já foi publicado.
Impulsionar posts é uma maneira rápida e fácil de aumentar o alcance dos seus posts, mas eu recomendo que, ao invés disso, você faça a promoção dos seus posts. Embora seja um pouco mais complicado criar um post promovido, você vai ter acesso a uma segmentação mais poderosa e maior controle dos posts promovidos, e só isso já faz valer o esforço extra.
Posts promovidos: Os posts promovidos são, na verdade, anúncios para Facebook e podem ser criados por meio do seu Gerenciador de anúncios do Facebook. Para começar a criar seu post promovido, você deve clicar em Criar Anúncio.
Quando promover uma postagem
De um modo geral, você só deve promover um post que te ajude a atingir um objetivo específico, como obter tráfego para seu site, aumentar reconhecimento da sua marca ou vender um produto.
Quando você decidir promover um post, eu recomendo que você se pergunte antes:
- Esse post ainda será relevante alguns dias após a sua postagem?
- Já faz pelo menos 6 horas que o post foi publicado?
- O post inclui um link ou um “call to action” (chamada para ação) que direcione o usuário a alguma ação além de uma simples curtida?
- O post conseguiu pelo menos 1% de engajamento com sua base de fãs?
Anúncios no Facebook
O Facebook oferece uma variedade de opções de publicidade além de promover um post. Você pode escolher o tipo de anúncio com base em vários objetivos. Como já discutimos, um desses objetivos é impulsionar ou promover um post. No entanto, outras opções incluem a promoção da sua página (obter mais curtidas), enviar pessoas para o seu site, aumentar as conversões no seu site, vender um produto…
Depois de selecionar um objetivo de campanha, você pode definir suas próprias opções de segmentação, orçamento e montar seu anúncio. Escolher o objetivo da sua campanha vai ajudar você a atingir seus objetivos de publicidade.
Você poderá escolher também onde quer que seu anúncio apareça na página das pessoas, ele pode aparecer no mural dos computadores desktop, no mural dos celulares, na coluna da direita do computador, no Instagram… Por padrão, todas as opções aparecerão selecionadas. Para impedir que seu anúncio seja exibido em um desses locais, clique em “Remover” ao lado do nome do local.
Entenda melhor como fazer anúncios no Instagram clicando aqui.
Melhores práticas para anúncios do Facebook
É fácil gastar dinheiro com seus anúncios no Facebook para empresas sem alcançar seus objetivos desejados. Os anúncios podem ser uma forma muito eficaz de obter tráfego, curtidas e conversões, mas é importante que você siga as melhores práticas recomendadas (algumas diretamente do Facebook) que farão você alcançar seus objetivos mais rapidamente:
- Utilize sempre a segmentação de público: se você fizer um anúncio para uma audiência muito ampla e genérica sem utilizar segmentação, vai estar rasgando dinheiro. Faz parte do seu aprendizado testar as variações de segmentação de público que o Facebook para empresas oferece.
- Inicie o seu anúncio com a mensagem mais importante a ser passada: as pessoas têm o hábito de não ler o anúncio todo, a não ser que seja do seu extremo interesse. Por este motivo, é importante colocar a parte mais importante do anúncio (link ou call to action, por exemplo) no início do texto.
- Mude o seu anúncio a cada 1 ou 2 semanas. Especialmente se você estiver usando segmentação bem específica (e, portanto, estiver anunciando para um público relativamente pequeno), é importante alterar a imagem e o texto do seu anúncio regularmente. Usar o mesmo conteúdo repetidamente vai diminuir as chances do seu anúncio ser notado e clicado.
- Utilize pixels de conversão para controlar a eficácia de seus anúncios. Se você estiver comprando vários anúncios, usar pixels de conversão permitirá que você saiba quais anúncios estão ajudando você a atingir os seus objetivos. Você pode escolher entre uma variedade de tipos de conversão ao criar seu pixel, incluindo checkouts, cadastros, geração de leads, exibições de página… Para obter instruções detalhadas sobre como configurar pixels de conversão em seu site, consulte a página de ajuda do Facebook.
- Use um call to action (chamada para ação) forte: sempre mostre para os usuários o que você gostaria que eles fizessem. Embora você não precise necessariamente ser tão direto, você deve informá-los por que eles devem clicar em seu anúncio, seja para comprar um produto, clicar no link, solicitar mais informações, etc.
- Use anúncios diferentes para diferentes posicionamentos: Embora o Facebook permita que você use as mesmas imagens e textos para todos os tipos de anúncios, é importante criar anúncios separados para cada um. Anúncios para celular, mural do computador ou coluna da direita terão, provavelmente, objetivos ligeiramente diferentes e, obviamente, serão exibidos de forma diferente para cada usuário. Personalize os seus anúncios para cada posicionamento e certifique-se de acompanhar o desempenho de cada um.
Considerações finais
Facebook para empresas pode ser extremamente eficaz para interagir com o seu público e turbinar o seu negócio. Quando usado corretamente, pode resultar em aumento de tráfego, alcance e conversões. Utilizar as melhores práticas descritas acima irá levá-lo no caminho certo para experimentar todos os benefícios que o Facebook tem para oferecer.
Você está usando o Facebook para potencializar o seu negócio? Me conte como tem se saído, e se tiver alguma dúvida já sabe, deixe seu comentário.
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