Marketing de relacionamento: vale a pena investir?

A fidelização do seu cliente não é um processo que ocorre da noite para o dia. A metodologia do marketing de relacionamento agrupa uma série de estratégias com o objetivo de transformar clientes em embaixadores da sua marca, construindo valor e transmitindo autoridade.

As experiências de compra impactam diretamente na hora da decisão do cliente. Um cliente bem tratado volta, adquire outros produtos da mesma empresa e fala bem da marca. É por isso que muitas empresas investem pesado. Clientes mais satisfeitos representam aumento de receita.

No artigo de hoje, você vai entender melhor o marketing de relacionamento e como ele pode valer a pena para o seu negócio. Confira!

O que é o marketing de relacionamento e para que ele serve?

No marketing de relacionamento, como eu já disse, existem estratégias que envolvem construção de marca, assim como sua disseminação e criação de autoridade no mercado, além de prospectar e fidelizar clientes.

O enfoque do marketing de relacionamento está além do suporte nas vendas. Não basta adquirir novos clientes, o relacionamento tem o objetivo de conquistar advogados da sua marca através de boas experiências oferecidas ao usuário.

Como as estratégias focam uma construção gradativa de engajamento entre cliente e marca, o objetivo final é criar um resultado no longo prazo. A partir desse relacionamento, procura-se aproximar cada vez mais o cliente da empresa, fazendo com que ele conheça e consuma soluções mais complexas.

Uma relação mais próxima entre cliente e empresa beneficia as duas partes. O cliente recebe respostas mais personalizadas e privilégios, já a empresa recebe feedbacks mais constantes para aprimorar seus produtos e serviços.

Além disso, as estratégias do marketing de relacionamento buscam, além de fazer novos clientes e fidelizar os já existentes, proporcionar uma experiência positiva a ponto de os clientes quererem divulgar espontaneamente essa experiência para seus amigos. Essa publicidade boca a boca acaba impactando, por consequência, a taxa de aquisição de novos clientes.

O marketing de relacionamento na prática

Graças às novas tecnologias, fazer sua marca se aproximar do seu cliente tornou-se cada vez mais fácil. O acesso à internet e às redes sociais simplificou o contato direto entre clientes e marcas.

Marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo e ações de marketing off-line são recursos que sua empresa deve aproveitar ao máximo. Mas em primeiro lugar, é preciso conhecer sua audiência a fundo. Para oferecer uma experiência diferenciada, é necessário saber o que seu público deseja.

Entendendo quem são as personas, ou seja, os clientes ideais que sua empresa quer atingir, você e sua equipe podem focar em ações específicas para esse público, escolhendo as formas mais efetivas de se comunicar e se relacionar com eles.

Ao atrair essa audiência e coletar informações estratégicas sobre ela, sua empresa começa a gerar uma base de contatos. A partir dessa base, sua empresa pode começar a se relacionar. Mas atenção, é importante entender que as pessoas são diferentes e tem necessidades diferentes, portanto segmentar a sua base para interagir de maneira personalizada é fundamental. Em outro post eu explico como fazer isso.

É importante também sempre manter sua lista atualizada, para que seu relacionamento com o cliente possa evoluir e se adaptar de acordo com as mudanças do mercado.

A partir desses dados e da identificação dos perfis de clientes, é o momento de elencar quais são as ferramentas mais eficazes para que sua estratégia de marketing de relacionamento seja um sucesso.

Escolhendo a ferramenta certa para seu marketing de relacionamento

O formato e as ferramentas a serem escolhidas dependerão do perfil de comportamento do público ideal que sua empresa pretende conquistar. O e-mail marketing, por exemplo, permite diversas ações de marketing de relacionamento (como enviar cartão no aniversário do cliente e em outras datas especiais, apresentar promoções exclusivas, enviar convites para lançamentos de sua empresa, etc.). Além disso, campanhas personalizadas de e-mail marketing trazem altas taxas de abertura do e-mail.

Porém, se quiser trabalhar com e-mail marketing, existem boas práticas que devem ser respeitadas para que suas campanhas obtenham sucesso. Saiba mais em outro post que escrevi sobre isso.

O marketing de relacionamento mostra que criar uma relação de proximidade com seu público gera maior atenção para suas ações, permitindo que, tanto promoções, quanto ações de pós-venda tenham maior destaque.

Já em relação a formatos que envolvam o universo presencial, os programas de fidelidade são uma ferramenta clássica do marketing de relacionamento.

Fazer com que seu cliente tenha benefícios por se manter fiel à sua empresa e aos seus produtos e serviços, não apenas permite que seus clientes tenham vantagens atrativas, como também ajuda a criar uma associação positiva da sua marca a esses benefícios.

É importante lembrar, porém, de que é preciso oferecer benefícios sustentáveis para a empresa e fazer com que eles sejam relevantes e atrativos para o seu cliente.

Conclusão

Conhecer o seu cliente é um requisito indispensável para que seu produto ou serviço tenha sucesso. O que a metodologia do marketing de relacionamento oferece são as ferramentas para que esse conhecimento se transforme em algo além, fazendo com que sua marca se desenvolva, seu cliente sinta-se cada vez mais exclusivo e satisfeito e, principalmente, seu relacionamento com seu público seja cada vez mais efetivo e duradouro.

O marketing de relacionamento torna-se ainda mais estratégico em momentos de instabilidade como os de hoje. Há dados que indicam que pode custar até 500% a mais adquirir novos clientes do que realizar ações para manter os atuais.

Assim, fazendo marketing de relacionamento, fidelizando seus clientes atuais e mantendo-os ativos, sua empresa estará ganhando com as vendas e economizando verba que seria destinada a suprir as metas comerciais, unicamente, com a aquisição de novos clientes.

Quer saber mais sobre como o marketing de relacionamento pode gerar resultados para o seu negócio? Então deixe um comentário ou entre em contato com a ROOM33!

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