Social Media Optimization: o que é SMO, SMM, SEO e SEM?

Como uma pessoa antenada nas tendências tecnológicas e de consumo, você certamente já ouviu falar sobre Social Media Optimization ou, como também é conhecido, SMO, não é verdade? Cada vez mais, siglas e termos que relacionam otimização e mecanismos de busca têm se tornado comuns.

O fato é que a internet se tornou o veículo de comunicação e divulgação mais popular e, para garantir a visibilidade de seu negócio, é imprescindível entender quais são os critérios que os algoritmos de sites como o Google, e das redes sociais, utilizam na hora de rankear os resultados das pesquisas dos usuários.

Portanto, neste conteúdo mostraremos o que você precisa saber sobre Social Media Optimization e suas principais variações. Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

O que é Social Media Optimization?

Otimização de Mídias Sociais ou Social Media Optimization trata-se de um conceito que abrange diversas técnicas e estratégias para utilizar as redes sociais como ferramenta para consolidar a presença da marca no âmbito digital e, consequentemente, fazer a empresa crescer em seu mercado de atuação.

Para compreender melhor o Social Media Optimization, é fundamental ter em mente que, nos últimos anos, as redes sociais têm apresentado um crescimento exponencial. Essas plataformas estão se tornando pilares nas estratégias de marketing de conteúdo realizadas por todo o mundo, e isso tem gerado uma reação em cadeia.

O que queremos dizer é que o volume de produção de conteúdo chegou em um nível tão alto que está cada vez mais difícil desenvolver publicações originais, relevantes e que, de fato, sejam pertinentes ao perfil do público-alvo de um negócio. Felizmente, o Google está constantemente adaptando seu algorítimo e, hoje, com cada vez mais empresas investindo nas redes sociais, o principal fator de ranqueamento é o engajamento de uma página com seus seguidores.

Resumindo, além de produzir conteúdo otimizado com técnicas de SEO, é preciso que os seus posts ganhem mais interações, como curtidas e compartilhamentos, do que os de seus concorrentes, e é nesse contexto que o SMO se aplica.

Por que o Social Media Optimization é tão importante?

Antigamente, não era muito difícil entender a diferenciação entre ações de marketing voltadas para o uso nas redes sociais (SMO) e ações focadas em otimização de mecanismos de buscas (SEM), contudo, nos dias atuais, essa linha já não existe mais. As duas ferramentas não somente são aliadas, como também são fundamentalmente complementares.

Dito isso, o motivo mais evidente para aplicar técnicas de SMO é a sua relevância para uma abordagem de SEO. Para entender isso com mais clareza, um estudo chegou à conclusão de que 50% das empresas que não obtém sucesso com SEO, acabam não levando em consideração que ambas estratégias devem se integrar.

Vamos partir do pressuposto de que a sua marca tem um ótimo desempenho no engajamento no Instagram. Entretanto, isso não é suficiente para garantir um bom rankeamento no Google. Para isso, seria interessante agregar uma boa estratégia de SEO para alavancar os resultados. Ou seja, para o sucesso do seu marketing digital, é necessário equilibrar entre SMO e SEO.

Quais são as diferenças entre SMM, SEO, e SEM?

Embora as siglas sejam parecidas, existem diferenças pontuais entre cada termo. Por isso, neste tópico mostraremos exatamente o que cada um significa. Continue a leitura para entender.

SEO

“Search Engine Optimization”, que quer dizer “Otimização Para Mecanismos de Buscas” é a estratégia orgânica utilizada melhorar o posicionamento de um site nos  busca, tais como:

  • Bing
  • Yahoo Search
  • Altavista
  • Google (o principal deles)

Ficar em primeiro lugar é o desejo de qualquer empresa. A utilização de mecanismos de buscas ajuda especificamente nesse sentido, onde são usadas palavras-chave relacionadas com termos para que apareça nos primeiros lugares de busca quando tal termo for pesquisado pelo usuário.

SEM

“Search Engine Marketing”, ou Marketing para Mecanismos de Buscas, abrange todas as estratégias e medidas empregadas para melhorar o posicionamento nos resultados de buscadores, sejam pagas ou orgânicas.

Apesar de soar parecido com SEO, as duas estratégias tem suas diferenças. Por exemplo, enquanto o SEM permite a inclusão de práticas como utilização de links patrocinados e campanhas no Google Adwords, o SEO é mais focado em aspectos como uso de palavras-chave e “escaneabilidade”.

SMM

Social Media Marketing”, que significa Marketing de Mídias Sociais, representa todas as estratégias de marketing direcionadas paras as mídias sociais, sejam pagas, sejam orgânicas. Seu objetivo é encontrar formas de posicionar a marca de modo que gere relacionamento, engajamento e oportunidades de negócio.

Como aplicar boas práticas de SMO?

Antes de finalizarmos, é importante mostrar como colocar em prática uma estratégia de Social Media Optimization.

Defina uma frequência de postagem ideal

Equilíbrio é a palavra-chave. Afinal, postar pouco pode fazer com que sua página caia no esquecimento, mas postar demais pode saturar o feed de seus seguidores e acabar gerando um efeito negativo.

Não existe uma fórmula secreta que mostra a quantidade perfeita se postar. Sendo assim, o caminho é testar diversas vezes e analisar o comportamento dos usuários. Programe seus posts para serem publicados em dias e horários determinados.

Teste mais um pouco

Mantenha essa frequência por uma semana, pois esse período servirá para acompanhar de perto métricas como cliques, curtidas e nível de engajamento. Na próxima semana, diminua a frequência e permaneça acompanhando os números. Fazendo isso semana após semana, em pouco tempo você terá informações o suficiente para comparar e descobrir a melhor frequência de postagens.

Encontre um bom horário para postar

Após realizar diversos testes e ter números precisos em mãos, é o momento de encontrar os melhores horários para postar em cada rede social. Para isso, crie uma lista com todas as postagens antigas, pois será com base nas principais métricas relacionadas a elas, aos horários e datas de publicação de cada um que você se guiará.

Se observar que, por exemplo, sete de dez dos seus posts com mais curtidas no Instagram foram publicados entre 15h e 16h, então esse é um bom indicativo para definir o melhor horário de postar.

Saiba reutilizar seus conteúdos estrategicamente

Social Media Optimization também significa usar seu conteúdo com inteligência nas mídias sociais. Como foi abordado no artigo até aqui, criar material satisfatório tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora, pois apenas com um conteúdo “excepcional” seria possível obter o mesmo retorno que era possível com um conteúdo apenas “bom”, há algumas anos.

Partindo desse ponto, sabemos que não há como desenvolver posts incríveis diariamente e manter um nível de frequência satisfatório. Portanto, é necessário saber reutilizar o que já foi produzido de forma inteligente. Ou seja, aquele artigo especial, que exigiu muito investimento, pesquisa e tempo, pode servir como base para que outros formatos de conteúdos sejam produzidos, como:

  • e-books;
  • inforgráficos;
  • webinars.

Incentive a interação de seus seguidores

Uma ótima forma de gerar mais relevância para suas páginas diante dos mecanismos de busca é por meio do engajamento dos usuários em suas publicações.

Isso quer dizer que quando as pessoas comentam seus posts, curtem e compartilham, o algoritmo entende que o conteúdo é produzido por sua marca é de interesse do público e vale a pena ser melhor posicionado. Portanto, incentive seus seguidores a interagirem e participarem ativamente de suas redes sociais.

Produza material compartilhável

Para aumentar o alcance das publicações, é fundamental que os posts sejam compartilhados pelos usuários nas redes sociais, pois isso potencializa o alcance de maneira exponencial.

Muitas empresas adotam a estratégia de produzir conteúdos virais, porém essa tática é um pouco arriscada porque pode parecer que o negócio está “forçando a barra” para conseguir audiência.

Para não correr o risco de gerar uma reação negativa generalizada e acabar distanciando a marca do público, tenha sempre como foco a satisfação dos desejos e necessidades da audiência. Para estimular o compartilhamento, não é necessário apelar. Use elementos visuais, como vídeos, GIFs e imagens para chamar a atenção dos usuários e aumentar as chances de engajamento do post.

Como você pôde contemplar neste artigo sobre Social Media Optimization, o conceito é realmente amplo e envolve diversas técnicas e estratégias que exigem testes e análises para gerar resultados satisfatórios. Além disso, mostramos que, para garantir relevância nas redes sociais, é preciso saber se posicionar nessas mídias e conquistar a preferência do seu público como parâmetro na hora de produzir e compartilhar conteúdo.

Quer entender como podemos ajudar sua marca a aumentar o engajamento com os clientes por meio de técnicas e ações segmentadas tanto nas redes sociais quanto no blog e no site da empresa? Então entre em contato com a gente para saber mais!

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