Transformação digital: pessoas, processos e tecnologia

Tecnologias novas, por si só, não mudam uma empresa. São as mudanças de processos aliadas à tecnologia e a criatividade do capital humano que têm o poder de influenciar e gerar impacto nas organizações. A transformação digital, tão buscada pelas empresas atuais, precisa ir além da utilização de novas ferramentas. Toda a cultura da empresa precisa ser repensada. Quando se fala em transformação digital, isso envolve todo um novo alinhamento geral.

A seguir, vou te contar sobre os principais pilares da transformação digital. Descubra também como realizar uma implementação que leve em conta processos, pessoas e a tecnologia.

Transformação digital e seu pilar em pessoas

Inicialmente, é importante lembrar de que transformação digital não é apenas um projeto ou uma novidade. Mais do que uma buzzword (espécie de palavra da moda do momento), transformação digital é um processo social. Ou seja, é importante aprofundar-se para compreendê-lo antes de tentar aplicá-lo em sua empresa apenas porque outras empresas já estão fazendo isso.

É necessário envolver os colaboradores nesse processo. Apenas quando as pessoas assimilam a importância da transformação e os benefícios que ela traz tanto para a empresa, quanto para elas é que o engajamento acontece.

Equipes que atuam na empresa – especialmente funcionários de linha de frente – precisam estar alinhadas e dominarem a tecnologia por completo. Para isso, é preciso que o setor de RH e os gestores estejam preparados para oferecer o suporte necessário.

Ações de ajuste e alinhamento como treinamentos e reciclagens de todos os envolvidos são cruciais para que se alcance o sucesso. A transformação digital tem as pessoas como um de seus três pilares. Isso porque, em caso de uma falha na adaptação, todo o conjunto sofre.

Lembre-se: capacitação e direcionamento dos recursos humanos da empresa é parte integral da mudança de pensamento e quebra de paradigmas nas organizações!

A revisão dos processos na transformação digital

Infelizmente, é comum que processos não tenham a atenção necessária pelas empresas. Transformação digital, tendo processos em seu segundo pilar, reforça que as mudanças de novas tecnologias superam o aspecto técnico.

Levar em consideração o pilar de processos não é somente implementar novas tecnologias em processos tradicionais. Em uma companhia, uma nova tecnologia pode justificar desde novas funções e papéis até toda uma reorganização de cargos operacionais e hierarquias.

Não pense que a transformação digital da sua empresa deve ser responsabilidade do setor de TI. Toda a organização deve repensar como implementar a tecnologia para melhorar seus processos e performance.

A criação de um grupo para fazer a gestão da mudança junto a liderança do projeto de transformação digital pode ser vital para que as metas planejadas sejam alcançadas. Não ignore as pessoas, não ignore os processos.

A transformação digital e sua gestão de tecnologia

Para que a tecnologia seja utilizada de forma efetiva, a empresa deve ter atenção especial a seus fornecedores e parceiros. Pessoas e processos são pontos críticos, porém, é preciso que o outro lado também garanta a solução.

Neste mercado, há cada vez mais opções disponíveis oferecendo serviços baseados em novas tecnologias. É imprescindível que a empresa tenha uma relação sólida com parceiros de confiança. Quando a tecnologia apresenta uma base bem estruturada, a maior parte da transformação digital ganha em suporte.

Considerações finais

A transformação digital cria um paradigma importante para toda estratégia de tecnologia. Não basta apenas seguir novas tendências e entrar em uma corrida desenfreada por novas tecnologias. É preciso compreender que esses três pilares – processos, pessoas e tecnologias – são partes principais da integração de todo esse ambiente e de uma estratégia vencedora para manter seu negócio competitivo.

Sua empresa utiliza a transformação digital para a adoção de novas tecnologias? Sua organização já sentiu o impacto em algum desses três pilares ao adotar uma solução? Compartilhe sua experiência nos comentários ou entre em contato conosco! Até a próxima!

Compartilhar

Deixe um comentário