Gerenciamento de mídias sociais: dicas fundamentais de como fazer

Hoje em dia a grande maioria das empresas tem páginas ativas nas mídias sociais, mas apenas uma pequena minoria enxerga o valor dessas ferramentas e as utilizam com todo o potencial.

Fazer o gerenciamento de mídias sociais vai muito além de fazer publicações. É preciso ter uma estratégia definida, planejamento, posicionamento claro, consistência e estar sempre monitorando e analisando os resultados.

É preciso ter uma equipe qualificada e dedicada a fazer com que o processo de criação de conteúdo e o gerenciamento das mídias sociais da sua empresa sejam trabalhados para gerar benefícios concretos e retorno de investimento para o seu negócio. E para que isso aconteça, é necessário prestar atenção em diversos fatores e resolver alguns questionamentos antes mesmo de começar a planejar sua estratégia de mídias sociais.

Que tal tirar suas dúvidas sobre o tema e ter dicas essenciais de como fazer a gestão de suas mídias sociais? Acompanhe o conteúdo a seguir!

Em quais redes sociais o meu público se encontra?

Empresas com menos conhecimento em marketing digital tendem a criar perfis em todas as redes sociais mais populares, sem antes definir quais são de fato relevantes para o mercado em que elas estão inseridas.

Conhecer o seu público é o primeiro passo para começar a definir melhor as redes sociais em que sua empresa precisa estar presente. Claro que uma rede social como o Facebook, que só no Brasil já conta com 62 milhões de acessos por dia, exige a presença da sua marca independentemente do segmento em que ela atua.

Já redes como o Instagram e o LinkedIn podem trazer maiores resultados para as empresas de determinados setores. Cerca de 93% do segmento de marcas de luxo têm forte presença no Instagram, por exemplo. Já o LinkedIn funciona muito bem para as empresas B2B.

A minha estratégia tem um objetivo e planejamento bem definidos? 

Não esteja em uma rede social apenas por estar. Uma gestão de redes sociais focada deve ter bem definido qual é o seu objetivo e saber como atingi-lo utilizando as redes como ferramentas estratégicas de comunicação com o seu público de interesse.

Os objetivos podem ser divulgação de marca, comunicação com os clientes, vendas, entre outros. É possível trabalhar em diversas frentes, inclusive aproveitando os pontos fortes de cada uma das redes sociais, mas lembre-se de que um gerenciamento focado exige prioridades.

A estratégia, assim como as ações de publicidade e marketing implementadas a partir dela, devem ter objetivos claros, porém, devem ser maleáveis e se adaptar às necessidades da sua empresa e do mercado, que vão se transformando com o tempo.

Qual é o conteúdo que eu devo postar nas mídias sociais da empresa?

A resposta para essa pergunta está diretamente ligada a seu objetivo e ao perfil de seu público. No entanto, é preciso ter em mente que exagerar na quantidade de publicações com temática institucional é extremamente prejudicial ao engajamento, especialmente se o objetivo da sua estratégia estiver focado em vendas.

Redes sociais exigem uma construção de um relacionamento baseado em interação e diversificar o conteúdo é importante para manter a boa performance da marca nesses canais. Posts de datas comemorativas, imagens e gifs de tópicos gerais e de interesse de seu target podem não ser conteúdos tão comerciais, mas são tão importantes quanto. Inclusive, é recomendada uma divisão de 80/20 para conteúdo agregador de conteúdo e postagens promocionais e ligadas diretamente a produto e serviço, respectivamente.

Qual é a frequência que devo atualizar minhas redes sociais?

A frequência do conteúdo também é um fator a ser considerado. Uma programação e agendamento prévio das publicações garante consistência para suas redes sociais.

Mesmo que no começo não haja muito conteúdo para ser programado, o importante é que ele seja relevante e atinja o seu público e que seja compartilhado de modo frequente.

De acordo com os dados da pesquisa Content Trends, empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seus canais digitais.

Devo divulgar nas minhas redes sociais apenas conteúdos próprios?

É muito importante que a sua empresa crie seus próprios conteúdos originais, mas também é importante fazer um trabalho de curadoria de conteúdo e compartilhar materiais desenvolvidos por outras empresas, mas que tenham relação com sua marca e com os interesses de seu cliente. Mas não se esqueça de dar os créditos ou compartilhar o link que direcione para o post original.

Existe a regra dos terços da social media, que recomenda que pelo menos um terço do conteúdo divulgado em suas redes sociais seja composto por compartilhamento de materiais de outras empresas ou pessoas relevantes para o seu negócio.

Devo adotar ferramentas e contratar serviços que me auxiliem no processo? 

Inicialmente, ferramentas de agendamento provavelmente não serão necessárias para a sua demanda. No entanto, com o tempo, monitorar os resultados de tantas redes ativas, cada uma com suas métricas, passará a ser um trabalho complexo. 

A adoção de ferramentas deve atender à demanda que suas redes sociais exigem. Se apenas conferir dados do Google Analytics e métricas do Facebook e Twitter já não geram os insights desejados ou se a quantidade de postagens exige softwares que possam facilitar o trabalho de sua equipe, é necessário identificar essa necessidade e buscar as ferramentas necessárias.

No entanto, é possível encontrar soluções gratuitas ou serviços com demonstração temporária gratuita para tornar o seu processo mais facilitado em todas as etapas, desde o planejamento e criação até a análise de resultados e métricas.

Como é a gestão de redes sociais de sua empresa? Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário ou entre em contato com a Room33 e converse agora mesmo com um de nossos consultores!

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