Marketing de influência: engajando influenciadores ao seu negócio

Apesar de existir softwares para ajudar a fazer o trabalho de marketing de influência, a melhor estratégia para construir relacionamento com pessoas influentes e relevantes para seus clientes é investir em relacionamentos reais com pessoas de verdade.

Não há nada de errado em as marcas contratarem influenciadores para suas campanhas, desde que a mensagem seja adequada ao público do influenciador e a linguagem que eles estão acostumados seja respeitada.

Porém, com a ascensão dos influenciadores, o valor cobrado por eles está cada vez mais maior e muitas vezes não cabe na verba das empresas.

No artigo de hoje, vou mostrar que existem outras maneiras de trabalhar o marketing de influência de maneira eficiente. Confira!

Tarefas que você pode utilizar para trabalhar o marketing de influência

Podemos estruturar as ações de marketing de influência de acordo com os tipos de tarefas que precisam ser realizadas e a complexidade de cada uma. Existem tarefas menores, que podem ser realizadas pontualmente, tarefas que exigem um planejamento maior e, por fim, projetos que exigem maiores esforços.

O objetivo dessas tarefas no curto, médio e longo prazo, podem ser para otimização, manutenção ou investimento no engajamento de sua marca com os influenciadores.

Praticando tarefas de otimização

As tarefas de otimização são classificadas como tarefas pequenas, mas que precisam ser exercidas de forma contínua e consistente para que gerem valor.

Nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, uma tarefa de otimização seria começar a seguir o conteúdo de pessoas e empresas que tenham a ver com o seu negócio e sejam influentes em seu segmento. É uma maneira de dizer: “Olá. Estou de olho no que está fazendo e estou curtindo”.

Esse primeiro contato é importante para que os influenciadores saibam da existência da sua empresa e que você tem interesse no conteúdo produzido por eles.

É importante lembrar, porém, de que apenas essas pequenas tarefas de otimização não formam uma estratégia de marketing de influência consistente e efetiva. É necessário complementar sua estratégia com outras táticas para se conectar de verdade com essas pessoas.

Praticando tarefas de manutenção

Tarefas de manutenção buscam estabelecer uma relação entre o tempo investido pela sua equipe de marketing e o valor gerado. A principal tarefa de manutenção, dentro do contexto do marketing de influência, é buscar e produzir conteúdo necessário para que sua marca seja vista como uma fonte de valor.

Para estabelecer uma conexão orgânica com influenciadores do seu mercado, uma tática indispensável é compartilhar conteúdo produzido por influenciadores, através de curadoria, oferecendo visibilidade para o influenciador ao mesmo tempo em que sua marca é reconhecida. A busca constante de conteúdo relevante e de qualidade deve ser um processo contínuo com o objetivo de ampliar o poder de influência de sua marca.

A criação de conteúdo próprio, a partir daquilo que o influenciador produz, também deve fazer parte das suas tarefas de manutenção em sua estratégia de marketing de influência.

Praticando tarefas de investimento

O marketing de influência não é sustentado apenas com estratégias e ações no curto e médio prazo. Criação de valor exige investimentos que visam resultados também no longo prazo.

Uma ação focada em oferecer a experiência da sua marca para um grupo de influenciadores, como uma viagem, no caso de uma agência de turismo ou um test drive, no caso de uma concessionária, é uma tarefa de investimento.

Ao criar essas experiências, é importante considerar a impressão que elas deixarão nesses influenciadores. A ideia é gerar valor e construir relacionamentos duradouros entre a empresa e essas pessoas.

Oportunidades de engajamento com influenciadores são valiosas e exigem uma grande força de planejamento e execução para que sejam efetivas.

Maximizando seus recursos de marketing de influência

O tempo necessário para engajamento pode ser, por vezes, desgastante. Por isso, para potencializar sua estratégia de marketing de influência, é recomendado o uso de soluções que possam organizar seus dados e identificar com mais rapidez quais influenciadores podem ser trabalhados e quais impactarão seu público da melhor forma.

Criatividade é um elemento necessário para ampliar seu processo e maximizar seus recursos. Assim como empresas B2C e B2B devem oferecer uma experiência cativante para que seus clientes se tornem advogados das suas marcas, é necessário também converter os influenciadores.

A qualidade da experiência que é oferecida pode ser um grande diferencial na abordagem desses influenciadores. A impressão que eles terão da sua marca e, consequentemente, a forma como sua marca será exposta para o público que os acompanham vai fazer toda a diferença.

Considerações finais

O marketing de influência é considerado por muitos o canal de crescimento mais rápido para aquisição de novos clientes.

Mas para se atingir bons resultados, é preciso criatividade, organização, tempo e recursos para trabalhar uma construção de relacionamento com influenciadores de forma eficaz e coerente com a identidade de sua marca.

É preciso saber compartimentar esse trabalho em tarefas com diferentes escopos de acordo com o nível de esforço e investimento necessário. Muitas vezes essas tarefas podem se combinar, potencializando resultados.

Sua empresa já pensou em trabalhar com marketing de influência? Conte sua experiência ou deixe sua dúvida nos comentários. Se preferir entre em contato com a ROOM33, podemos continuar esse papo!

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