As campanhas de marketing das empresas precisam ser norteadas por números, pois somente assim é possível analisar quais são os seus resultados efetivos. Dentro desse contexto, entender as métricas de e-mail marketing é fundamental para atrair mais clientes para o seu negócio.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela HubSpot, o e-mail marketing é considerado a ferramenta mais eficiente para conquistar e reter clientes nos Estados Unidos. Tal realidade não tem se mostrado diferente no Brasil, tendo em vista que as pessoas têm o hábito de abrir os seus e-mails várias vezes por dia.
Assim, é preciso acompanhar as métricas de e-mail marketing para conquistar resultados ainda mais positivos. Mas quais são esses indicadores e o que precisa ser analisado em cada um deles? Veja nos tópicos a seguir:
Taxa de abertura
A taxa de abertura demonstra a quantidade de pessoas que abriram os e-mails enviados pela sua empresa. Sendo assim, é preciso dividir o número de aberturas pelo número de envios dos e-mails. No caso de você realizar 100 disparos e 20 dessas pessoas abrirem o e-mail, a taxa de abertura da campanha é de 20%.
Se você tem uma taxa de abertura baixa (menos de 15%, em média), este pode ser um indício de que seus títulos são pouco atrativos e precisam ser melhor trabalhados para despertar a atenção dos seus leads.
Taxa de cliques
Uma das métricas mais cobiçadas é a taxa de cliques, que mostra quantas pessoas clicaram em links ou botões do e-mail enviado. Podemos calcular de duas maneiras: a primeira, e mais comum, é dividir a quantidade de cliques pela quantidade de e-mails enviados. Nesse caso, a quantidade mínima de cliques para uma campanha de sucesso deve ser de 2%.
Outra maneira de calcular é dividir a quantidade de cliques obtidos pela quantidade de pessoas que abriram o e-mail. Nesse caso, a quantidade mínima de cliques para uma campanha de sucesso deve ser de 15%.
Se perceber que muitas pessoas abrem os e-mails, mas não clicam nos links, podem estar ocorrendo falhas na sua comunicação ou os links não estarem bem posicionados. Links inseridos na parte superior do e-mail, geralmente apresentam taxas de cliques mais altas.
Taxas de descadastro
O número de pessoas que se descadastra da sua lista de e-mails é outra métrica que precisa ser levada em consideração, uma vez que, se há desinteresse no conteúdo, ele pode não ter o formato ou qualidade desejado pelo público.
A quantidade mínima aceitável para a taxa de descadastro é de 1% da lista. Caso você tenha um número maior, é necessário rever sua estratégia.
Soft bounces e hard bounces
Bounces são retornos de endereços de e-mail que não alcançaram o seu destino. Esse indicador é importante por um motivo bem simples: se muitos e-mails estiverem voltando, significa que a sua lista pode estar desatualizada.
Taxa de spam
Os provedores de e-mail dão a opção para as pessoas marcarem como spam ou lixo eletrônico as mensagens que consideraram abusivas ou propagandas sem utilidade. Por isso, acompanhar essa taxa também é relevante.
O número máximo aceitável de spam é de 0,1%. Esse é um ponto que deve ser observado com o máximo de atenção, pois altas taxas de spam podem queimar a reputação do seu domínio.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI já é um velho conhecido dos estrategistas de marketing, mas que também tem muita relevância nas ações de e-mail. Desse modo, é importante que seja feita a divisão da receita obtida por meio de uma campanha de e-mail marketing pelo investimento realizado no decorrer da ação.
Esse número indicará se o investimento realizado com o disparo de e-mail marketing é satisfatório ou não para a empresa.
Entender as métricas de e-mail marketing é muito relevante para quem desenvolve estratégias desse tipo para conquistar mais clientes. Por isso, fique sempre atento a todos os indicadores citados aqui.
Contar com o apoio de uma agência de soluções digitais é uma alternativa interessante para conquistar mais resultados com e-mail marketing — e a ROOM33 pode ajudá-lo nesse sentido. Para saber mais, entre em contato conosco!
Deixe um comentário