Atendimento ao cliente da imobiliária: como otimizar? Descubra!

A cada dia, o mercado imobiliário torna-se um ambiente mais competitivo. Por conta dessa característica, o atendimento ao cliente da imobiliária deve exercer papel central no planejamento estratégico de qualquer gestor. Afinal, dada a dimensão da concorrência, o cliente pode ser persuadido a procurar outro serviço.

Para evitar esse problema, é crucial realizar um atendimento profissional e bem feito, garantindo a satisfação do cliente e consolidando a imagem de sua marca no mercado.

Pensando nisso, elaboramos este texto com algumas das melhores práticas para um atendimento eficiente. Se implementadas da maneira correta, essas técnicas podem se refletir imediatamente no sucesso de seu negócio. Confira!

Seja proativo na comunicação com o cliente

Em qualquer forma de atendimento, a comunicação é peça decisiva. Para gabaritar esse quesito, o atendente precisa conhecer a fundo as preferências e necessidades do cliente. Isso significa saber, por exemplo, se este prefere ser contatado por meio de uma ligação ou mensagem e identificar os melhores horários para contato, além de linguagens e expressões a serem utilizadas na abordagem.

Adequar-se às exigências do consumidor é ótimo, mas melhor ainda é manter-se um passo à frente no processo de comunicação. Aqui entra a proatividade. Ofereça respostas e soluções a perguntas que ainda nem foram feitas. Isso gera um senso de confiança e mostra que você realmente se preocupa com a qualidade do serviço.

Esteja presente em todas as etapas da venda e invista no follow-up

Mostrar-se à disposição é imprescindível. O fechamento de um negócio imobiliário envolve sonhos, decisões e investimentos por parte do cliente. Por isso, deixá-lo desassistido pode prejudicar todo o processo de venda. Seja solícito e faça com que ele se sinta confortável em contar com a sua assistência quando precisar.

A impressão deixada por um atendimento bem realizado é tão impactante que pode atrair indicações de outros clientes e até o retorno de leads com o processo de venda já finalizado. Com isso em mente, não deixe de investir no follow-up, mesmo que não haja retorno imediato do lead.

O follow-up pode ser realizado por meio de newsletters, pesquisas de satisfação e, inclusive, simples ligações de agradecimento pelo negócio concluído. Dessa maneira, clientes do passado têm mais chance de se lembrar da sua empresa quando forem realizar uma nova transação ou quando quiserem indicar o serviço para alguém.

Utilize recursos tecnológicos de maneira inteligente

Não é possível ignorar os últimos avanços tecnológicos na área de atendimento ao cliente. É importante, porém, manter a cautela para não exagerar e acabar perdendo o toque pessoal, que é o que realmente cativa o cliente.

O recurso de chatbots, por exemplo, é muito utilizado para interagir com leads, prestar o primeiro atendimento e sanar algumas dúvidas, mas não deve substituir um profissional qualificado, pelo menos não em curto prazo.

O CRM é uma ferramenta que também não deve ser deixada de lado. Trata-se de uma forte aliada na hora de organizar melhor sua carteira de clientes, entender o momento de cada lead para prestar um atendimento adequado e priorizar as melhores oportunidades.

Seja um verdadeiro especialista na vizinhança

Quando alguém decide adquirir um imóvel, é natural que a pessoa queira saber tudo sobre as adjacências. O papel de um bom atendente é estar apto a responder a todas as questões, sem hesitação. Informe-se sobre as escolas, os mercados e os estabelecimentos da região e aprenda atalhos, rotas de transporte público e até mesmo curiosidades locais.

Quanto mais você puder informar, maior será a sua credibilidade. Isso também vale para o contrário. Ao detectar que suas informações são imprecisas ou hesitantes, o comprador pode perder a confiança e encerrar qualquer tipo de negociação.

Se for bem feito, o atendimento ao cliente da imobiliária aumenta de forma considerável a possibilidade de um negócio bem-sucedido. Exatamente por isso é crucial ficar atento às melhores práticas de atendimento e acompanhar as evoluções do mercado. Aproveite as dicas apresentadas ao longo do texto e inicie a otimização do seu serviço.

E aí, conseguiu aprender mais sobre o atendimento em imobiliárias? Que tal assinar nossa newsletter e conhecer as 5 melhores práticas do atendimento online?

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