Mobile First: Os smartphones ultrapassaram os computadores para acesso à internet

2016 foi o ano em que entramos definitivamente na era do Mobile First

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo Mobile First. Se não, eu explico. Mobile First é um conceito que já existe há alguns anos e é bem familiar para as pessoas que trabalham com projetos web. Ele quer dizer que o foco inicial para o desenvolvimento da arquitetura de um trabalho feito para web deve ser direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops. Isso quer dizer que, se antes você deveria se preocupar em ter um site bacana no desktop e que também funcionasse bem no mobile (ser responsivo), hoje o pensamento se inverteu, seu site precisa ser pensado primeiro para os celulares e também ficar bacana no desktop.

Essa mudança é totalmente natural e previsível, basta você pensar quantas vezes pegou seu celular hoje para acessar suas redes sociais, ver as notícias, checar emails, tirar foto, mandar mensagens… Os dispositivos móveis já fazem parte da nossa vida de tal forma, que não conseguimos mais nos imaginar vivendo sem eles. Pensando nisso, não é nenhuma supresa descobrir que as pessoas utilizam mais o celular para acessar a internet do que os computadores.

 

As médias de minutos gastos em cada plataforma variam de acordo com a faixa etária

média em minutos que as pessoas gastam em mobile e desktop

Perspectivas do Cenário Digital 2017 – Comscore

 

O mobile aumenta os minutos mas não “canibaliza” o desktop

Total de minutos

quantidade de usuários desktop x mobile

Perspectivas do Cenário Digital 2017 – Comscore

 

A era mobile first vem transformando a maneira como o consumidor busca imóveis

Como as pessoas se acostumaram a ter acesso rápido a todo tipo de informação, cada vez mais querem se comunicar na velocidade da internet, de maneira rápida e direta. Os usuários se comportam de maneira crítica e seletiva e estão muito mais pró-ativos.

Muito mais informados, os consumidores de hoje comparam produtos, preços e reputação da incorporadora, simulam financiamentos e vão atrás de todas as informações que precisam sozinhos. Quando esse consumidor entra em contato com o corretor, ele já sabe tanta coisa que se o corretor não estiver muito bem preparado, vai ser atropelado.

Hábitos e tendências para o mercado mobile

Em 2015 a Anatel divulgou que o números de linhas celulares habilitadas já ultrapassavam o número de habitantes. Os celulares são, hoje em dia, o aparelho eletrônico mais utilizado pelos brasileiros. Na sequência vêm os laptops (65%), tablets (41%), eReaders (6%), smartwatches (6%),e fitness bands (4%).

Nesse post compartilho com vocês dois estudos. O primeiro, realizado pela Deloitteo Global Mobile Consumer Survey – 2016, é um estudo realizado em 31 países, com objetivo de apurar como as pessoas interagem com seus smartphones. O segundo, realizado pela Comscore: Perspectivas do Cenário Digital, como o nome já diz, nos dá o panorama de como está o cenário digital hoje no Brasil. Para esse post eu usei apenas informações sobre o mercado mobile mas você pode acessar os estudos completos através do link que disponibilizo aqui.

Confira aqui alguns destaques:

  • 80% das pessoas entrevistadas possuem smartphones, crescimento de 176% em relação a 2013;
  • 37% das pessoas que possuem smartphones conferem suas mensagens no meio da madrugada; 28% as respondem;
  • 6% dos pesquisados têm acesso a óculos de realidade virtual; 11% pretendem comprar um nos próximos 12 meses.

 

Os smartphones são os aparelhos mais utilizados e desejados pelos brasileiros.

Dispositivos móveis mais utilizados pelos brasileiros (em % de respondentes)

dispositivos moveis mais utilizados pelos brasileiros

fonte: Global Mobile Consumer Survey 2016 – Deloitte

 

As pessoas estão ultraconectadas

Você sabia que quase a metade das pessoas veem o celular antes de dormir e que mais da metade utiliza o celular enquanto assiste TV? Sabia também que existe uma parcela signficativa da população que não desgruda do celular nem na hora de atravessar a rua ou ir ao banheiro?

 

as pessoas estao ultra conectadas

fonte: Global Mobile Consumer Survey 2016 – Deloitte

 

Corretores, seus clientes não querem que vocês liguem para eles!

Se a principal função de um telefone é fazer chamadas de voz, então não podemos mais chamar o celular de telefone. Hoje as pessoas utilizam muito mais seus aparelhos para outras funções, como filmar, tirar fotos, mandar mensagens, acessar a internet…

Enquanto o hábito de utilizar os celulares para chamadas de voz caíram, a autilização de mensagens instantâneas, e-mail e chamadas por protocolo (VoIP) e vídeo cresceram significativamente.

Entendendo essa tendência, é importante que os corretores de imóveis, se adaptem. Os consumidores preferem receber emails ao invés de ligações telefônicas porque podem lê-las no tempo deles sem serem interrompidos. Mensagens de texto (whatsapp e mídias sociais…) também são boas opções.

Meios mais utilizados no celular (em % de respondentes)

meios mais utilizados no celular

fonte: Global Mobile Consumer Survey 2016 – Deloitte

 

A tecnologia 4G se dissemina rapidamente

O uso da rede 4G quase dobrou no último ano e vai continuar crescendo. A maior penetração do 4G permite que, independentemente de onde o brasileiro estiver, ele vai estar mais conectado.

 

celulare com rede 4G e wifi

fonte: Global Mobile Consumer Survey 2016 – Deloitte

 

O uso da plataforma muda de acordo com perfis demográficos

Anunciantes e veículos devem considerar formas de impactar audiências diferentes por plataforma para influenciar o alcance e a frequência.

 

uso de plataformas difere de acordo com perfis demográficos

Perspectivas do Cenário Digital 2017 – Comscore

 

Aplicativos representam a maior parte do tempo gasto no mobile

Aplicativos em % do total de minutos no mobile

aplicativos e o tempo no mobile

Perspectivas do Cenário Digital 2017 – Comscore

 

Aplicativos para smartphones lideram de longe o tempo gasto em mídias sociais, com a queda do desktop

aplicativos para smartphones lideram

Perspectivas do Cenário Digital 2017 – Comscore

 

Atividades mais realizadas em aplicativos e browsers

app x browser

fonte: Global Mobile Consumer Survey 2016 – Deloitte

 

 

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