Pesquisa: Expectativas do mercado imobiliário para 2017

O portal imobiliário Viva Real fez uma pesquisa que mostra, sob a perspectiva de consumidores, corretores de imóveis e donos de imobiliárias, quais são as percepções e expectativas do mercado imobiliário para 2017. Essas percepções podem nos dar insights sobre o rumo que o mercado imobiliário está tomando e nos ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Nessa pesquisa podemos entender sobre perfil, processo de busca de imóveis e expectativas para esse ano em relação a economia, mercado e preços. A pesquisa teve abrangência nacional com uma amostragem de 1545 consumidores entrevistados, 482 corretores de imóveis e 432 imobiliárias.

Perfil do consumidor de imóveis

O público consumidor de imóveis é bastante dividido: 51% é do sexo feminino e 49% do sexo masculino. 60% são casados ou possuem uma união estável, mas o público single (solteiros, descasados e viúvos) também aparece de maneira bastante representativa. Sobre a renda familiar, temos uma concentração de 65% dos consumidores com renda superior a R$ 3.418.

perfil do consumidor de imóveis

Sobre idade, existe uma distribuição bastante homogênea em todas as faixas, mas 40% dos entrevistados tem entre 25 e 39 anos.

faixa etária comprador de imóveis no Brasil

Processo de busca do consumidor de imóveis

Olhando para o processo de busca de imóveis, é possível ver uma tendência muito relevante: 84%, dos 1.545 consumidores entrevistados, ainda não encontraram o imóvel que desejam. Podemos perceber então que muitos consumidores que estavam buscando imóvel no ano de 2016 ainda “estão na pista” e isso é uma grande oportunidade.

Desses 84% que ainda não compraram, 71% ainda querem comprar seu imóvel. Dentre esses 71%, 47% buscam imóveis usados e 24% querem comprar imóveis em lançamento. 22% querem alugar e apenas 7% desistiram da busca. Dos 16% que já encontraram o imóvel que buscavam, 48% alugaram e 52% compraram, sendo 30% imóveis usados e 22% lançamentos.

 

processo de busca do imóvel

 

Dos clientes que querem comprar imóveis usados, a maioria vai escolher o financiamento como modalidade de pagamento para aquisição do imóvel, mas existe uma parcela bastante considerável de pessoas – quase 1/3 – que vão pagar à vista. Em relação as pessoas que buscam imóveis novos, 74% vai utilizar o financiamento bancário. Em relação ao tempo de compra, a maioria pretende comprar em até 6 meses.

 

processo-de-busca-por-imóvel

Expectativas do mercado imobiliário para 2017

Sobre as expectativas do mercado imobiliário para o consumidor, a primeira informação apurada foi em relação ao preço dos imóveis. 78% dos consumidores acreditam que os preços estão altos ou muito altos. Eles acreditam que os preços dos imóveis permanecerão estáveis esse ano ou que deverão diminuir e, por conta disso, esses consumidores acreditam que a flexibilização na negociação deva aumentar.

expectativa do preço dos imóveis

 

Em relação a situação familiar, grande maioria dos entrevistados, mais de 70%, estão otimistas. Já em relação a economia, o percentual de pessoas otimistas diminui para 41%. Se comparados a anos anteriores, esses números já demonstram uma certa confiança da população. Sobre o mercado imobiliário, o percentual de pessoas otimistas é um pouco maior, 53% dos entrevistados.

expectativas do mercado imobiliário

 

Cruzando os comparativos de preços dos imóveis com pesquisas feitas em anos anteriores, 85% dos entrevistados disseram que os preços devem permanecer estáveis ou diminuir no primeiro semestre de 2017, mas o mais importante é a próxima informação, 53% do público acredita que o mercado imobiliário deve melhorar esse ano e esse é o principal insight dessa pesquisa, que sugere que o público consumidor está sim mais confiante e acreditando no nosso mercado. A tendência então, é que 2017 seja bem mais promissor que o ano de 2016.

 

expectativas de preço dos imóveis

 

Olhando para todo este cenário é possível perceber que, do ponto de vista da confiança e da intenção de compra, 2017 vai ser um ano bastante diferente do ano que passou. Ufa!

 

Para esse post não ficar muito comprido, eu resolvi focar apenas nos dados do comprador final, mas a pesquisa também fornece dados em relação à expectativa do mercado imobiliário sob o ponto de vista de corretores de imóveis e imobiliárias. Você pode conferir a pesquisa na íntegra através desse link.

E para você, quais são as suas expectativas do mercado imobiliário para 2017? Deixe seus comentários aí embaixo.

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.