O melhor horário para postar nas redes sociais mudou durante a pandemia.

Que as redes sociais são fundamentais para qualquer estratégia de marketing, isso todo mundo já sabe. Mas entender as mudanças de comportamento do seu público durante a pandemia para publicar em horários estratégicos e conseguir maior engajamento é um desafio.

Por conta do Covid-19 e a cultura de home office, as pessoas ficam mais tempo em casa e, por conta disso, passam muito mais tempo na internet. Porém, como a rotina da maioria das pessoas mudou, os horários que elas tendem a engajar mais nas redes sociais também mudaram.

Saber os melhores horários para postar nas mídias sociais vai gerar, além de maior engajamento, um entendimento mais profundo sobre o comportamento do seu público.

Veja, nesse post, através de mapas de calor, o comportamento do público nas redes sociais antes e durante da pandemia.

Se você acha que sabe o melhor horário para postar nas redes sociais, você pode estar enganado.

Veja, nos mapas de temperatura abaixo, referentes à Janeiro e Julho de 2020 no Brasil, o engajamento de publicações no Instagram em dias e horários diferentes.

mapa-de-calor-total-de-acoes-no-instagram-janeiro-2020

mapa-de-calor-total-de-acoes-no-instagram-julho-2020

Fonte: Shareablee – Insights Studio – Heatmap – Instagram Posts – Total Actions – Janeiro e Julho 2020 – Brasil

Observando primeiro os dias de semana, é nítido que as pessoas estão engajando menos após as 18 horas durante a pandemia, principalmente nos primeiros dias da semana.

Provavelmente, porque durante o dia elas estão com mais tempo para ficarem conectadas e porque, após o final de semana, buscam se desconectar um pouco e procuram outras formas de entretenimento.

Se antes do Coronavírus os horários nobres nas redes sociais eram bem marcados entre 11h e 12h e entre 18h e 19h, durante a pandemia a audiência ficou mais pulverizada.

Perceba como, nas quartas-feiras, as pessoas estão muito mais engajadas após as 18h e, nas sextas-feiras, ficam mais conectadas na parte da manhã.

Em relação aos finais de semana, parece que as pessoas estão menos conectados aos sábados e mais engajados no período da tarde aos domingos.

Essas mudanças de comportamento nas redes sociais são comuns, principalmente em épocas atípicas como a que estamos vivendo. Essas mudanças também podem variar de acordo com cada plataforma e categoria.

Você tem parado ultimamente para pensar qual o melhor horário para postar nas redes sociais? O engajamento com o seu público mudou muito durante a pandemia? A sua estratégia de marketing foi adaptada para esse momento?

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.