Como usar o Instagram para gerar mais engajamento

O Instagram é uma rede que não para de crescer. Com mais de 600 milhões de usuários ativos todo mês, o Instagram já é a segunda rede social mais popular no mundo todo. Isso a torna extremamente atrativa para profissionais de marketing que procuram formas de como usar o Instagram para gerar mais engajamento em suas campanhas.

Para aproveitar essa rede social como um canal de engajamento, é preciso entender o que a torna tão atraente para o seu público.

A seguir, saiba mais sobre os recursos disponíveis e como usar o Instagram para gerar engajamento e negócios para sua empresa. Confira!

Dados sobre engajamento mostram que usar o Instagram pode ser uma boa estratégia

Traduzir o fator engajamento para uma métrica concreta é uma tarefa difícil. Geralmente fazer a mensuração do engajamento em uma rede social envolve uma série de fatores, como o volume e a facilidade de compartilhamento, além, claro, da visibilidade e do alcance médio de suas publicações.

Basicamente, o engajamento define a habilidade de sua empresa em interagir e estabelecer conexões com seu público. E o Instagram é uma ferramenta poderosa para gerar esse engajamento.

De acordo com relatório Content Trends 2016, a rede social foi a que apresentou o maior crescimento em adesão pelas empresas, passando de 42% para 47,9% e sendo a segunda maior escolha das marcas brasileiras em suas ações de marketing.

Mas o que torna o Instagram uma opção a se considerar em uma estratégia de engajamento? Continue lendo para saber mais!

Como usar o Instagram para obter maior engajamento

Mobilidade

O Instagram foi criado para ser um aplicativo de fotos exclusivo para aparelhos móveis, portanto privilegia a experiência do usuário que pode editar e postar suas fotos imediatamente após tirá-las.

Por isso, o app torna-se parte dos momentos de diversão dos seus usuários, o que atrai pessoas de uma maneira mais natural. É importante saber aliar isso à produção de conteúdo no Instagram e alinhá-la ao comportamento de seu público.

Foco no visual

O conteúdo visual possui 40 vezes mais chance de ser compartilhado do que os demais conteúdos. Assim, esse tipo de material possui, naturalmente, alto potencial de engajamento.

Toda a linha do tempo dos usuários consiste em imagens e pequenos vídeos. Isso faz com que a rede social potencialize ainda mais o engajamento de marcas e empresas que já têm na imagem um dos fatores principais de seu produto.

Por exemplo: conforme pesquisa, cerca de 93% de marcas de luxo têm seu perfil no Instagram e o engajamento delas com seu público é 15 vezes maior do que no Facebook.

Isso não significa, claro, que empresas de outros segmentos e mercados não possam ter o Instagram como parte de sua estratégia de marketing digital. Entretanto, é preciso saber como explorar a imagem e produzir um conteúdo com foco na melhor qualidade visual possível e que seja relevante para seu target.

Público jovem

Apesar de aplicativos como o Snapchat já terem superado o Instagram como escolha entre o público jovem, ele ainda possui uma penetração considerável entre essa faixa etária de perfil e os esforços do Facebook em alcançar o concorrente, com funções como a implementação do Instagram Stories, mostram isso.

O Instagram, apesar de não ser um app tão recente, ainda possui o frescor e energia que outras redes sociais mais antigas perderam. Utilize essa percepção do público a seu favor em sua estratégia de engajamento. Alinhar o perfil de sua marca ao Instagram deve ser um processo bem planejado e que justifique o uso da plataforma.

Cuidados importantes para sua estratégia no Instagram

Embora tenha um grande potencial para engajamento, existem pontos a serem considerados ao implementar uma campanha que envolva o Instagram.

Link Building

O Instagram não permite a inserção de links em seus posts, apenas a utilização de hashtags para categorizar a postagem, o que limita bastante estratégias para levar o público para o seu site.

O único espaço em que é permitida a inserção de uma URL é no campo de descrição do perfil, então se a sua estratégia é gerar tráfego para o seu site de maneira orgânica, você deve utilizar texto para fazer isso, mencionando o link para o seu site que está na descrição do seu perfil. Para inserir um link externo em uma postagem, você deve fazer anúncios pagos.

Para gerar mais engajamento, é importante saber como usar o Instagram e seus recursos limitados de linkagem para fazer com que as calls-to-action (chamadas para ação) sejam integradas à arte ou direcionem para a URL da descrição.

Conteúdo textual

Como já disse, o foco do Instagram está em conteúdos visuais. As pessoas não usam o Instagram para ler textos, mas para ver imagens. Então se o texto é importante tente adaptá-lo à imagem, mas cuidado com esse recurso, priorizar o texto pode fazer com que seu alcance diminua consideravelmente no Instagram.

A relevância, a qualidade e o contexto em que a imagem está inserida é o que vai fazer a diferença na hora de engajar com o seu público.

Conversação limitada

Embora o Instagram tenha uma função de comentários, a forma como eles são organizados nas publicações não incentiva interações ou discussões longas entre a sua base de visitantes e potenciais clientes. Caso sua estratégia dependa de uma rede social que possa oferecer um espaço para diálogo e debate, o Instagram não é a melhor opção nesse caso, mas pode ser utilizado como recurso complementar.

Conclusão

Trabalhar o engajamento no Instagram envolve conhecer seus pontos fortes, limitações e saber trabalhar com elas.

Por isso, manter a rede ativa e usar seus recursos como hashtags, legendas e, principalmente, imagens de uma forma coerente com as características da rede social e do público que a utiliza é o melhor caminho para empresas que desejam usar o Instagram para gerar mais engajamento e resultados para seus negócios.

Quer saber mais sobre como usar o Instagram em sua estratégia de marketing digital?  Deixe seus comentários ou em contato com a Room33.

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