Você já se irritou alguma vez por ter sido interrompido por uma empresa – seja através de um vendedor ou propaganda – na hora que estava trabalhando ou mesmo se divertindo com sua família? É exatamente esse tipo de experiência desagradável que o Inbound Sales busca evitar quando se trata de vender mais, reter clientes e melhorar a credibilidade de uma marca no mercado.
Por isso, se você busca formas inovadoras de se adaptar ao mercado e gerar vendas de forma menos agressiva como é feito no marketing tradicional, este artigo vai te explicar:
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O que é Inbound Sales;
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A importância dos vendedores no Inbound Sales;
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Por que o Inbound Sales é o futuro;
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Benefícios do Inbound Sales;
Aproveite as informações e, em caso de dúvidas, deixe um comentário no final do texto. Vamos adorar respondê-las!
Inbound Sales: Como atrair leads qualificados
A estratégia de vendas denominada Inbound Sales consiste num conjunto de práticas, ferramentas e metodologias que buscam tornar a experiência de compra o mais natural e intuitivo possível para o consumidor, dispensando ações agressivas de publicidade, telemarketing, pop-ups, spams ou qualquer outra coisa que interrompa o consumidor.
Em outras palavras, o Inbound Sales faz com que o consumidor venha até a empresa e não o contrário.
Na prática, isso significa:
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Atrair pessoas qualificadas com conteúdos úteis e otimizados para os sistemas de busca (SEO);
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Converter essas pessoas em leads através de formulários de contato, conteúdos ricos, consultorias grátis, testes de produto e muito mais – a criatividade é o limite!
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Nutrir os leads adquiridos até que eles estejam “prontos” para a venda;
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Encantar os clientes para que eles se tornem recorrentes;
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Analisar todos os dados e otimizar a estratégia em tempo real.
É claro que todas as práticas e ferramentas envolvidas no processo podem variar de acordo com os objetivos e necessidades de cada cliente, mas, geralmente, a produção de conteúdo relevante (artigos, infográficos, vídeos, etc.) e personalizado é o “carro chefe” do Inbound Sales.
Então o Inbound Sales dispensa a necessidade de vendedores?
Absolutamente não. Ao contrário do que muitos imaginam, o papel dos vendedores nessa estratégia é ainda mais importante e decisivo do que nos métodos tradicionais de marketing.
Isso porque, depois que o time de Marketing fez o trabalho de atrair pessoas e gerar leads qualificados – isto é, pessoas com grandes chances de comprar o produto ou serviço oferecido – os vendedores precisam “tomar a frente” do relacionamento e guiar esses leads até o momento em que a venda é fechada.
Dessa forma, os vendedores agem mais como consultores, entendendo melhor a necessidade dos clientes e os ajudando a solucionar seus problemas de forma muito mais personalizada.
Como preparar a área de vendas para o Inbound Sales
Como a implantação de uma estratégia de Inbound Sales influencia diretamente a forma como as vendas serão conduzidas dentro da empresa, é imprescindível que os vendedores sejam devidamente treinados para lidar com esses consumidores que chegarão até eles mais informados sobre o produto ou serviço.
Isso significa conhecer detalhadamente todo o histórico da pessoa ao longo da Jornada de Compra, como materiais baixados, páginas acessadas e conteúdos consumidos, sabendo resolver os problemas específicos de cada caso e, principalmente, atendendo cada lead de forma completamente personalizada.
Além disso, vale ressaltar a importância de uma integração da área de Marketing com Vendas. Afinal, com o Inbound Sales ambas as áreas trabalham complementares em busca de atingir um objetivo comum: aumentar as vendas.
Como essa integração deve ser feita?
Enquanto o Marketing foca na atração e qualificação dos leads, o time de vendas é responsável em estudar as informações relevantes sobre o lead e fechar a venda.
Para saber mais sobre o alinhamento entre Marketing e Vendas, recomendamos este artigo que produzimos recentemente em nosso Blog.
Por que o Inbound Sales é o futuro do Marketing
Como vimos até agora, o Inbound Sales age de forma bem diferente do marketing tradicional, no qual as marcas “atacam” os seus possíveis clientes com estratégias agressivas de publicidade, cold calling e outras práticas mais invasivas.
Mas afinal, quais são os benefícios comprovados que o Inbound Sales pode trazer para a sua empresa?
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Leads Qualificados: Com o Inbound Sales, a qualidade dos contatos reina sobre a quantidade. Todas as ações buscam atrair aquelas pessoas qualificadas para a compra.
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Mensuração: Como praticamente todas as ações no Inbound Sales são feitas no meio digital, a performance das ações pode ser analisadas e modificadas em tempo real.
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Menor Custo: Além de ser mais eficiente do que o marketing tradicional, o Inbound Sales é muito mais barato e acessível para empresas de pequeno e médio porte.
Os resultados você já sabe: mais leads, mais oportunidades e maior ROI.
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