Como mídia paga pode turbinar a estratégia de SEO

Empresas que investem em uma estratégia de SEO buscam atrair a atenção dos usuários que fazem buscas orgânicas sem para isso investir dinheiro diretamente. No entanto, um projeto de SEO é um processo longo e contínuo, e que pode levar algum tempo para gerar resultados. Se você precisa de resultados imediatos (para lançar um produto, por exemplo), uma alternativa é investir em mídia paga. Anúncios na Internet, além de permitirem uma segmentação bem específica do público-alvo, impulsionam campanhas rapidamente.

 

3 estratégias para obter bons resultados com mídia paga

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos em formato de texto que aparecem acima dos resultados de buscas orgânicas nas páginas de buscadores, como Google, Bing e Yahoo. Eles são exibidos quando alguém pesquisa um termo relacionado ao seu negócio. Ao clicar nos anúncios, as pessoas são direcionadas para o seu site se ele oferecer o serviço ou produto buscado.

O objetivo desse tipo de anúncio é fazer as pessoas encontrem no seu site a solução para o que elas estão buscando e por isso a primeira coisa a ser feita é comprar as palavras-chave corretas que se referem ao que você quer anunciar.

A ferramenta mais utilizada para criar campanhas de Links Patrocinados é o Google Adwords.

Algumas das maiores vantagens dos links patrocinados são:

  • Você só será cobrado pelo anúncio se ele for clicado, ou seja, por mais que ele tenha muitas impressões você só vai pagar se as pessoas se interessarem pelo seu anúncio e se isso não acontecer, você poderá fazer as melhorias necessárias. Em outras palavras, você só gasta se a sua campanha der resultados;
  • Você é que escolhe o quanto pode ou quer gastar diariamente. Seus anúncios serão exibidos até alcançar o valor determinado por você;
  • O custo por clique (CPC) varia de acordo com a concorrência da palavra-chave escolhida, ou seja, quanto mais concorrida for a palavra-chave mais cara ela será. Você pode escolher também palavras-chave mais genéricas ou mais específicas e isso também vai impactar no valor. Uma boa dica é: quanto mais específicas forem as palavras-chave, menor o valor e maior as chances que as pessoas certas cliquem no seu anúncio;
  • Os anúncios podem ser segmentados por perfil e geolocalização se tornando ainda mais assertivos.

Display (AdSense)

Direcionar anúncios para outros sites e blogs é outra maneira de aumentar as visitas no seu website. O serviço mais conhecido de anúncios na rede display é o AdSense, ferramenta de publicidade oferecida pelo Google. Os anúncios são exibidos em sites diversos com base no histórico de navegação dos usuários, ou seja, o Google entende os interesses das pessoas para colocar anúncios relevantes nas páginas que essas pessoas têm mais probabilidade de acessar.

Anunciando na rede display, sua empresa poderá:

  • Gerar anúncios segmentados

Além dos anúncios segmentados por palavras-chave, você pode segmentar por canais, selecionando em quais você quer que apareçam. Isso significa que, utilizando ferramentas de segmentação contextual, por exemplo, você poderá mostrar anúncios no local mais adequado, ou seja, onde o conteúdo dos anúncios corresponde ao conteúdo dos websites.

Já as ferramentas de segmentação por público-alvo permitem que seus anúncios sejam exibidos para os usuários que expressaram, em algum momento, interesse no que você vende. 

Ainda há a possibilidade de utilizar a segmentação por interesses e por informações demográficas.

  • Fazer retargeting

O retargeting detecta os usuários que visitam o seu site (através de cookies) para, depois, exibir seus anúncios para esses mesmos usuários enquanto navegam por outros sites. Isso significa que, ao fazer retargeting, você impacta novamente um mesmo grupo de pessoas. A grande vantagem é o alto número de conversões (vendas), já que os anúncios de retargeting são exibidos somente às pessoas que já visitaram seu site.

Poucas pessoas compram assim que veem um anúncio pela primeira vez. Para se ter uma ideia, 97% dos visitantes de uma loja virtual não convertem na primeira visita. Assim, o remarketing vem como uma possibilidade a mais de continuar na mente do cliente que ainda não converteu enquanto ele pensa no assunto.

Facebook Ads

O Facebook é a mídia social com maior audiência da Internet. Por isso, anunciar no Facebook pode ser uma boa alternativa se você quer melhorar a exposição da sua marca on-line. Além disso, os anúncios na plataforma são bastante assertivos, já que pode-se segmentá-los por interesse, comportamentos, gostos, geolocalização, entre outros fatores.

Quando você segmenta um anúncio por geolocalização, por exemplo, consegue atingir em cheio um público que mora nas redondezas ou que esteve ali recentemente. Por exemplo, sabendo que compradores de imóveis geralmente frequentam ou já moram em um raio de 3 km do imóvel em lançamento, incorporadoras podem utilizar esse recurso para atingir apenas o target desejado.

Pense na segmentação do anúncio como uma forma de encontrar exatamente o perfil que sua empresa procura. Encontrar o seu nicho é essencial se você deseja que o desempenho da sua campanha seja satisfatório e alcance uma audiência qualificada.

Benefícios da mídia paga

Abaixo, separamos alguns dos benefícios gerais de investir em mídia paga, além de manter uma estratégia de SEO consistente:

Maior conversão: o uso de mídia paga aumenta a chance de atingir o público interessado, o que aumenta as chances de conversão. A conversão pode ser em tráfego para o site, mas também a venda de produtos/serviços.

Melhor custo-benefício: ao comparar rapidamente a publicidade off-line com a utilização da publicidade on-line, você vai entender por que todo mundo está falando em mídia paga on-line. O retorno sobre o investimento também é muito maior, já que tudo é mensurável e você pode ajustar a estratégia conforme análises periódicas das campanhas.

Maior segmentação: ao escolher as características de exibição do anúncio, você está escolhendo para quem será exibido. Sabendo bem quem é seu público-alvo, fica fácil entender o motivo das altas taxas de conversão.

Você já usou mídia paga para turbinar sua estratégia digital? Os resultados foram satisfatórios? Comente!

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