Web Analytics para sua estratégia de marketing digital

Planejar e colocar em práticas ações efetivas de Marketing Digital de uma empresa, independente do segmento ou porte do negócio, certamente pode ser um desafio para profissionais que não tiveram a formação adequada e acabaram “caindo de paraquedas” nesta área. Afinal, são dezenas de indicadores, serviços e ações envolvidas numa estratégia de Marketing Digital que realmente traga resultados para a empresa. Uma das áreas mais importantes disso tudo e a qual vamos focar a partir de agora, é o Web Analytics.

Do que se trata o Web Analytics? Por que ele é importante para uma estratégia de Marketing Digital? Como usá-lo da melhor maneira possível? Por onde começar?

Entendendo o Web Analytics

Apesar do termo “Web Analytics” ser utilizado nos mais variados contextos do Marketing Digital, ele pode ser definido como o processo de coleta, análise e monitoramento dos dados de navegação de um site na Internet.

Em outras palavras, o Web Analytics busca compreender, através dos dados recolhidos, qual o comportamento dos usuários dentro uma determinada página, campanha ou site completo.

Para isso, ele utiliza softwares e serviços específicos, pagos ou gratuitos, que através de códigos (tecnicamente conhecidos como tags) são capazes de registrar os acessos e comportamentos do usuário.

A ferramenta de Web Analytics mais utilizada atualmente é o Google Analytics, que conta com mais de 55% do mercado. Contudo, vale ressaltar que ele não é o único.

Outros softwares renomados que merecem ser citados aqui, por exemplo, são o Navegg (nacional), IBM Enterprise Marketing Management e Adobe Marketing Cloud.

Por que utilizar o Web Analytics é importante para qualquer estratégia de Marketing Digital?

Para trazer resultados reais para as empresas e comprovar o ROI (Return Over Investment), toda e qualquer estratégia de Marketing Digital hoje em dia deve basear suas ações em dados.

Isso porque, apesar da facilidade das ferramentas gratuitas e variedade enorme de informações online, muitas empresas que ainda estão começando no Marketing Digital – ou mesmo agências mais experientes – cometem o erro de tomar ações na internet com base em “achismo” ou “tendências de mercado” sem nenhuma comprovação prática de que realmente funcione.

A função do Web Analytics é justamente fazer o levantamento dessas informações, dando o suporte necessário para as ações mais assertivas e, principalmente, lucrativas.

Mas na prática, quais informações podem ser coletadas pelo Web Analytics?

1. Estatísticas do site

Número de acessos por período, fontes de tráfego, tempo de permanência, páginas mais visitadas, fluxo dos usuários… A quantidade de informação que pode ser levantada por uma ferramenta simples e gratuita, como o Google Analytics, é simplesmente incrível.

2.  Acompanhamento em tempo real das ações

Com a necessidade de se adaptar em um ritmo cada vez mais acelerado e a facilidade em realizar mudanças praticamente em tempo real, por meio do Web Analytics é possível acompanhar o desempenho de suas ações e/ou campanhas e ir realizando as modificações, sem a necessidade de pausar tudo ou esperar que a campanha termine.

3. ROI

O Web Analytics também fornece as informações necessárias para o cálculo do indicador mais importante de qualquer estratégia de Marketing Digital: o ROI (Return Over Investment).

Colocado de forma simples, o ROI demonstra se o investimento aplicado em determinada estratégia trouxe lucros ou prejuízo para a empresa. Se você ainda não conhece esse indicador, a fórmula é bem simples:

ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Se o resultado for positivo, significa que a estratégia trouxe lucro. Caso contrário, talvez esteja na hora de rever o Marketing Digital da empresa.

4. Relatórios

Relatórios são partes fundamentais do Marketing Digital e, através do Web Analytics, podem ser facilitados ou mesmo automatizados.

Em geral, um relatório eficiente de Web Analytics deve responder às seguintes perguntas:

  • De onde vêm os visitantes do site?

  • Qual a Taxa de Conversão de cada página?

  • Quanto tempo os visitantes permanecem no site?

  • Quais produtos estão sendo mais procurados?

  • Em qual página os visitantes mais costumam sair do site?

  • Os visitantes estão preenchendo os formulários até o final?

  • Qual a página mais visitada (e por que)?

Todas essas perguntas podem ser respondidas através de indicadores específicos, tecnicamente conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) e podem variar de acordo com cada estratégia e/ou ação que está sendo analisada.

Como usar as informações do Web Analytics a favor da empresa

Obviamente, todas as informações coletadas pelo Web Analytics só fazem sentido se elas forem utilizadas para melhorar os resultados da empresa, seja no planejamento de próximas ações ou, como já citamos anteriormente, validação do ROI.

Uma boa forma para implementar o Web Analytics na estratégia de Marketing Digital de qualquer empresa é seguir as seguintes etapas:

1 – Defina os objetivos da empresa: algumas empresas querem focar em atrair mais visitantes, outras desejam aumentar a conversão de visitantes em contatos para orçamento. Antes de definir o que deve ser analisado pelo Web Analytics da forma mais eficiente possível, é importante entender que somente aqueles indicadores relevantes para o objetivo da empresa devem ser analisados.

2 – Defina os KPIs: Agora que você sabe quais objetivos devem ser alcançados, o próximo passo é fazer uma lista de quais os indicadores (KPIs) que precisam ser analisados, com que frequência e, principalmente, quais ações devem ser tomadas caso os mesmos não forem atingidos.

3 – Realize as ações corretivas: Se os objetivos definidos no primeiro passo não forem alcançados, este é o momento em que, através da análise dos KPIs, o analista de Marketing Digital irá identificar quais ações corretivas precisam ser tomadas para melhorar os resultados.

Por onde começar?

Toda essa informação sobre KPIs e estratégias de Marketing Digital pode ser difícil de absorver no primeiro instante e se você ainda está confuso sobre como usar o Web Analytics na sua empresa, não se preocupe.

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