Você já deve ter se perguntado várias vezes porque alguns conteúdos viralizaram e outros não. Não existe uma fórmula para criar conteúdos que viralizam, mas se eu pudesse te dar apenas uma dica de como fazer essa mágica acontecer, seria: Crie conteúdos incríveis. É verdade que muitos conteúdos sem qualidade viralizam, mas se você não tem um bebê que fica gargalhando sem parar, um gatinho que faz piruetas, ou um papagaio com duas cabeças, invista em um conteúdo primoroso que as pessoas não consigam resistir à tentação de compartilhar.
Por que é importante criar conteúdos que tem potencial para viralizar?
Em geral, conteúdos viralizam por dois motivos: O primeiro tipo é aquele que nos provoca emoções e faz nossa adrenalina aumentar. O segundo tipo é o conteúdo útil, que te ensina coisas novas, que parece foi escrito para você e que apareceu no momento certo e, por isso, é impossível de ser ignorado.
Os benefícios de criar conteúdos que viralizam são muitos. O primeiro e mais óbvio é que esses conteúdos garantem um altíssimo nível de compartilhamentos, atingindo muita gente sem precisar de tanto investimento em mídia. Por isso são muito eficientes para divulgar sua marca, disseminar seu conteúdo e aumentar o engajamento com seus seguidores.
Confira, a seguir, dicas para fazer com que o seu conteúdo se destaque e seja disseminado de maneira ágil e viralize entre seu público de interesse!
Conheça o seu público
O item mais importante para criar conteúdos que viralizam é saber quem é o público que você pretende atrair. Para ter um conteúdo certeiro, é fundamental que você realize um mapeamento das personas (clientes ideais) para assim conhecer o seu público.
Ter conhecimento profundo da sua audiência é o que vai fazer com que sua comunicação seja direcionada para o seu público de interesse, ou seja, para as pessoas que se interessam pelo serviço ou produto que sua empresa oferece.
Como criar conteúdos que viralizam? Foque em qualidade!
Ter um conteúdo incrível, útil e diferenciado atrai as pessoas certas e mais qualificadas para o seu negócio! Para esse tipo de conteúdo, as pessoas, voluntariamente darão atenção e por vontade própria o consumirão e o compartilharão para sua rede de contatos.
Um bom conteúdo por si só conecta as pessoas e torna-se irresistível de ser compartilhado e disseminado. Para isso:
Seja consistente
Um bom relacionamento com sua audiência é a chave para criar conteúdos que viralizam. Não conte com a sorte em lançar um conteúdo isolado e esperar que ele seja um sucesso estrondoso. Planeje a periodicidade do seu conteúdo e execute esse planejamento de forma consistente, sempre mensurando o engajamento de suas produções.
Aproveite-se de frases e metáforas marcantes
Frases de efeito e analogias bem construídas podem ajudar o seu conteúdo a viralizar e fixar melhor na mente do seu público. Um conteúdo viral cria uma lembrança na cabeça das pessoas e faz com que elas o compartilhem com mais facilidade.
Promova o seu conteúdo
Se o objetivo do seu conteúdo é viralizar, a sua métrica mais importante vai ser o alcance. Portanto, utilize as ferramentas e os canais que o marketing digital dispõem para ajudar a compartilhar o seu conteúdo e saiba utilizar CTAs (call-to-action, chamadas para ação) atrativas e claras para que as pessoas se sintam à vontade para fazer o compartilhamento.
A promoção de seu conteúdo faz com que as pessoas conheçam sua marca, curtam suas postagens e confiem em você – lembre-se, confiança é fundamental, as pessoas compartilham mais conteúdo de fontes confiáveis.
Tenha foco
Foco é palavra chave: prefira sempre uma ótima promoção de seu conteúdo em alguns canais efetivos e com aderência ao perfil do seu público do que tentar promover seu conteúdo no máximo de canais possíveis sem segmentação ou estratégia definida. Qualidade é sempre melhor do que quantidade.
Saiba emocionar
Um bom conteúdo viralizável gera uma resposta emotiva do seu público. Saiba utilizar a emoção para motivar a ação do compartilhamento e aumentar o engajamento com sua audiência. Saber identificar e satisfazer as necessidades de sua persona é importante para que os argumentos sejam eficazes e verdadeiros.
Abaixo mais algumas dicas para ajudar a turbinar o alcance dos seus conteúdos:
- Faça as pessoas sorrirem
- Incentive as pessoas a alcançarem os seus sonhos
- Estimule as pessoas a agirem
- Encoraje as pessoas a nunca desistirem
- Ajude as pessoas a superarem seus medos
- Adivinhe o que seu público pensa e sente
- Reafirme o que as pessoas pensam
- Eduque enquanto entretém
- Ofereça dicas e truques
- Dicas para economizar tempo e dinheiro
- Apresente um ponto de vista diferente
- Deixe as pessoas curiosas
- Assuma um posicionamento
- Tenha senso de humor
- Dê esperança
Siga nossas dicas, conheça seu público, crie conteúdos úteis e incríveis para ele, forneça estímulos para que as pessoas compartilhem suas produções e realize tudo isso em um fluxo constante e regular.
Quer saber mais sobre como criar conteúdos que viralizam? Deixe um comentário ou entre em contato com a ROOM33!
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