Com mais de um bilhão de usuários – sendo 82 milhões deles brasileiros –, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e é uma das 5 mídias sociais mais utilizadas para marketing, de acordo com o Social Media Trends 2017. Portanto, essa é uma plataforma muito importante para impulsionar seus negócios, mas como a concorrência por audiência torna-se cada dia mais acirrada, umas das perguntas mais frequentes é: como ganhar inscritos no YouTube.
Não há uma fórmula exata e única de como ganhar inscritos no YouTube do dia para noite. No entanto, o que existe são boas estratégias de marketing que, se implementadas corretamente, vão melhorar os seus resultados. Vamos conhecer algumas dessas práticas úteis de como ganhar inscritos no YouTube? Acompanhe!
Como ganhar inscritos no YouTube? Em primeiro lugar invista na qualidade de seu canal e de sua produção!
A cada dez segundos, pelo menos 100 novos vídeos são hospedados no YouTube. Para se destacar e conquistar novos inscritos, é preciso ter um material de qualidade. E qualidade compreende vários fatores.
Primeiramente, é preciso que o seu canal tenha um tema, um foco. Quem são as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo? Qual é o seu perfil? Você trabalha com o uso de personas para definir seu público ideal? A partir do entendimento dessas questões, é preciso trabalhar seu conteúdo. A sua produção oferece ao público o que ele busca? Ela tem valor e oferece algo único?
Com o foco e o padrão de qualidade do conteúdo do canal definidos, passamos para a parte estética. Investir em qualidade visual é essencial. E, hoje em dia, nem é necessário um alto investimento em estúdios e equipamentos sofisticados para gerar vídeos de qualidade.
Basta garantir que as pessoas possam escutar bem o áudio de seus vídeos e que a iluminação da gravação favoreça a imagem, que deve ter boa resolução. Fazer uma edição criativa também conta pontos. Dessa forma, à medida em que o canal ganha inscritos e cresce, você pode investir em melhorias técnicas para fidelizar seu público.
Seja regular e consistente na produção de conteúdo de seu canal
Ao contrário das mídias tradicionais, a programação do YouTube é definida pelo seu usuário. O Brasil, como o segundo maior mercado consumidor de vídeos online, possui uma alta demanda por novos conteúdos. Por isso, consistência é tudo.
Tenha uma agenda bem definida para produção, publicação e compartilhamento dos vídeos de seu canal em outras redes sociais de sua estratégia. No começo, você terá uma estimativa geral dos melhores dias e horários de acordo com o perfil de seu público. E, à medida em que seu conteúdo começa a ter tração, realize ajustes de acordo com os picos de visualização e o próprio ritmo de sua produção.
É importante também lembrar de que os algoritmos do site são constantemente otimizados e alterados. Mantenha seu público informado quando forem lançados vídeos novos, incentivando-o a clicar no alerta de notificações de seu canal para que ele esteja sempre voltando e interagindo com seu conteúdo.
Comece com postagens e formatos variados de conteúdo
Todo começo de estratégia realizada no YouTube exige testes e experimentações. Como ganhar inscritos no YouTube não é exatamente uma ciência exata, a produção leva um tempo até atingir engajamento e acertar a linguagem adequada para atrair e conquistar seu público.
Por isso, aproveite para experimentar diferentes tipos de conteúdos até encontrar a linha editorial mais adequada. Outra tática para isso é lançar perguntas nas descrições ou no final dos vídeos sobre o que seu público gostaria de ver em seu canal. Mas lembre-se: conteúdos mais curtos são preferidos pela maioria dos usuários – 59% dos espectadores assistem ao vídeo até o fim quando ele tem menos de um minuto de duração.
No mercado empreendedor, existe o conceito de “fail fast” (falhe rápido), bastante utilizado pelas empresas do Vale do Silício. Lá, entende-se que só erra quem está tentando algo novo e que sai de sua zona de conforto. Mas é preciso que o erro gere aprendizado e melhorias. Isso se aplica ao conteúdo do YouTube. Lance vídeos, avalie seus resultados através da ferramenta YouTube Analytics e, caso alguma ideia não renda o esperado, não se apegue e parta para a próximo até encontrar o seu formato ideal.
Esteja atento ao SEO de suas publicações
As técnicas utilizadas para otimizar o posicionamento de sites e landing pages em ferramentas de busca também se aplica ao YouTube. Afinal, não adianta investir em qualidade e saber como ganhar inscritos no YouTube com os seus vídeos sem saber atraí-los para o seu conteúdo.
Boas práticas de SEO já conhecidas, como o uso de palavras-chave no título e meta dados nas descrições da publicação se aliam a técnicas mais características do YouTube, como a utilização de tags (procure utilizar um número razoável e faça com que elas sejam relevantes ao seu conteúdo) e a inserção de links externos como sites, blogs e outras redes sociais na descrição do vídeo.
Conclusão
Somos seres visuais. Quase 50% de nosso cérebro envolve-se nas atividades de processamento visual e 70% de nossos receptores sensoriais estão em nossos olhos. Além disso, nosso cérebro processa 60.000 vezes mais rápido elementos visuais do que os textuais. Por tudo isso, as mídias e recursos visuais, como o YouTube, fazem tanto sucesso.
Entre os elementos-chave de como ganhar inscritos no YouTube, é fundamental investir em conteúdo relevante e de qualidade para o seu público, incentivando seu engajamento com os vídeos e um retorno frequente ao seu canal. Se você ainda tem alguma dúvida, deixe seus comentários e se quiser um parceiro para criar conteúdo e te ajudar a bombar no YouTube, converse com a equipe da ROOM33.
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