Métricas de e-mail marketing: saiba como analisar e qual decisão tomar

As campanhas de marketing das empresas precisam ser norteadas por números, pois somente assim é possível analisar quais são os seus resultados efetivos. Dentro desse contexto, entender as métricas de e-mail marketing é fundamental para atrair mais clientes para o seu negócio.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela HubSpot, o e-mail marketing é considerado a ferramenta mais eficiente para conquistar e reter clientes nos Estados Unidos. Tal realidade não tem se mostrado diferente no Brasil, tendo em vista que as pessoas têm o hábito de abrir os seus e-mails várias vezes por dia.

Assim, é preciso acompanhar as métricas de e-mail marketing para conquistar resultados ainda mais positivos. Mas quais são esses indicadores e o que precisa ser analisado em cada um deles? Veja nos tópicos a seguir:

Taxa de abertura

A taxa de abertura demonstra a quantidade de pessoas que abriram os e-mails enviados pela sua empresa. Sendo assim, é preciso dividir o número de aberturas pelo número de envios dos e-mails. No caso de você realizar 100 disparos e 20 dessas pessoas abrirem o e-mail, a taxa de abertura da campanha é de 20%.

Se você tem uma taxa de abertura baixa (menos de 15%, em média), este pode ser um indício de que seus títulos são pouco atrativos e precisam ser melhor trabalhados para despertar a atenção dos seus leads.

Taxa de cliques

Uma das métricas mais cobiçadas é a taxa de cliques, que mostra quantas pessoas clicaram em links ou botões do e-mail enviado. Podemos calcular de duas maneiras: a primeira, e mais comum, é dividir a quantidade de cliques pela quantidade de e-mails enviados. Nesse caso, a quantidade mínima de cliques para uma campanha de sucesso deve ser de 2%.

Outra maneira de calcular é dividir a quantidade de cliques obtidos pela quantidade de pessoas que abriram o e-mail. Nesse caso, a quantidade mínima de cliques para uma campanha de sucesso deve ser de 15%.

Se perceber que muitas pessoas abrem os e-mails, mas não clicam nos links, podem estar ocorrendo falhas na sua comunicação ou os links não estarem bem posicionados. Links inseridos na parte superior do e-mail, geralmente apresentam taxas de cliques mais altas.

Taxas de descadastro

O número de pessoas que se descadastra da sua lista de e-mails é outra métrica que precisa ser levada em consideração, uma vez que, se há desinteresse no conteúdo, ele pode não ter o formato ou qualidade desejado pelo público.

A quantidade mínima aceitável para a taxa de descadastro é de 1% da lista. Caso você tenha um número maior, é necessário rever sua estratégia.

Soft bounces e hard bounces

Bounces são retornos de endereços de e-mail que não alcançaram o seu destino. Esse indicador é importante por um motivo bem simples: se muitos e-mails estiverem voltando, significa que a sua lista pode estar desatualizada.

Taxa de spam

Os provedores de e-mail dão a opção para as pessoas marcarem como spam ou lixo eletrônico as mensagens que consideraram abusivas ou propagandas sem utilidade. Por isso, acompanhar essa taxa também é relevante.

O número máximo aceitável de spam é de 0,1%. Esse é um ponto que deve ser observado com o máximo de atenção, pois altas taxas de spam podem queimar a reputação do seu domínio.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI já é um velho conhecido dos estrategistas de marketing, mas que também tem muita relevância nas ações de e-mail. Desse modo, é importante que seja feita a divisão da receita obtida por meio de uma campanha de e-mail marketing pelo investimento realizado no decorrer da ação.

Esse número indicará se o investimento realizado com o disparo de e-mail marketing é satisfatório ou não para a empresa.

Entender as métricas de e-mail marketing é muito relevante para quem desenvolve estratégias desse tipo para conquistar mais clientes. Por isso, fique sempre atento a todos os indicadores citados aqui.

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