Vantagens que uma estratégia de marketing de conteúdo gera para seu negócio

Trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo oferece benefícios únicos em relação ao marketing tradicional. Sendo parte do conjunto de ações de Inbound Marketing, a estratégia visa gerar leads (clientes em potencial), atraindo-os com conteúdo relevante e gerando conversões (negócios) para a sua empresa.

Diferentemente da natureza mais invasiva, interruptiva e ligada a grandes investimentos de mídia paga e de massa que é característica do marketing tradicional (também chamado de Outbound Marketing), a estratégia de marketing de conteúdo busca atrair o cliente e gerar valor sem forçar a intenção de venda, trazendo o cliente voluntariamente até seu conteúdo e, consequentemente, para sua empresa, sem interrompê-lo e, ainda, conseguindo fidelizá-lo e encantá-lo.

Quer saber como obter essas vantagens? Acompanhe, a seguir, alguns dos benefícios que uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer para o seu negócio. Confira!

Estratégia de marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade da empresa nos canais digitais

Fazer com que sua empresa consolide sua presença e ganhe visibilidade online é crucial para suas vendas e para sua marca.

Conforme pesquisa da Forrester, 54% dos usuários de Internet acessam websites através de resultados de ferramentas de busca como o Google e o Bing.

Aliando a estratégia de marketing de conteúdo a um planejamento coeso de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de sites), é possível fazer com que a sua marca esteja posicionada nos canais onde circula um público interessado em consumir o seu conteúdo e interagir com a sua marca.

Outro benefício é tornar sua empresa uma referência do seu mercado, uma autoridade e fonte de informação que se distingue dos concorrentes a partir de conteúdo valioso e relevante para seu cliente, que a perceberá como especialista em seu nicho de atuação.

Assim, sua empresa se apresentará de modo útil e relevante para seu público, estando acessível e “encontrável” quando ele estiver realizando uma pesquisa. Há uma máxima que diz que “a melhor maneira de encontrar seu público é ser encontrado por ele”. O marketing de conteúdo proporciona que sua empresa colha os resultados disso.

Mais tráfego para o seu site e melhores taxas de conversão

Alimentar o seu site com conteúdo de qualidade e aliar esse conteúdo a táticas que atraiam o seu público é uma boa receita para aumentar o tráfego de seu site.

Mas o diferencial da estratégia de marketing de conteúdo não é apenas gerar maior volume de visitantes para o seu site, e sim administrar esse fluxo com inteligência e buscar as melhores taxas de conversão.

Isso ocorrerá porque o marketing de conteúdo, ao contrário do marketing tradicional, não dá “tiro de canhão”, sua mira é precisa e certeira: serão atraídos para seus conteúdos os leads que estiverem buscando conteúdos como os disponibilizados por sua marca, assim, você estará trazendo para seu site pessoas com maior potencial de realizarem conversão e negócios com a sua empresa.

No marketing tradicional, sobretudo com o uso de propaganda, a empresa precisava, em poucos segundos, convencer seus clientes em potencial de como ela era a melhor opção do mercado. Agora, com o marketing de conteúdo, seu lead é quem irá tirar essa conclusão, tornando o processo de prospecção muito mais efetivo.

Além disso, na estratégia tradicional, o mais importante era gerar a venda, sem uma importância maior de se estabelecer relacionamento com o cliente. No Inbound Marketing e na estratégia de marketing de conteúdo, ocorre o contrário: o conteúdo gera interesse, valor e confiança, fornecendo alicerce para um relacionamento sólido, que gerará não apenas uma venda, mas negócios recorrentes com o mesmo cliente.

Economia em seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e nos gastos com mídia paga

O investimento em estratégia de marketing de conteúdo e em Inbound Marketing é, em média, 60% menor do que o demandado pelo marketing tradicional. Uma estratégia bem realizada de marketing de conteúdo faz com que sua empresa economize em custos de aquisição de clientes, mídia paga e marketing tradicional e possa direcionar esses recursos de forma mais otimizada e eficaz.

Outro benefício do marketing de conteúdo é que, depois de ter seu conteúdo indexado pelos mecanismos de busca, ele sempre poderá ser encontrado, diferente da mídia paga, que quando o investimento para, sua comunicação desaparece.

Dessa forma, uma estratégia de marketing de conteúdo não demanda altos investimentos como o marketing tradicional. Ele é muito mais estratégico, trazendo mais resultado com menos investimento.

Melhor controle sobre a decisão de compra e jornada do cliente

Um conteúdo bem direcionado pode fazer com que sua empresa tenha um maior controle sobre a decisão de compra e a jornada de compra do cliente, gerando assim mais oportunidades de conversão de vendas e pontos de interação mais eficientes.

Conforme pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers, 77% dos consumidores brasileiros obtiveram informações nas redes sociais que impactaram na sua decisão de compra. Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem implementada, sua empresa ganha uma autonomia maior sobre a jornada de compra do cliente, gerando leads alimentados com o conteúdo produzido por você e mais alinhados e prontos para a abordagem de sua equipe de vendas.

Etapa de pós-venda otimizada pelo Inbound Marketing e pela estratégia de marketing de conteúdo

Fidelizar o cliente é um ponto fundamental para que o ciclo da sua estratégia de marketing de conteúdo continue a rodar. Isso vale para todas as etapas da jornada de compra do cliente e de seu funil de vendas.

O foco do Inbound Marketing não termina na efetivação da venda. Garantir que sua estratégia de marketing de conteúdo esteja integrada com o pós-venda e a fidelização de clientes é essencial.

Conteúdo exclusivo direcionado para esses clientes, é uma ação que deve ser realizada em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Se você tem alguma dúvida ou quer começar a se beneficiar das vantagens que uma estratégia de marketing de conteúdo podem trazer para o seu negócio, deixe um comentário ou entre em contato com a ROOM33!

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