Se você pretende criar anúncios no Facebook que gerem leads de qualidade, vai precisar direcionar suas campanhas para o público correto. Isso pode parecer óbvio, mas nem todos sabem como criar segmentações da maneira correta.
Neste artigo, vou explicar como trabalhar bem as segmentações nas suas campanhas de Facebook Ads vai ajudar você a atingir resultados acima da média, além de reduzir os custos com publicidade.
Em primeiro lugar, é necessário estar claro para você quem é a sua persona, ou seja, para qual público quer direcionar as campanhas. Se você não souber quem é a sua audiência, como vai conseguir criar segmentações assertivas para suas campanhas de Facebook Ads?
Vamos lá. Vou mostrar agora como utilizar de maneira correta as segmentações de público ao criar anúncios no Facebook.
1 – Crie o seu público-alvo
Se você quer criar anúncios no Facebook sem desperdiçar sua verba de marketing, a primeira coisa que recomendo é entender os diferentes públicos que costumam visitar sua página.
O Facebook possui ferramentas muito eficientes que possibilitam criar públicos personalizados a partir de uma lista de contatos, das pessoas que visitam o seu site e que interagem com as publicações na sua página. Se você quiser conhecer melhor quem são essas pessoas, deve utilizar a ferramenta Audience Insights.
Para que o Facebook entregue informações sobre um determinado público, é necessário trabalhar com um grupo de pelo menos 1.000 usuários. Portanto, tenha isso em mente sempre que for criar seus públicos no Facebook.
Para criar um público personalizado, acesse a seção “Público” do seu Gerenciador de Anúncios do Facebook. Em seguida, clique em “Criar público” e selecione “Público Personalizado” no menu suspenso.
Na sequência, você deverá selecionar o tipo de público personalizado que será criado para obter informações sobre eles por meio do Facebook Audience Insights.
2 – Importe uma lista de contatos para o Facebook
Se você tem uma lista de clientes ou potenciais clientes, é possível fazer o upload dessa lista para criar uma audiência personalizada. Essa é uma maneira eficiente de criar anúncios no Facebook que serão exibidos para os seus contatos, gerando reconhecimento de marca.
Para criar uma audiência personalizada, selecione a opção “Lista de Clientes”. Quando sua lista de contatos estiver na plataforma, o Facebook vai fazer um cruzamento do e-mail da sua lista com a base de dados do próprio Facebook. Os e-mails encontrados serão adicionados ao seu Público Personalizado para que você possa utilizá-lo na sua segmentação.
É possível fazer o upload da sua lista de contatos em formato CSV ou copiar e colar esses dados diretamente na plataforma.
Se a sua lista de contatos contém apenas endereços de e-mails, OK. Mas, para aumentar as chances de o Facebook encontrar seus contatos dentro do seu banco de dados, quanto mais informações sua lista tiver, melhor. Dados como nome, telefone, código postal etc. podem ajudar.
3 – Crie uma audiência de acordo com o comportamento dos visitantes do seu site
Sempre que você for criar anúncios no Facebook, tenha certeza de que o seu site possui o pixel do Facebook instalado. O pixel é um código HTML que deve ser inserido na programação do seu site. Por meio do pixel, será possível criar o público de acordo com as características das pessoas que visitam o seu site e do comportamento delas durante a navegação.
Para criar esse tipo de público personalizado no Facebook, selecione a opção de tráfego do site.
Na sequência, você poderá escolher entre várias opções de segmentação:
Você poderá selecionar todas as pessoas que visitaram o seu site por um período de tempo, as que ficaram mais tempo nele, ou as que visitaram páginas específicas da internet e até aquelas que não visitam seu site há algum tempo.
Públicos baseados no tempo gasto no site serão úteis para fazer uma segmentação das pessoas mais engajadas, que correspondem a 5% a 25% dos usuários mais ativos. Públicos mais engajados provavelmente têm maior propensão a fechar negócio.
Utilizar o público mais ativo do seu site na hora de criar anúncios no Facebook é uma excelente estratégia, mas o que fazer com os outros 75% dos visitantes? Podemos usar os 25% dos visitantes mais ativos em conjunto com alguns dos outros métodos de segmentação que explicamos neste post.
Pessoas que visitam páginas específicas da internet podem ser utilizadas nas suas segmentações de públicos, definindo a URL exata ou por meio de palavras-chave determinadas.
Definir um público de acordo com a sua navegação no site é uma excelente estratégia para divulgar produtos similares aos que os visitantes estão buscando, ou para divulgar novos produtos para um público que estava buscando por algo parecido no passado e que ainda pode ter interesse.
Pessoas que não visitaram o seu site após um certo período de tempo devem ser trabalhadas para que voltem a frequentá-lo. Para esse tipo de público, pode ser feito algum tipo de promoção específica, por exemplo.
Por mais que esse público não tenha visitado recentemente o seu site, ele já conhece a sua marca, e é mais fácil convencê-lo a voltar e tentar trazer novos visitantes.
4 – Crie um público de acordo com o envolvimento no Facebook
Outra possibilidade para a criação de um público específico é fazer uma segmentação com as pessoas que tenham interagido com sua página do Facebook ou com alguns dos seus posts (incluindo anúncios) durante o último ano.
Depois de clicar em “Criar um Público Personalizado”, clique em “Página do Facebook”:
Depois clique em “Todos que se envolveram com a sua Página”:
É possível ainda definir alguns critérios para deixar seu público mais específico:
- Qualquer pessoa que visitou a sua página;
- Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio;
- Pessoas que clicaram em qualquer botão de chamada para ação;
- Pessoas que enviaram uma mensagem para a sua página;
- Pessoas que salvaram a sua página ou qualquer publicação.
Esses tipos de segmentações são muitos úteis se você quiser criar anúncios no Facebook para impactar as pessoas que já se envolveram com a sua página. Geralmente, são utilizados para aumentar o alcance da página e o engajamento com o conteúdo.
Também é uma ótima estratégia para aumentar o tráfego do seu site. Imagine que você tem o lançamento de um produto no site. Por que não incentivar as pessoas que já estão envolvidas com a sua página no Facebook a visitar o seu site e conhecer o lançamento?
Uma dica: ao utilizar a estratégia para aumentar o tráfego no site a partir de um público engajado do Facebook, utilize o objetivo de CPC (Custo Por Clique) para maximizar os cliques no seu site.
5 – Analise o seu público personalizado utilizando o Audience Insights
Depois que o seu público personalizado estiver criado, acesse o Audience Insights e obtenha mais informações das pessoas que compõem essa audiência. Quanto melhor você conhecer o seu público, mais assertivo poderá ser ao criar anúncios no Facebook para eles.
Selecione o seu público personalizado para ver informações detalhadas das pessoas que o compõem. Será possível ter insights a partir dos dados fornecidos, que estarão divididos por categorias: Dados demográficos, Curtidas na Página, Localização e Atividade.
Entender as características do seu público vai ajudar você a criar anúncios no Facebook focados nas pessoas que têm mais chances de se interessar pela sua comunicação. Dessa maneira, suas campanhas atingirão resultados melhores com menos desperdício de investimento.
Conclusão
Sempre que você for criar anúncios no Facebook, pense estrategicamente nas segmentações do público que deve utilizar. Campanhas com públicos muito abrangentes vão fazer seus anúncios serem mostrados para pessoas que não têm interesse pelo seu negócio. Portanto, crie audiências que tenham fit com a sua marca.
Utilize o Facebook Audience Insights para entender as características das pessoas que se envolvem ou visitam a sua página. Ao fazer isso, você vai criar campanhas muito mais assertivas.
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