Como criar campanhas de Público Personalizado no Facebook para melhorar as suas conversões

Para atingir seu público de forma certeira, o Facebook oferece uma ferramenta que gera muito resultado. Nesse post vou te explicar como funcionam as campanhas de Público Personalizado no Facebook.

Apesar do Facebook estar presente em quase todas as estratégias de marketing, nem todos utilizam a segmentação de público personalizado e essa é uma maneira poderosa de se comunicar com seu público de interesse. Se você ainda não usa essa ferramenta, te aconselho a começar agora mesmo!

Campanhas de Público Personalizado no Facebook: lista de clientes

Após definir o formato do seu anúncio, o Facebook oferece diferentes opções de segmentação de público. Por meio da opção de Público Personalizado Lista de Clientes, em seu Gerenciador de Anúncios, é possível enviar uma lista de contatos da sua empresa para o Facebook (em formato .txt ou .csv) de forma muito simples.

criar público personalizado no facebook

como criar um público personalizado no facebook

A ferramenta, então, fará um mapeamento cruzando informações da sua lista com os dados do próprio Facebook. Quando correspondências são encontradas, ou seja, quando os e-mails que você enviou para o Facebook são encontrados na base da rede social, elas então são adicionadas a um Público Personalizado para você utilizá-lo na sua segmentação. Os contatos não encontrados são excluídos.

Trata-se de uma opção útil para mostrar seus anúncios para uma base de clientes da empresa, por exemplo. Essa é uma estratégia para se manter próximo das pessoas que já conhecem e gostam da sua marca.

Saiba como criar um Público Personalizado a partir de uma lista de clientes.

Campanhas de Público Personalizado em seu site

Uma grande vantagem em criar campanhas de Público Personalizado no Facebook é sua facilidade de integração e monitoramento. Uma ferramenta amplamente utilizada para campanhas digitais segmentadas no Facebook é o chamado pixel.

público personalizado no facebook

O pixel nada mais é do que uma simples linha de código que, implementada em seu site, permite que o Facebook combine o público que visitou o seu site e o público do Facebook e, dessa maneira, mostrar os seus anúncios para eles.

Essa estratégia pode ser útil para a veiculação de campanhas pontuais e relevantes para a jornada de compra do seu cliente em potencial. Além de ser uma forma conveniente de impactar possíveis clientes, trata-se de uma grande aliada para campanhas de remarketing.

Ações em seu site como uma compra ou o download de um conteúdo rico podem ser incentivadas pelas campanhas de Público Personalizado no Facebook. Por exemplo, é possível criar anúncios com o objetivo de atingir as pessoas que visitaram uma página de produto, mas que não concluíram a compra, para convencê-las a retornar ao site para concluírem a ação. Outra possibilidade é criar um público para todas as pessoas que visitaram o seu site nos últimos 30 dias.

Saiba como criar um Público Personalizado por meio do seu site.

Campanhas de Público Personalizado de Envolvimento

Um Público Personalizado de Envolvimento nada mais é, do que um Público Personalizado formado por pessoas que, de alguma maneira, se envolveram com algum conteúdo da sua página no Facebook. Por exemplo, pessoas que curtiram ou comentaram em algum post, ou visualizaram um vídeo, ou abriram um formulário de cadastro.

público personalizado de envolvimento

Através dos Públicos Personalizados de Envolvimento, você pode direcionar campanhas para pessoas que realizaram essas ações. Também é possível usá-lo como fonte para criar um Público Semelhante, que permitirá encontrar pessoas que tem perfil e hábitos semelhantes às que se envolveram com seu conteúdo no Facebook.

A ferramenta permite, por exemplo, criar anúncios especificamente para pessoas que assistiram a mais de 50% de um vídeo postado.

Portanto, utilizar Públicos Personalizados de Envolvimento, é muito útil para criar campanhas mais focadas em um público com mais propensão a realizar futuras conversões.

Saiba como criar um Público Personalizado de envolvimento.

Personalização a partir de Públicos Semelhantes

criar público semelhante no Facebook

Nas campanhas de Público Personalizado no Facebook, a criação dessa segmentação a partir de Públicos Semelhantes permite que sua empresa selecione um público já existente, uma lista de clientes por exemplo, e buscar outras pessoas no Facebook com características parecidas (através de informações demográficas ou interesses).

Ou seja, O Público Semelhante é uma forma de impactar pessoas novas e propensas a se interessarem pela sua empresa, porque são semelhantes aos seus clientes atuais.

É importante determinar o tamanho de um Público Semelhante. Os públicos menores terão mais possibilidade de serem parecidos com o público de origem. Já, um público maior terá um alcance maior, porém o grau de semelhança entre o Público Semelhante e o público de origem será menor. O Facebook recomenda um público de origem de mil a 50 mil pessoas. A qualidade do público de origem também é importante. Por exemplo, se a origem do seu público for formada pelos seus melhores clientes, em vez de todos os seus clientes, os resultados, provavelmente, serão melhores.

Saiba como criar Públicos Semelhantes.

Considerações finais

As possibilidades que a ferramenta de Gerenciamento de Anúncios do Facebook permite são múltiplas. Seu público pode ser segmentado de maneiras diferentes, fazendo com que anúncios sejam bem direcionados para impactar seu público-alvo com grande precisão.

Aproveitar campanhas de Público Personalizado no Facebook faz com que o investimento em mídia paga de sua empresa tenha um retorno maior.

Além disso, opções de monitoramento em sites e páginas externas fazem com que as campanhas tenham um ciclo mais dinâmico e gerem mais conversões.

E então, tiramos sua dúvida sobre como criar campanhas de público personalizado no Facebook? Você já utiliza essa ferramenta em sua estratégia de marketing digital? Deixe seu comentário ou, se preferir, entre em contato com a ROOM33!

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