Afinal, como definir o tom de voz da marca nas redes sociais?

A forma como uma empresa se comunica com o público na Internet também faz parte de sua identidade de marca. Não são somente os elementos gráficos que fazem com que os consumidores consigam identificar uma empresa em meio a tantas no mercado: o tom de voz da marca utilizado também colabora para fortalecer o branding dessa empresa.

Mas o que é tom de voz da marca?

O tom de voz de marca é a forma verbal como uma empresa se comunica com seu público-alvo. Trata-se da linguagem utilizada em toda a comunicação e que deve ser mantida em todas as ações publicitárias, tanto off-line como on-line.

Os textos redigidos nas redes sociais, as respostas de comentários nos posts públicos ou mensagens particulares podem humanizar uma empresa e tornar o relacionamento com o cliente cada vez mais próximo. Mas como saber qual o tom de voz que uma marca deve utilizar no ambiente on-line? Listamos abaixo algumas dicas. Veja!

Levar em conta os valores e objetivos da empresa

A primeira etapa desse processo de criação ou adequação de tom de voz é o entendimento de valores que a empresa possui e também os objetivos que ela tem. É necessário encontrar uma forma de se comunicar que seja condizente com a realidade que a marca prega e adota no seu dia a dia.

Se uma marca falar com o público de uma forma que ele se identifica, mas pouco sincera ou espontânea, existem grandes chances de isso se reverter negativamente para a empresa. Portanto, a voz da marca precisa ser verdadeira.

Identificar características da persona

Toda empresa vende para alguém e, para que esse processo aconteça, é necessário haver uma atração do cliente com relação à marca. Para estar próximo à persona e encantá-lo, o empreendedor deve falar a língua do consumidor ou se aproximar da realidade em que ele está inserido. Dessa forma, é possível criar um vínculo verdadeiro.

Identificar as características pessoais desse cliente pode facilitar o processo de construção de tom de voz da marca, pois permite que a empresa fale o que o público quer e precisa ouvir naquele exato momento.

Escolher as redes sociais da estratégia

Após levar em consideração os tópicos anteriores, é necessário passar para o próximo passo, que é a definição das plataformas a serem utilizadas na estratégia de marketing digital. Essa escolha não vai alterar o tom de voz da marca que já está sendo utilizado, mas vai garantir que a comunicação seja ainda mais efetiva.

Mesmo quando a empresa já possui uma linguagem específica, as redes sociais apresentam variações entre si e cada uma possui particularidades de comunicação e engajamento que não devem ser desconsideradas na hora da produção de conteúdo. Com a observação de pequenos detalhes das plataformas é possível se conectar ainda mais com os consumidores.

Agora que você já sabe o processo de definição do tom de voz da marca, não deixe de aplicar essa ação na sua estratégia on-line. Isso pode garantir muito mais visibilidade e identificação para uma empresa.

Para aprender mais sobre como promover a percepção positiva para um negócio, conheça o social branding e descubra como essa ação pode ajudar o mundo digital.

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