Por que é importante pensar em SEO para mobile? Porque o acesso à Internet via dispositivos móveis já ultrapassou o desktop e um crescimento, ainda maior, é irreversível. De acordo com dados da pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, o Brasil já é o terceiro país do mundo que mais utiliza o celular para acesso à rede. Nesse quesito, o país perde apenas para Índia e Estados Unidos no ranking.
Considerando o uso de smartphones e demais dispositivos móveis, é mais importante do que nunca pensar em SEO para mobile. Saiba mais, a seguir, sobre como técnicas de SEO para mobile podem ser vitais para a audiência de seu negócio. Confira!
As tendências do SEO para mobile e ferramentas de marketing
Atualmente, o uso do mobile já estabelece as regras dos algoritmos dos motores de busca. O foco do Google em posicionar bem os sites que são otimizados para mobile já é uma realidade. Por consequência, o trabalho de SEO passa a ser focado em oferecer a melhor experiência possível para os usuários no mobile, já que quase 90% das pessoas que não têm uma boa experiência na primeira vez que visitam um site através do mobile, costumam não retornar.
É importante fazer uma análise do comportamento de compra dos clientes por mobile para poder oferecer uma boa experiência e direcionar corretamente o SEO. O importante é estar presente em todas as etapas da jornada de compra do cliente.
Um aspecto a ser considerado em SEO para mobile e que já vem se tornando uma tendência diz respeito à busca local. Usuários de dispositivos móveis têm acesso a ferramentas de busca onde quer que estejam. Com isso, novas táticas de otimização com base em localização ganham força para que a empresa tenha um melhor posicionamento.
Os serviços de busca do Google refletem essa necessidade de buscas locais trazidas pelo universo mobile. Portanto, o SEO para mobile aumenta a chance de gerar tráfego para pontos de venda com maiores chances de conversão.
Otimizando seu site e seu SEO para mobile
Dados oficiais do próprio Google mostram que 53% das visitas de um site mobile são perdidas caso a página demore mais de três segundos para carregar. Iniciativas como o AMP (Accelarated Mobile Pages – Páginas Aceleradas para Mobile) surgem como uma possibilidade para garantir essa performance e mobilidade.
No entanto, apesar das novas tecnologias, a migração de canais otimizados para mobile ainda se torna um desafio a ser superado.
Estratégias de SEO para mobile em plataformas mais complexas ainda encontram dificuldades em oferecer uma experiência boa e intuitiva. Plataformas de e-commerce são um exemplo disso. É função do SEO para mobile repensar como imagens, CTAs, textos e demais elementos devem ser otimizados da melhor forma possível.
Ajudando seu cliente a buscar melhor
As diferenças do SEO para mobile refletem diretamente as diferenças de como os usuários desejam realizar as buscas. Eles querem ter experiências personalizadas e relevantes.
Na otimização mobile, toda essa personalização se traduz em consistência. A interação do usuário com a ferramenta de busca, em mobile, é fluida. Portanto, é preciso que o SEO para mobile de seus canais também corresponda a isso.
Priorizar seu conteúdo, unindo boa visualização e performance com táticas de SEO, pode ser algo facilitado por meio de estratégias bem implementadas. Para que isso ocorra, é preciso conhecer e aplicar todos os recursos possíveis que possam impactar potenciais clientes no mobile.
De acordo com Tony Haile, uma marca conta com apenas 15 segundos para captar a atenção de seus clientes e 55% dos visitantes devem ficar menos do que isso em seu site se ele não for atrativo. E isso englobará cada vez mais o universo mobile. Sua empresa está pronta para isso?
Precisando de ajuda para estruturar e implementar uma estratégia de SEO para mobile? Lembre-se, a ROOM33 está disponível para que você possa solucionar todas suas dúvidas sobre SEO! Deixe um comentário ou entre em contato conosco!
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